Pular para o conteúdo principal

Polícia Militar do Piauí lança edital com 400 vagas para formação de soldados

Policias irão atuar no interior do Estado. 10% das vagas são destinadas às mulheres e inscrições começam na segunda-feira.


A Polícia Militar vai lançar nesta sexta-feira (10) o edital do concurso para a formação de soldados, que deverão iniciar o curso de formação ainda este ano para atuar no interior do Piauí. Ao todo, vão ser abertas 400 vagas, sendo 10% delas destinadas para o público feminino. As inscrições serão no valor de R$ 80,00 e começam na próxima segunda-feira (13). A informação é do comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Carlos Augusto Sousa.
O certame foi autorizado pelo governador Wellington Dias no último dia 17 de fevereiro. Os aprovados serão ainda incorporados ao efetivo ainda em 2017. O concurso será divido em três etapas que consistem nas provas, teste físico e o curso de formação, que tem duração de seis meses. 
A função requer certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e reputação ilibada dos aprovados. A remuneração inicial, para o cargo de Soldado (PM) é de R$ 2.047,63.
O ultimo concurso da Policia Militar foi realizado em 2013 e contou na época com 430 vagas, sendo 30 para oficial com nível superior e 400 para soldado. Ambos os sexos foram aceitos no processo seletivo. A organizadora foi a NUCEPE e os candidatos foram avaliados por prova escrita objetiva, exame de saúde, teste de aptidão física, exame psicológico e investigação social.
Coronel Carlos Augusto Sousa, comandante da Polícia Militar do Piauí (Foto: Jailson Soares/Arquivo O Dia)
O objetivo do concurso é reforçar o efetivo da PM do Estado, que atualmente é composto por 6 mil homens, divididos entre as funções de guarda patrimonial, atividades institucionais, inteligência e policiamento ostensivo. Para o coronel Carlos Augusto, o número de policiais no Piauí ainda não é suficiente para atender a toda a demanda.
“Nós temos batalhões em todos os municípios, sem exceção, mas temos que reconhecer que o número ainda está aquém daquilo que realmente podemos considerar como ideal. O que nós temos feito é trabalhar com aquilo que temos, adquirir viaturas novas, investir em treinamento, investir em materiais adequados. O desafio é potencializar as ações da Polícia Militar e é nesse sentido que estamos abrindo concurso”, destaca o coronel Carlos Augusto.
O comandante-geral diz ainda acreditar que a violência não está relacionada apenas com o efetivo da polícia, mas principalmente com a ausência de políticas públicas voltadas para a prevenção da prática criminosa e a ocupação de jovens em situação de risco.
Segurança
Questionado sobre o episódio ocorrido no concurso da Polícia Militar de 2015, em que um PM foi acusado de vazar as provas do certame, o coronel Carlos Augusto destacou que o erro não voltará a se repetir. “Estamos trabalhando em vigilância constante com a Inteligência da PM e da Polícia Civil, fazendo um acompanhamento intenso para garantir toda a lisura do processo”, afirmou o comandante-geral.
Fonte: Portal O Dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Suposta 'sucuri' gigante aparece em vídeo gravado em rio do Piauí;será?

Um vídeo gravado no município de Esperantina tem chamado a atenção das redes sociais nos últimos dias, intrigado e dividido internautas. As cenas foram gravadas no Rio Longá e mostra três adolescentes pulando de uma ponte direto nas águas, mas quando eles nadam para a margem, algo estranho acontece. Uma mancha no rio, semelhante ao formato de uma cobra gigante, ronda os meninos e permanece perto mesmo com a proximidade dos garotos. Não é possível precisar do que se trata, a pesar de muitos afirmarem que é uma sucuri gigante, mas pode ser apenas uma ilusão visual provocada pela correnteza. O que impressiona é que a mancha escura se move, ela sai de um lugar e vai para o outro, quase desaparecendo em seguida. Independente do que for, na região as pessoas estão mais cautelosas, principalmente depois da divulgação de uma noticia que u m homem foi engolido por uma píton de sete metros  na Indonésia. Cuidado nunca é demais. VEJA O VÍDEO E TIRE SUAS CONCLUSÕES Fonte: 18