Header Ads

“Por muitos anos, vimos os jornalistas brasileiros lidarem com várias questões relativas à insegurança, que vão desde grupos criminosos que tentam silenciá-los até empresários e autoridades públicas corruptas que discordam com aquilo que eles reportam”

- Hannah Storm, diretora do International News Safety Institute (INSI)

Tradição: Há 17 anos Companhia de dança Rouxinol Portuguesa representa a cidade nos palcos juninos

Mantendo viva a tradição, há 17 anos a Companhia de dança Rouxinol Portuguesa representa a cidade de Luzilândia nos palcos juninos, não só no estado do Piauí, mas em todo e qualquer lugar em que a cultura estiver presente. 

Foto: Arquivo Pessoal/Facebook
Formada por jovens e adolescentes de Luzilândia, a dança portuguesa Rouxinol foi Introduzida pelos irmãos Maria Lúcia dos Santos e Edival Santos em 1989 com apoio e pioneirismo da senhora Fátima. Em 2001 os irmãos Lúcia, Edival e Janieuda mudaram o nome do grupo para Dança Portuguesa Rouxinol. Em 2005 o movimento passou a ser coordenado por João de Jesus Gonçalves Oliveira, permanecendo até os dias atuais.

Já são 17 anos encantando e apresentando o talento dos luzilandenses nos palcos juninos do Piaui, Maranhão e Ceará, o movimento cultural é uma das poucas manifestações que representam a influência portuguesa no Piaui e traz um leque de conhecimentos com finalidades educativas para a comunidade espectadora,em 2016 o movimento passou a ser reconhecido como uma COMPANHIA DE DANÇA, mantendo viva e concretizada a cultura Luzilandense, Piauiense e até mesmo Brasileira, esse é o desejos dos idealizadores e membros da COMPANHIA DE DANÇA PORTUGUESA ROUXINOL. Atualmente realizam apresentações em programas de TV e são reconhecidos como patrimônio cultural de nossa cidade.

Foto: Arquivo Pessoal/Facebook
"Não somos os melhores, mas sim procuramos fazer aquilo que temos de melhor". Comentou João Oliveira coordenador da Companhia em sua rede social.

Este ano com o Tema: Guerreiros da Luz, a Companhia mostra que veio para fazer bonito, pois a dança é mais do que um ritmo exato, ela é a expressão da alma, ela é aquilo que as palavras não conseguem expressar! Com as melhores armas, talento, simpatia e humildade e a força de um guerreiro, inspiram este jovens a lutar por seus ideais na temporada 2017. Guerreiros que não fogem das lutas diárias, as criticas, as desconfianças, este apenas servem como degraus e os fortalecem, hábeis e otimistas a cada dia, a cada apresentação, a cada palavra desmotivadora, a cada não são fortalecidos, pois tem a Luz como sua fonte de inspiração.

Foto: Arquivo Pessoal/Facebook
A luz, que uma vez apagada, poderá a qualquer momento acender com mais brilho e intensidade. Estas são as causas pelas quais ainda acreditam no que fazem, a luta é diária, "Os Gladiadores", com suas espadas e escudos em punho lutam contra qualquer desafio, afim de superar e mostrar o proposito da cultura, e o valor de representar bem a cidade nos palcos juninos.

"A força de um guerreiro não se encontra no ataque, mas sim na resistência"! Afirmou uma das dançarinas da companhia. O nosso corpo se move e nossa alma dança, somos a Rouxinol, somos a cultura, temos o orgulho de ser Luzilandense!

Traçando e fazendo história, revelando talentos e conquistando amigos, conhecimentos e experiencias ao longo dos anos. Olhando para o futuro, e preparados para tudo que virá, estão prontos pra qualquer batalha, ou diria apresentação? Concorrência e inimigos para eles não existem, por fazem o que gostam, e amam dançar e não precisam se mostrar superior ou inferior. Para eles adversários não são inimigos. 

Por Ricardo Valle, Blog Na Mira da Mídia

Nenhum comentário

Comente mas não aumente

Todos os direitos autorais reservados a Ricardo Valle. Tecnologia do Blogger.