Pular para o conteúdo principal

Presidiários fogem da penitenciária de Esperantina e a polícia inicia recaptura

Na madrugada deste sábado (11/02), onze presidiários fugiram da Penitenciária Regional de Esperantina. Policiais já conseguiram capturar quatro deles e está no encalço dos outros sete.

Fugitivos Recapturados


Os presos aproveitaram as forte chuvas que naquela região e fugiram por um buraco no pavilhão "D" segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Piauí (SINPOL JUSPI), José Roberto, a penitenciária tem uma estrutura deficiente desde sua fundação e o sistema de segurança é precário.

"Não há cerca elétrica, os muros de contenção são baixos, o reforço na segurança é feito por meio de cães, patos, galinhas e gansos, comprados pelos próprios agentes penitenciários, para darem alerta na hora das fugas, não tem policiais na guaritas, e ontem, os fugitivos aproveitaram a chuva forte e empreenderam a fuga, Ao todo são 400 presos na unidade e cinco agentes penitenciários no plantão.É necessário dizer que essa história irá se repetir". afirma José Roberto.

A secretária de Justiça do Piauí (SEJUS), informou que a Penitenciária Regional de Esperantina e outras unidade do estado passarão por reforma e aparelhamento tecnológico na parte de segurança.

COMUNICADO DA SEJUS

Agentes penitenciários e policiais militares capturaram, na manhã deste sábado (11), quatro presos fugitivos da Penitenciária Regional de Esperantina . A ação aconteceu logo após a ocorrência de uma fuga na unidade. Os agentes prisionais estão em busca de outros sete presos que fugiram. 

Os detentos fugiram por meio de um buraco, no pavilhão D, constatada a fuga, as forças de segurança publica foram informadas e as equipes de segurança prisional iniciaram o processo de captura dos detentos fugitivos. De acordo com o gerente da Penitenciaria de Esperantina, Agnaldo Lima, a segurança na unidade está sendo reforçada.

"Temos trabalhado, diuturnamente, para manter a ordem no presidio. Nas ultimas semanas, evitamos a ocorrência de fugas, impedindo várias tentativas de presos fugirem do presídio. Embora tenha acontecido esse episodio, continuaremos reforçando a segurança e trabalhando, proativamente, na administração da penitenciária" Comentou.

Segundo a Secretária de Justiça do Piauí (SEJUS)a Penitenciária Regional de Esperantina passará por por um processo de reforma e aparelhamento tecnológico na parte de segurança, através do plano de Modernização do Sistema Prisional do Piauí que está sendo executado pelo órgão.

Os presos capturados são Evandro Pinheiro de França, Anderson Bruno Aguiar Costa, Josenildo sousa Dias e Francisco Cesanildo da Silva Santos - este ficou ferido durante a fuga e recebeu atendimento médico. Os detentos  serão colocados em área de triagem e um procedimento administrativo, com medidas disciplinares aos presos, será aberto.

Com informações do Portalesp.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Suposta 'sucuri' gigante aparece em vídeo gravado em rio do Piauí;será?

Um vídeo gravado no município de Esperantina tem chamado a atenção das redes sociais nos últimos dias, intrigado e dividido internautas. As cenas foram gravadas no Rio Longá e mostra três adolescentes pulando de uma ponte direto nas águas, mas quando eles nadam para a margem, algo estranho acontece. Uma mancha no rio, semelhante ao formato de uma cobra gigante, ronda os meninos e permanece perto mesmo com a proximidade dos garotos. Não é possível precisar do que se trata, a pesar de muitos afirmarem que é uma sucuri gigante, mas pode ser apenas uma ilusão visual provocada pela correnteza. O que impressiona é que a mancha escura se move, ela sai de um lugar e vai para o outro, quase desaparecendo em seguida. Independente do que for, na região as pessoas estão mais cautelosas, principalmente depois da divulgação de uma noticia que u m homem foi engolido por uma píton de sete metros  na Indonésia. Cuidado nunca é demais. VEJA O VÍDEO E TIRE SUAS CONCLUSÕES Fonte: 18