Pular para o conteúdo principal

Especialista ensina como pedir promoção para cada tipo de chefe

Você acha que merece ser provido e soube que há na empresa uma vaga aparentemente perfeita para o que você imagina. Claro que você espera que seu chefe cuide disso, fazendo a promoção ou, se a decisão não for dele, pelo menos recomendando o seu nome para o posto. Pois é, seria ótimo se a situação se desenrolasse assim, mas, na maior parte dos casos, é preciso que você estabeleça uma conversa franca com o gestor para convencê-lo do seu merecimento.

Para dar uma força para quem está nessa situação, o autor de Como Mandar no Seu Chefe, da Editora Saraiva, Gonzague Dufour, criou um roteiro para estabelecer essa conversa com seis tipos de chefe. Confira!


Especialista ensina como pedir promoção para cada tipo de chefeChefe Intimidador: é um tipo agressivo, que dá ordens e controla tudo. Ele até pode produzir bons resultados, mas, via de regra, muito difícil trabalhar com ele. Pedir promoção, então, é tarefa árdua. Esse tipo não gosta quando alguém lhe diz que merece uma promoção. Ele prefere tomar a iniciativa e promover o funcionário no momento mais oportuno para ele. Como ele é movido pelo ego, é quase uma ofensa quando um colaborador pede para deixar sua equipe.


Resposta-padrão ao pedido de promoção: “Eu decido quando você estará pronto para ser promovido.”


Dica de Dufour: aplique métodos “indiretos” para incentivar o Intimidador a promovê-lo. Uma sugestão é espalhar (com a ajuda de amigos) um boato de que o headhunter contatou você. É arriscado, claro, mas essa história pode levar o Intimidador a se proteger. Ele não vai querer que você assuma um cargo gerencial, como o dele, no concorrente, ne? Outra dica é aproveitar o momento de apresentação de resultados (desde que, claro, os seus sejam excelentes), para conversar com o RH sobre vagas em outras áreas. Se o Intimidador perceber que pode perder você para outro grupo, ele pode ficar mais interessado em promovê-lo e assumir os méritos pela sua ascensão.


Especialista ensina como pedir promoção para cada tipo de chefeChefe Bonzinho: ele é consistente, calmo, comunicativo, mas não lida bem com riscos e nem com nada que atrapalhe seus planos. Esse gerente está sempre alerta a qualquer movimento que possa prejudicá-lo. Se sua promoção representar algum risco para ele – por não saber se você será bem sucedido ou se fará falta na equipe – dificilmente ele apoiará a ideia.


Resposta-padrão ao pedido de promoção: “Agora não posso me dar ao luxo de correr o risco de tentar sua promoção.” Ou (se não for tão sincero): “Esta não é uma boa hora” ou “Você precisa acumular mais experiência para assumir um cargo de nível maior”.


Dica de Dufour: apresente argumentos sólidos e convincentes. “Se for possível documentar suas realizações e demonstrar porque é justo e apropriado receber a promoção, talvez seja possível convencer a relutância do Bonzinho em correr riscos, ainda mais se esse risco for relativamente pequeno”, diz ele. Vale até recrutar outras pessoas para ajudá-lo a elaborar a justificativa. O Bonzinho, diz Dufour, costuma se deixar levar pela opinião das pessoas em quem confia e respeita.

Especialista ensina como pedir promoção para cada tipo de chefeChefe Caleidoscópio: sua personalidade muda de acordo com a situação principalmente para manipular pessoas e situações ao seu favor. Ele é extremamente brilhante e sagaz em termos profissionais e tudo o que busca é acumular e concentrar poder. Ele não promove alguém por recompensa ou mérito. Eles promovem de acordo com as necessidades de negócios. “Se uma promoção for útil à sua base de poder, provavelmente ele lhe dará o cargo pretendido”, diz Dufour. “Se o seu grupo possuir desempenho excelente e estiver crescendo, ele o promoverá para garantir um de seus colaboradores no comenda da área que expandiu.”, explica. No entanto, se ele acha que o melhor para ele é manter as coisas como estão, você não receberá a promoção.

Resposta-padrão ao pedido de promoção: “Preciso que continue onde está; se os resultados melhorarem e os negócios crescerem, talvez o coloquemos numa posição de responsabilidade maior.”

