Pular para o conteúdo principal

Piauí: 7 anos de Lei Maria da Penha e nenhum condenado

Lei Maria da Penha foi sancionada no dia 7 de agosto de 2006. Quase sete anos depois da criação da lei federal 11.340, nenhum acusado de promover a violência doméstica contra a mulher foi condenado no Piauí. A informação foi divulgada pelo juiz titular de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do Piauí, José Olindo Gil Barbosa, no lançamento da cartilha "Rompendo o Silêncio e Transformando Vidas", na manhã de ontem (24), no novo Fórum Cível e Criminal de Teresina.
O magistrado alerta que no Piauí existe menos de 20 presos preventivos por conta da lei Maria da Penha. Os poucos que foram condenados contestam a decisão no TJ-PI ou Supremo Tribunal Federal. Ou seja, nenhum agressor está definitivamente julgado e preso. De acordo com o juiz, os vários recursos impetrados pelos réus facilitam a lentidão dos processos.
"Eu me vejo impotente diante disso. Não deveria haver tantos recursos para o agressor. A nossa Lei tem que ser mais rápida e eficiente para as mulheres porque enquanto o acusado está solto com recurso a mulher ainda corre risco de vida", acrescentou o José Olindo. Ainda no 1º semestre deste ano, os primeiros acusados deverão ser julgados pela Lei Maria da Penha. As ações foram protocoladas pelas vítimas há dois anos.

Segundo o juiz, somente no ano passado, foram movidos 710 processos contra a violência doméstica. Desses, 90% foram renunciados pelas próprias vítimas. Por isso, apenas 10% das ações permanecem em julgamento, todas as demais foram arquivadas.
"A cada dez ações, nove são retiradas porque as vítimas alegaram não ter mais interesse em continuar (com o processo). As mães não querem ver os seus filhos presos, muitas mulheres voltam a se relacionar com os seus companheiros", lamenta o juiz, comentando que essas mulheres são orientadas a não desistir do processo uma vez que elas podem novamente ser violentadas pelos maridos, filhos, namorados, tios e avôs, por exemplo.
Cartilha
Na busca de romper os silêncios do âmbito familiar e encorajar as mulheres a denunciarem a violência doméstica, o Tribunal de Justiça do Piauí lançou na manhã de ontem (24) a cartilha "Rompendo o Silêncio e Transformando Vidas". A cartilha foi elaborada pelo Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.
Para o juiz titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Teresina, José Olindo Gil Barbosa, a cartilha veio para reforçar o pedido de condenação aos que realizaram violência sexual, física, psicológica, patrimonial e moral contra a mulher. Além de contribuir para manutenção das ações já impetradas contra o acusado.
José Olindo alerta que uma das maiores dificuldades encontradas para denunciar os agressores ainda é a falta de informação. "Nós sentimos que a mulher possui dúvidas sobre a lei. Na cartilha existem explicações sobre o que é violência e o que fazer nessa situação; como identificar uma violência; o que diz a lei Maria da Penha; quem foi Maria da Penha e sobre os direitos da mulher", citou o magistrado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vereador e suplentes do Solidariedade em Luzilândia declaram apoio à Deputada Janaína Marques

  O partido Solidariedade tem sofrido baixas no município de Luzilândia nesta nova legislatura que teve início este ano. Só nós últimos dias um vereador e dois suplentes declararam apoio à deputada Janaínna Marques (PTB), que pretende renovar seu mandato no ano vindouro.  Depois do vereador Dida do Barrocão, eleito com 433 votos, do ex vereador Cabeto, que obteve 413 sufrágios, ontem foi a vez do suplente de vereador Giuliano Saraiva, depositário de 354 votos na última eleição municipal.  Após o encontro, através de suas redes sociais, a Deputada e secretaria de infraestrutura, Janaínna Marques, agradeceu a receptividade e anunciou que seu mandado "sempre estará com os ouvidos abertos para ouvir o que interessa a nossa Cidade", pontuou. De acordo ainda com informações que circulam na Câmara de vereadores, o vereador Deusimar Lopes também não seguirá o solidariedade nas eleições do próximo ano, onde deverá votar no deputado estadual Nerinho, também do PTB. Fonte: Nor...

Prefeita Fernanda Marques divulga lista de obras para Luzilândia

A Prefeita Fernanda Marques anunciou na ultima quinta-feira dia (01) algumas obras no campo da infraestrutura para o município de Luzilândia. Entre as obras está  a Praça da Juventude, que após 10 anos, entre recursos liberados e acusações entre gestores, ainda está sem conclusão. Através da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA) e da coordenadoria do Pró Piauí , Luzilândia vai ser beneficiada com as obras listadas à baixo: - Asfaltamento da via de acesso ao conjunto São Domingos - Recuperação da estrada vicinal que liga Luzilândia à Joca Marques. - Reforma da Ponte do Igarapé - Conclusão Praça da Juventude - Construção do Calçamento do Bairro Cajueirão - Construção do Calçamento Capim Grosso - Construção do Calçamento (que já começou) na região da Extrema - Recuperação da Orla da Ribeirinha! O complexo núcleo de esporte, recreação e lazer, conhecido popularmente como Praça da Juventude, é uma promessa de obra antiga, do ano de 2010, ainda no Governo da então prefeita Jan...

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informaçõe...