Pular para o conteúdo principal

Aluno de pós-graduação da FAMEP de Luzilândia participou do segundo encontro internacional de Treinamento de Força em Teresina

Teresina recebe neste final de semana um dos maiores eventos internacionais de treinamento de força do Brasil. É o “2° Meeting de Treinamento de Força”, realizado pela VN Cursos, com apoio da Academia Biotraining Fitness Center. O mesmo teve a participação do Luzilandense Aldeni Brito aluno de pós-graduação em treinamento físico e nutrição esportiva, pela Faculdade do Médio Parnaíba (FAMEP) de Luzilândia, além de ser professor da Faculdade Nassau em Parnaíba.
2° Meeting Internacional de Treinamento de Força reúne mais de 300 pessoas/ (Foto: Margella Furtado / OitoMeia)
O evento começou neste sábado (18/3), no auditório do Blue Tree – Rio Poty Hotel, localizado na avenida Marechal Castelo Branco, zona centro/sul de Teresina, e segue até domingo (19/03). Pelo menos 300 pessoas participam durante os dois dias de evento.
O organizador do evento, Vicente Neto, explicou que o ‘2º Meeting’ é uma oportunidade para aqueles que querem acompanhar palestras com grande nomes em treinamento de força, como Roberto Simão, um dos maiores nomes em Educação Física, respeitado em academias de todo o País.
“Nós observamos ao longo dos anos que vem crescendo a procura dos profissionais com relação a melhorar a capacitação física. O número de empresas de academias do mundo fitness também tem crescido bastante e isso faz com que haja a procura de profissionais mais qualificados no mercado. Eu acho que dessa forma nós temos a probabilidade de estar fazendo dois a três eventos anuais, para qualificar nossos profissionais”, disse ao Oitomeia Vicente Neto.
Organizadores do evento: Vicente Neto e a esposa Karol Carvalho (Foto: Margella Furtado /OitoMeia)
Vicente disse ainda que o Piauí tem o privilégio de estar recebendo esses cursos com palestrantes especialistas no assunto. “Os nossos profissionais, educadores físicos ou profissionais da área de saúde têm a oportunidade de receber especialistas na porta de casa, não é necessário viajar como acontecia há 10 anos. Hoje nós já podemos proporcionar esse tipo de evento para o pessoal do Piauí”, frisou.
Na manhã deste sábado (18/03) o encontro recebeu Roberto Simão, um dos palestrantes mais esperados pelos participantes do evento. Com um extenso currículo, Simão possui Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho, Pós-Doutorado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, (UTAD) de Portugal e leciona como professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Roberto Simão foi um dos palestrantes do evento / (Foto: Margella Furtado / OitoMeia)
“O que é interessante nesses eventos é que você consegue trazer pessoas específicas em determinados assuntos para falar para estudantes e profissionais já formados que queiram se especializar ainda mais”, disse Roberto Simão. O estudante de Educação Física, Paulo Pereira contou que está no sétimo período do curso em Teresina e se inscreveu para o evento com o intuito de obter mais conhecimento. Além de estudante de educação física, Paulo também é atleta e disse que é importante participar desses encontros para saber se está fazendo os exercícios de forma correta.
Estudante de Educação Física, Paulo Pereira diz que evento é uma grande oportunidade para obter conhecimento / (Foto: Margella Furtado / OitoMeia)
“Até agora já absorvi muito conhecimento, a gente sempre está se policiando para fazer os exercícios de forma correta, até porque quem estagia já acompanha outros alunos, então além de monitorar os nossos próprios exercícios, temos que monitorar os de outra pessoa e é necessário ter esse cuidado”, explicou.
MAIOR ERRO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Roberto Simão disse ao OitoMeia que um dos maiores erros que ele percebe na academia é a execução dos exercícios. “O que gera muito risco de lesão na sala de musculação é a execução incorreta do exercício. Outro erro que eu percebo nas academias é a manipulação de treino, mas nós temos que entender que na prática fica difícil do professor sozinho em sala manipular tanta coisa ao mesmo tempo, a tendência mundial é que os exercícios sejam feitos de maneira individualizada”, falou.

