Pular para o conteúdo principal

Tradição: Há 17 anos Companhia de dança Rouxinol Portuguesa representa a cidade nos palcos juninos

Mantendo viva a tradição, há 17 anos a Companhia de dança Rouxinol Portuguesa representa a cidade de Luzilândia nos palcos juninos, não só no estado do Piauí, mas em todo e qualquer lugar em que a cultura estiver presente. 

Foto: Arquivo Pessoal/Facebook
Formada por jovens e adolescentes de Luzilândia, a dança portuguesa Rouxinol foi Introduzida pelos irmãos Maria Lúcia dos Santos e Edival Santos em 1989 com apoio e pioneirismo da senhora Fátima. Em 2001 os irmãos Lúcia, Edival e Janieuda mudaram o nome do grupo para Dança Portuguesa Rouxinol. Em 2005 o movimento passou a ser coordenado por João de Jesus Gonçalves Oliveira, permanecendo até os dias atuais.

Já são 17 anos encantando e apresentando o talento dos luzilandenses nos palcos juninos do Piaui, Maranhão e Ceará, o movimento cultural é uma das poucas manifestações que representam a influência portuguesa no Piaui e traz um leque de conhecimentos com finalidades educativas para a comunidade espectadora,em 2016 o movimento passou a ser reconhecido como uma COMPANHIA DE DANÇA, mantendo viva e concretizada a cultura Luzilandense, Piauiense e até mesmo Brasileira, esse é o desejos dos idealizadores e membros da COMPANHIA DE DANÇA PORTUGUESA ROUXINOL. Atualmente realizam apresentações em programas de TV e são reconhecidos como patrimônio cultural de nossa cidade.

Foto: Arquivo Pessoal/Facebook
"Não somos os melhores, mas sim procuramos fazer aquilo que temos de melhor". Comentou João Oliveira coordenador da Companhia em sua rede social.

Este ano com o Tema: Guerreiros da Luz, a Companhia mostra que veio para fazer bonito, pois a dança é mais do que um ritmo exato, ela é a expressão da alma, ela é aquilo que as palavras não conseguem expressar! Com as melhores armas, talento, simpatia e humildade e a força de um guerreiro, inspiram este jovens a lutar por seus ideais na temporada 2017. Guerreiros que não fogem das lutas diárias, as criticas, as desconfianças, este apenas servem como degraus e os fortalecem, hábeis e otimistas a cada dia, a cada apresentação, a cada palavra desmotivadora, a cada não são fortalecidos, pois tem a Luz como sua fonte de inspiração.

Foto: Arquivo Pessoal/Facebook
A luz, que uma vez apagada, poderá a qualquer momento acender com mais brilho e intensidade. Estas são as causas pelas quais ainda acreditam no que fazem, a luta é diária, "Os Gladiadores", com suas espadas e escudos em punho lutam contra qualquer desafio, afim de superar e mostrar o proposito da cultura, e o valor de representar bem a cidade nos palcos juninos.

"A força de um guerreiro não se encontra no ataque, mas sim na resistência"! Afirmou uma das dançarinas da companhia. O nosso corpo se move e nossa alma dança, somos a Rouxinol, somos a cultura, temos o orgulho de ser Luzilandense!

Traçando e fazendo história, revelando talentos e conquistando amigos, conhecimentos e experiencias ao longo dos anos. Olhando para o futuro, e preparados para tudo que virá, estão prontos pra qualquer batalha, ou diria apresentação? Concorrência e inimigos para eles não existem, por fazem o que gostam, e amam dançar e não precisam se mostrar superior ou inferior. Para eles adversários não são inimigos. 

Por Ricardo Valle, Blog Na Mira da Mídia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Suposta 'sucuri' gigante aparece em vídeo gravado em rio do Piauí;será?

Um vídeo gravado no município de Esperantina tem chamado a atenção das redes sociais nos últimos dias, intrigado e dividido internautas. As cenas foram gravadas no Rio Longá e mostra três adolescentes pulando de uma ponte direto nas águas, mas quando eles nadam para a margem, algo estranho acontece. Uma mancha no rio, semelhante ao formato de uma cobra gigante, ronda os meninos e permanece perto mesmo com a proximidade dos garotos. Não é possível precisar do que se trata, a pesar de muitos afirmarem que é uma sucuri gigante, mas pode ser apenas uma ilusão visual provocada pela correnteza. O que impressiona é que a mancha escura se move, ela sai de um lugar e vai para o outro, quase desaparecendo em seguida. Independente do que for, na região as pessoas estão mais cautelosas, principalmente depois da divulgação de uma noticia que u m homem foi engolido por uma píton de sete metros  na Indonésia. Cuidado nunca é demais. VEJA O VÍDEO E TIRE SUAS CONCLUSÕES Fonte: 18