Dica de Dufour: escolha a hora certa para falar, pode ser quando certa, quando o grupo estiver se saindo bem, quando o próprio Caleidoscópio será promovido ou quando a companhia estiver crescendo. Esse tipo de chefe precisa acreditar que a sua promoção o ajudará a expandir a base de poder. “Ao conceder seu pedido de promoção, ele deve pelo menos acreditar que uma das seguintes situações é verdadeira: a promoção lhe dará maior controle sobre os recursos internos; aprimorar os resultados do grupo; ou colocar uma de suas pessoas numa área na qual anteriormente não contava com ninguém.” Fica a dica.


Especialista ensina como pedir promoção para cada tipo de chefeChefe Estrela: cheio de energia, dramático e voltado à ação, ele não tolera burocracia ou qualquer coisa que exija paciência. Ele adora ocupar a ribalta, mas quer, no fundo, que a equipe seja bem-sucedida e siga os seus passos.

Resposta-padrão ao pedido de promoção: “Você precisa provar que está pronto.”

Dica de Dufour: descubra como impressionar o Estrela, seja com um estudo, uma apresentação, um relatório etc. Você precisa chamar a atenção para suas ideias e capacidades. Atitudes dramáticas ganham mais o seu respeito do que a competência do dia a dia.

Chefe Cientista: ele é altamente lógico e aberto ao feedback, mas também pode se agarrar a uma teoria nada racional, podendo ser distraído e de difícil comunicação nesse estado. Esse tipo promove as pessoas que exibem maiores capacidades e conhecimento em sua área particular. Se você fizer parte de um grupo financeiro e demonstrar ser um mago das contas a receber, estará a caminho da promoção.


Especialista ensina como pedir promoção para cada tipo de chefeResposta-padrão ao pedido de promoção: “Você acumulou um conhecimento razoável, mas precisa ser melhor do que razoável para eu considerá-lo para aquele cargo.”


Dica de Dufour: você precisa ser mais astuto e capacitado do que os seus colegas. Talvez seja necessário investir algum tempo nessa iniciativa, indo a seminários, fazendo cursos, oferecendo-se como voluntário em tarefas para acumular e ampliar suas qualificações. A parte boa é que, se você compartilhar o que sabe no grupo do Cientista, ele logo notará que você melhorou. Quando ele estiver satisfeito com seu conhecimento, ele mesmo oferecerá a promoção. Simples assim.

Chefe Umbigo: seu grande ego sempre precisa ser alimentado e ele gosta que tudo gire ao seu redor. Esse tipo de chefe só promove quando a promoção lhe render algum benefício ou vantagem – não por merecimento ou para ajudar a organização.


Especialista ensina como pedir promoção para cada tipo de chefeResposta-padrão ao pedido de promoção: “Por que eu devo promovê-lo e não ao Joe ou à Joan?” ou qualquer variação de “O que eu ganho com isso?”.


Dica de Dufour: primeiro, descubra alguns ganhos que ele pode ter com a sua promoção – você pode retribuir o favor no futuro, ele pode ser visto como um grande desenvolvedor de talento etc. Depois, apresente a justificativa de que, se você for promovido, ele sairá lucrando.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Suposta 'sucuri' gigante aparece em vídeo gravado em rio do Piauí;será?

Um vídeo gravado no município de Esperantina tem chamado a atenção das redes sociais nos últimos dias, intrigado e dividido internautas. As cenas foram gravadas no Rio Longá e mostra três adolescentes pulando de uma ponte direto nas águas, mas quando eles nadam para a margem, algo estranho acontece. Uma mancha no rio, semelhante ao formato de uma cobra gigante, ronda os meninos e permanece perto mesmo com a proximidade dos garotos. Não é possível precisar do que se trata, a pesar de muitos afirmarem que é uma sucuri gigante, mas pode ser apenas uma ilusão visual provocada pela correnteza. O que impressiona é que a mancha escura se move, ela sai de um lugar e vai para o outro, quase desaparecendo em seguida. Independente do que for, na região as pessoas estão mais cautelosas, principalmente depois da divulgação de uma noticia que u m homem foi engolido por uma píton de sete metros  na Indonésia. Cuidado nunca é demais. VEJA O VÍDEO E TIRE SUAS CONCLUSÕES Fonte: 18