Header Ads

“Por muitos anos, vimos os jornalistas brasileiros lidarem com várias questões relativas à insegurança, que vão desde grupos criminosos que tentam silenciá-los até empresários e autoridades públicas corruptas que discordam com aquilo que eles reportam”

- Hannah Storm, diretora do International News Safety Institute (INSI)

Fatos Interessantes Sobre Os Sonhos

Fatos Incríveis Sobre Os Sonhos
Fatos Incríveis Sobre Os Sonhos
A maioria dos que lerão esse texto concordam no hábito comum de tirar uma soneca após o almoço. É um hábito muito comum, que se torna absolutamente conveniente depois que bate aquela sensação de peso e moleza, principalmente quando se pega pesado no garfo e acaba comendo demais, sensação conhecida popularmente como “lombeira”. Mas o mais interessante dessa soneca tirada depois do almoço são os sonhos lúcidos que costumamos ter durante ela, os quais não lembramos da maior parte. Veja a seguir algumas curiosidades sobre os sonhos.

Você Esquece 90% de Seus Sonhos

Você Esquece 90% de Seus Sonhos
Você Esquece 90% de Seus Sonhos
Basta se ocupar com alguma coisa por pouco mais de 5 minutos depois que você se levanta que o sonho que você teve será na maior parte esquecido – mas o bom é que as partes mais marcantes dele, como sonhar estar fazendo algo com a pessoa que você gosta pode se prolongar por dias, meses e até anos. O poema mais famoso do escritor Samuel Taylor Coleridge surgiu de um sonho fantástico que ele estava tendo, pela manhã ele acordou como se estivesse sob efeito de alguma droga e colocou no papel a visão que teve durante o sonho, que acabou se tornando também um poema inglês muito famoso: Kubla Khan. Quando ele estava na 54ª linha do poema, ele sofreu com um bloqueio criativo que ficou conhecido como “Person from Porlock”, as linhas seguintes jamais foram completadas. Outras excelentes histórias, que inspiraram a criação de filmes inclusive, surgiram de filmes.

O Sonho de Pessoas Cegas

O Sonho de Pessoas Cegas
O Sonho de Pessoas Cegas
Pessoas que adquiriram a cegueira depois do nascimento conseguem ver imagens em seus sonhos. Já pessoas que já nasceram cegas não visualizam nenhuma imagem durante o sono, mas têm sonhos com base nos outros sentidos envolvidos em sua vida, nesse momento é comum que eles sintam cheiros, sensações, toques, escutem algo e tenham emoções. Para os que enxergam é difícil imaginar um sonhar tão completo, mas o que o corpo precisa pra dormir é tão forte que ele fica apto para alçar praticamente todas as sensações psicológicas par a fazer isso acontecer.

Nem Todos os Sonhos São em Cores

Nem Todos os Sonhos São em Cores
Nem Todos os Sonhos São em Cores
Cerca de 12% da população adulta consegue a exclusividade de sonhar em preto e branco, enquanto que o restante da população os tem em cores. Há quem diga que é possível que as pessoas tenham temas comuns em seus sonhos, os quais são situações como chegar atrasado, experiências sexuais, situações envolvendo escola, sendo perseguido, voando, entre muitas outras. Não sabemos dizer qual o impacto de uma pessoa sonhar em preto e branco, se os sonhos são mais carregados de emoções, ou acontecimentos que num sonho a cores.

Sonhos Não São Exatamente Sobre o Que Parecem Ser

Sonhos Não São Exatamente Sobre o Que Parecem Ser
Sonhos Não São Exatamente Sobre o Que Parecem Ser
Sonhos costumam falar conosco de uma forma simbólica, por isso o fato de você sonhar com algo que conhece e/ou deseja muito, não significa que necessariamente terá uma relação com aquilo. A mente inconsciente tenta comparar o seu sonho com algo similar: é como um poema que diz que formigas são máquinas que não param de trabalhar. Dá próxima vez que tiver um sonho, tente extrair alguma lição ou aprendizado dele, mas tome o cuidado de não abraçar ideias precipitadas, como passar a achar algo de alguém porque teve um sonho.

Estímulos Externos Invadem Nossos Sonhos

Estímulos Externos Invadem Nossos Sonhos
Estímulos Externos Invadem Nossos Sonhos
Isso se chama Incorporação de Sonhos e é a experiência que a maioria de nós tem quando um som que está realmente tocando é escutado em nosso sonho e é incorporado de algum jeito. É possível que se uma pessoa te toque enquanto você dorme, a posição de seu corpo mude e a direção daquele sonho também. Outro exemplo só que dessa vez menos externo é quando você está com sede e sua mente incorpora essa sensação a seu sonho. Lá você se depara com alguma fonte de água e bebe longos litros de água.

Sonhos Previnem Psicoses

Sonhos Previnem Psicoses
Sonhos Previnem Psicoses
Num estudo recente sobre o sono, estudantes que estiveram acordados durante o começo de cada sonho e se mantiveram assim durante as 8 horas de sono, todos eles experimentaram dificuldades de concentração, alucinações e irritabilidade e sinais de psicoses depois de apenas 3 dias. Quando finalmente alcançaram a etapa de Movimento Rápido dos Olhos o cérebro parecia se recompor.

Algumas Curiosidades

Algumas Curiosidades
Algumas Curiosidades
  • Você não está sonhando quando está roncando.
  • Crianças não sonham sobre elas mesmas até os 3 anos de idade. Nessa mesma idade é muito comum que elas tenham mais pesadelos que adultos até os 7 ou 8 anos de idade.
  • Quando você está dormindo, mas está consciente de algo e longe da etapa do sono onde há o Movimento Rápido dos Olhos é mais fácil se lembrar de um sonho de um jeito mais vivo que numa noite inteira de sono.

Nenhum comentário

Comente mas não aumente

Todos os direitos autorais reservados a Ricardo Valle. Tecnologia do Blogger.