Pular para o conteúdo principal

Festas Juninas e Julinas: brinque com tudo, menos com a energia elétrica!

Tradição é assim: um costume que passa de geração em geração até virar um hábito que mal se sabe a real origem. As Festas Juninas e Julinas já deixaram de ser um conjunto de celebrações eminentemente religiosas e se tornaram uma paixão nacional, a melhor época para saborear os quitutes da roça e viver a inocência do campo.


Mas um costume que não pode ser tradição é o descaso com o uso da energia elétrica em meio às brincadeiras nos “arraiás”. Para que só a alegria e a diversão imperem nas Festas Juninas e Julinas, é preciso levar a sério as recomendações da Eletrobras Distribuição Piauí e tomar os cuidados necessários.
Para começar, a decoração habitual das Festas Juninas e Julinas, com as bandeirinhas, faixas e outros materiais, deve ser feita de modo que não haja contato com a rede elétrica. Os barbantes devem ser amarrados em árvores ou pilastras distantes da fiação. No caso de um curto-circuito, o material inflamável pode pegar fogo e gerar um incêndio. O mesmo alerta vale para quaisquer outros adereços e, sempre vale lembrar, que materiais metálicos não devem ser usados na decoração das festividades em hipótese alguma.
Os fogos de artifício também compõem o repertório das Festas Juninas e Julinas e, dada a sua natureza explosiva, por si só exigem um manejo profissionalizado. Além de mantidos longe do alcance das crianças, os fogos devem ser queimados em locais abertos, longe dos postes, transformadores e outras estruturas.
Mas em Festa Junina e Julina que se preze não pode faltar a fogueira e, neste quesito, o cuidado deve ser redobrado: a lenha utilizada deve estar seca e montada sobre uma base de areia, quando o “arraiá” acontecer no asfalto. Jamais faça fogueira debaixo da rede elétrica. O calor das chamas danifica os cabos de energia, o que pode incorrer em incêndios e interrupção do fornecimento.
Dos vários elementos típicos da Festa de São João, Santo Antônio e São Pedro, um que está fora de questão é o balão. Soltar balões é crime: levados pelo vento, eles podem causar incêndios de grandes proporções se caírem em subestações e sobre a rede elétrica.


Mesmo com todas essas dicas, situações imprevistas podem acontecer e é possível que ainda assim ocorram acidentes. Nestas circunstâncias, a orientação é manter a calma e acionar a Eletrobras Distribuição Piauí e os serviços de emergência. “No caso de um fio partido, a área deve ser isolada pra que as pessoas não se aproximem.
Não se deve retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios da rede elétrica sem as proteções necessárias ou sem o acompanhamento de um profissional qualificado.
Para reforçar junto à população o uso dessas dicas, a Eletrobras Distribuição Piauí divulga a partir do próximo dia 24 uma campanha nas rádios e na internet voltada especialmente para garantir que os “arraiás” nos meses de junho e julho ocorram sem acidentes envolvendo energia elétrica.


Fonte: Eletrobras Piauí

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Suposta 'sucuri' gigante aparece em vídeo gravado em rio do Piauí;será?

Um vídeo gravado no município de Esperantina tem chamado a atenção das redes sociais nos últimos dias, intrigado e dividido internautas. As cenas foram gravadas no Rio Longá e mostra três adolescentes pulando de uma ponte direto nas águas, mas quando eles nadam para a margem, algo estranho acontece. Uma mancha no rio, semelhante ao formato de uma cobra gigante, ronda os meninos e permanece perto mesmo com a proximidade dos garotos. Não é possível precisar do que se trata, a pesar de muitos afirmarem que é uma sucuri gigante, mas pode ser apenas uma ilusão visual provocada pela correnteza. O que impressiona é que a mancha escura se move, ela sai de um lugar e vai para o outro, quase desaparecendo em seguida. Independente do que for, na região as pessoas estão mais cautelosas, principalmente depois da divulgação de uma noticia que u m homem foi engolido por uma píton de sete metros  na Indonésia. Cuidado nunca é demais. VEJA O VÍDEO E TIRE SUAS CONCLUSÕES Fonte: 18