Header Ads

“Por muitos anos, vimos os jornalistas brasileiros lidarem com várias questões relativas à insegurança, que vão desde grupos criminosos que tentam silenciá-los até empresários e autoridades públicas corruptas que discordam com aquilo que eles reportam”

- Hannah Storm, diretora do International News Safety Institute (INSI)

UFPI está entre as 20 Federais com mais vagas no ENEM

A instituição pública que oferece o maior número de vagas é a Universidade Federal do Rio de Janeiro, com um total de 9.090 oportunidades ofertadas. O segundo lugar também ficou com o estado do Rio de Janeiro. A Universidade Federal Fluminense ofereceu 8.353 vagas para a graduação presencial, segundo o Censo da Educação Superior de 2011.
Da região Nordeste, o estado que ofereceu mais vagas foi a Bahia, que está em terceiro lugar no Brasil, com 8.191 vagas. A Paraíba também alcançou boa colocação, ocupando 5º lugar em nível nacional e o 2º na região.
As Universidades Federais do Pernambuco e do Rio Grande do Norte ofereceram, respectivamente, 6.700 e 6.455 vagas e ficando em 7º e 9º lugares no ranking nacional.
Em colocações abaixo da Universidade Federal do Piauí apareceram as instituições públicas do Ceará, Sergipe e Alagoas, ocupando a 15ª, 17ª e 18ª posições com 5.724, 5.310 e 5.193 vagas, respectivamente. A Universidade Federal do Maranhão não apareceu no ranking.
Entre as Universidades Federais citadas no levantamento, 14 delas aderiram utilizam as provas do ENEM com forma de ingresso. Algumas delas aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (SISU), como é o caso da UFPI.

Nenhum comentário

Comente mas não aumente

Todos os direitos autorais reservados a Ricardo Valle. Tecnologia do Blogger.