Pular para o conteúdo principal

Obras de infraestrutura vão melhorar abastecimento de água no municipio de Luzilândia

A estação de tratamento e de distribuição da Adutora de Luzilândia será feita pela caixa d’água já existente com capacidade para um milhão de metros cúbicos.

O abastecimento hídrico e o acesso a água potável no Piauí deverão ser reforçados com a conclusão das obras em duas adutoras públicas, em Teresina e no interior do Estado no município de Luzilândia. No interior do estado, as estruturas hídricas vão beneficiar cerca de 500 famílias de localidades rurais. Em Teresina, a duplicação da adutora do Parque Piauí vai ampliar o abastecimento d’água em bairros da zona Sul.


Em fase de implantação, as obras da adutora do município de Luzilândia, que serão executadas com recursos do Tesouro Estadual, pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), irão substituir a atual tubulação de amianto utilizada para a distribuição de água, a nova rede será de ferro fundido. Com a obra, orçada em aproximadamente R$ 1,1 milhão, o perímetro Irrigado Lagoas do Piauí DNOCS passará a usufruir de água tratada.

Atualmente os moradores da região não têm acesso a água encanada. A água que as famílias utilizam para beber, cozinhar e fazer as atividades domésticas é coletada diretamente do Rio Parnaíba. “A gente usa essa água aqui mas fica com medo de adoecer com tanta sujeira que passa no rio”, conta Antônio Ferreira, morador da comunidade. “É carregando num tambor lá no rio de 10-20 litros. Isso quem pode carregar, quem não pode, como eu, se não fosse o meu filho eu teria que comprar”, relata o idoso Temístocles Pereira, também morador da localidade.

A estação de tratamento e de distribuição da Adutora de Luzilândia será feita pela caixa d’água já existente com capacidade para um milhão de metros cúbicos. Serão três quilômetros de rede adutora que beneficiarão até 500 famílias dos Conjuntos 30, 87 e 90. “Vai ser uma maravilha para essa comunidade poder criar seus filhos e netos. Estamos muito otimistas com esse trabalho. É um sonho de quarenta anos que estamos realizando agora em 2017“, relata o presidente do distrito de irrigação de Lagoa do Piauí, Francisco Silva.

Em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra a Secas (DNOCS), o governo do Piauí perfurou três poços na região para auxiliar na irrigação da agricultura da região. Numa outra ação nos três conjuntos o governador Wellington Dias está construindo a pavimentação em paralelepípedo. Só no conjunto 87 serão mais de 10 mil metros quadrados de calçamento pavimentados. “A gente saía de casa, a lama ficava quase no meio da perna. Agora a gente sai com os pés enxuto e limpo”, relembra Bernadete Silva, moradora da Comunidade 87. 

Ainda em Luzilândia, outra comunidade que recebeu investimentos do Estado é o povoado Candeeiro, onde foi construída uma praça, localizada às margens da PI-113. Quase R$ 147 mil  foram aplicados na obra que era um desejo antigo dos moradores. “Faz uns doze anos que a gente sonha com essa praça. As crianças andando de bicicleta. Às vezes a gente dizia assim: Ah! Isso não vai acontecer não’. E agora deu certo“, disse João de Jesus Sena, agricultor da localidade.

Fonte: JL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Homem condenado por estuprar e engravidar a enteada em Esperantina é preso

Um homem identificado como  Jose Leônidas da Silva , de 62 anos, foi preso pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (06) em Teresina, após cumprimento de mandado de prisão expedido pela Comarca de Esperantina. Ele havia sido condenado a 13 anos e 11 meses de reclusão em regime fechado, acusado de estupro contra a própria enteada. Consta que em 2005 o homem teria mantido relações sexuais com a enteada, menor de 14 anos, por três oportunidades, chegando inclusive a engravidá-la. Em todas as oportunidades, José Leônidas se valeu de chantagem emocional, no interior da residência da genitora da vítima e sempre quando a mesma se ausentava do local. O homem foi preso logo após participar de uma audiência telepresencial na Justiça Federal. Consta também que a sentença transitou em julgado em 27 de outubro de 2020 e logo em seguida foi expedido o mandado de prisão. José Leônidas será conduzido para a Penitenciária Regional de Esperantina, onde deverá cumprir a pena. Fonte: RevistaAZ