Roberto Simão e Vicente Neto / (Foto: Margella Furtado / OitoMeia)
Thiago Reinaldo é professor de Educação Física na Faculdade Maurício de Nassau em Teresina e também foi ao encontro, o mesmo conhecido pelos seus alunos como "Thiagão" já foi professor de Aldeni Brito quando esteve em Luzilândia. Os dois sempre se encontram em eventos como este. Ele disse que é uma oportunidade de abrir os horizontes para os profissionais. “Esses eventos são justamente para dar um norte para o aluno na execução dos exercícios, para que no resultado final saia tudo como planejado. O que o Vicente traz pra gente é algo único, trazer pessoas com renomes internacionais para atualização de conhecimento. Eu vejo como uma obrigação de todos que são da área da saúde está aqui, pois é uma oportunidade única e não é todo ano que acontece”, pontuou.
Thiago Reinaldo, professor de educação física da faculdade Maurício de Nassau / (Foto: Margella Furtado /OitoMeia)
Aldeni Brito é aluno de pós-graduação em treinamento físico e nutrição esportiva, da Faculdade do Médio Parnaíba (FAMEP) de Luzilândia, além de ser professor da Faculdade Nassau em Parnaíba, o professor disse que sempre aconselha seus alunos a participar de eventos como esses. “É muito importante para nossa área ter essa bagagem científica, pois muitos profissionais atuam muito ainda com base no empirismo, muitos atuam apenas com a prática e educação física é teoria e prática”, afirmou.
Aldeni Brito é professor de Ed. Física em Parnaíba e aluno de pós graduação em treinamento físico / (Foto: Margella furtado / OitoMeia)
A FALTA DE TEMPO PARA SE EXERCITAR
Simão disse que a maior reclamação que escuta de seus alunos ou nas palestras que vai dar é a falta de tempo. “Einstein já dizia o tempo é relativo. A grande maioria das pessoas sempre fala ‘eu não tenho tempo’ e você tem que fazer o seu tempo. Primeiro deve-se criar o hábito de se exercitar, e não é algo fácil, apenas 3% da população brasileira faz exercício de academia, ou seja alguma coisa está faltando na academia que não está atraindo os alunos e motivação. O ser humano em si já é preguiçoso, se você não tiver motivação, não vai haver exercício”, declarou.
A PRINCIPAL BANDEIRA DO EXERCÍCIO NÃO É A ESTÉTICA
“No Brasil principalmente a gente tem a mania de ir para academia por conta da beleza,o que é um erro, a gente tem que entender que nós temos que ter o mínimo de condição física para ter saúde, quanto menor o seu grau de condição física mais perto da mortalidade você está, o ir para academia é fazer exercício pensando na sua saúde, na sua condição de vida”, pontuou. A personal trainer Ana Joyce disse que foi ao evento por conta dos profissionais que estão dando as palestras. “Me inscrevi mais por conta dos professores de fora, não é todo ano que nós temos essa oportunidade e também pela questão de conhecimento. Estou gostando muito do evento”, frisou.

Encontro acontece no Rio Poty Hotel / (Foto: Margella Furtado / OitoMeia
O encontro aconteceu hoje (18) das 8h até as 14h e das 14h às 16h, para quem ainda não se inscreveu ainda dá tempo, acessando o site: www.vncursos.com ou indo até o Rio Poty Hotel na avenida Marechal Castelo Branco, as inscrições custam em torno de R$ 200,00 mas para quem é profissional do Conselho Regional de Educação Física do Piauí (Cref Piauí) tem 15% de desconto.
O evento ainda se estende neste domingo (19/03) tendo início: 8h às 18h com intervalo para o almoço de uma hora.
Fotos e fonte:  Repórter Margella Furtado/Oitomeia, Editado por Ricardo Valle.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Suposta 'sucuri' gigante aparece em vídeo gravado em rio do Piauí;será?

Um vídeo gravado no município de Esperantina tem chamado a atenção das redes sociais nos últimos dias, intrigado e dividido internautas. As cenas foram gravadas no Rio Longá e mostra três adolescentes pulando de uma ponte direto nas águas, mas quando eles nadam para a margem, algo estranho acontece. Uma mancha no rio, semelhante ao formato de uma cobra gigante, ronda os meninos e permanece perto mesmo com a proximidade dos garotos. Não é possível precisar do que se trata, a pesar de muitos afirmarem que é uma sucuri gigante, mas pode ser apenas uma ilusão visual provocada pela correnteza. O que impressiona é que a mancha escura se move, ela sai de um lugar e vai para o outro, quase desaparecendo em seguida. Independente do que for, na região as pessoas estão mais cautelosas, principalmente depois da divulgação de uma noticia que u m homem foi engolido por uma píton de sete metros  na Indonésia. Cuidado nunca é demais. VEJA O VÍDEO E TIRE SUAS CONCLUSÕES Fonte: 18