Pular para o conteúdo principal

Mulheres contam os desafios e as alegrias de serem mães após os 30

Maturidade é um dos motivos para a escolha de algumas uberlandenses.
Mas nem todas conseguem engravidar devido à idade e podem adotar.
"Não imagino como consegui ficar tanto tempo sem ser mãe". Esta é uma das frases que invade os pensamentos da empresária Analú Guimarães, de 36 anos. Ela teve o seu primeiro filho há menos de dois anos e a rotina, que antes girava em torno da casa e da empresa, hoje ganhou cor, brinquedos e sorrisos.
E é buscando a mesma felicidade de Analú, que a bióloga Sâmela Vieira, de 30 anos, tenta há três meses engravidar e viver o gosto que a empresária vive. Por outro lado, depois de muitas tentativas e busca insistente por ser mãe biológica, a enfermeira Simone Noronha, de 39 anos, não desistiu de ter uma criança e abraçou a adoção. E apesar de ser cada dia mais comum as mulheres engravidarem depois dos 30 anos, quanto mais tarde, mais difícil do sonho se tornar real.
A empresária Analú se casou aos 30 anos e só depois de quatro anos engravidou de Maria Clara. "Minha gravidez foi super tranquila. Estava de seis semanas quando descobri. À princípio foi um susto, um misto de alegria, medos e receios", relembrou. Mesmo programando e querendo a gravidez, quando Analú pegou o resultado do exame e viu escrito positivo sentiu o peso da responsabilidade. Naquele momento ela soube que não iria mais cuidar apenas dela. "Fiz todo o acompanhamento de pré-natal com o médico obstetra e isto ajudou muito, pois a cada consulta ele me orientava, dava dicas e explicava todas as mudanças que uma gestante passa. Ele também me tranquilizou em relação à questão da idade e, por isso, não tive medo nenhum, apesar de saber que quanto mais o tempo passa, mais problema pode acontecer", ressaltou.

A mãe de primeira viagem não deixou de lado nem a atividade física nem a empresa. Ela fez pilates e trabalhou durante todo o período, até um dia antes de ganhar o bebê.
Os dias da empresária, depois do nascimento de Maria Clara, nunca mais foram os mesmos. Juntas, elas brincam, dançam, correm e se esquecem do tempo. "Posso não ser a melhor mãe do mundo, mas faço o possível para termos o máximo de qualidade no tempo que estamos juntas. E o fim de semana também é sagrado para nós", explicou.
Questionada sobre o que é ser mãe, Analú se emocionou, abriu um sorriso e definiu: "Ser mãe é o meu melhor papel", completou. E ela gostou tanto da experiência, que espera no ano que vem dar um irmãozinho a Maria Clara.
Desejo de ser mãe
Trinta anos e uma decisão - ser mãe. Há três meses a bióloga Sâmela Vieira, de 30 anos, tenta engravidar. Ela se dedicou anos ao estudo e a profissão e acredita que o momento de ter um filho chegou. "Creio que após os 30 anos a mulher tem mais maturidade e sabedoria para educar uma criança. É uma idade interessante para ser mãe", afirmou.
A bióloga e o marido, que são casados há cinco anos, esperam ansiosos a boa notícia. "Gosto muito de crianças. Quero ter três filhos, mas meu marido quer apenas dois. Vamos ver o que acontece", brincou.
Creio que após os 30 anos a mulher tem mais maturidade e sabedoria para educar uma criança. É uma idade interessante para ser mãe"
Se em um ano não conseguir engravidar, Sâmela afirmou que irá procurar um especialista para auxiliá-la. Caso o sonho biológico não aconteça, a mulher pensa em adotar uma criança.
Mãe de coração
"Mamãe" - é assim que a enfermeira Simone Aparecida Noronha de Souza, de 39 anos, sonhava em ser chamada. Ela que se casou aos 18 anos e tentou por muitas vezes engravidar. Passou por exames e tratamentos dos mais diversos tipos e preços. "As vezes ficava deprimida por não conseguir engravidar. Fiz vários tratamentos, porém sem sucesso", lamentou.
A enfermeira contou que quando completou oito anos de casada saiu de Uberlândia e foi trabalhar em um orfanato em Brasília, e lá decidiu que estava na hora de ser mãe. Simone Aparecida adotou um bebê e fez do sonho uma realidade. Poliana Lima trouxe vida a uma mulher que vivia na expectativa. "Sou muito feliz com minha filha. Ela me completa, me faz ser uma mãe e uma pessoa cada dia melhor", afirmou.
Gravidez mais madura
Frenquente. É assim que o ginecologista e obstetra Túlio Tadeu Marcolini define a gravidez depois dos 30 anos de idade. De acordo com o médico, é cada vez mais comum as mulheres optarem e desejarem ser mãe nessa fase da vida. "É um momento onde a mulher já conseguiu uma estabilidade. Ela estudou, investiu na carreira e se sente preparada pra um próximo passo", disse.
Ainda segundo o ginecologista, neste período a mulher já adquiriu maturidade e equilíbrio para aproveitar e se dedicar aos filhos.
A paciência e a disponibilidade de tempo são outros aspectos positivos relatados pelo médico. "A gravidez dos 30 aos 40 anos é muito segura e a mulher já está preparada para ser mãe", acrescentou.
Mas apesar de comum, quanto mais o tempo passa, mais a fertilidade diminui. Na faixa de 20 a 24 anos, a taxa de fertilidade de 86%, cai para 52% quando a mulher atinge a faixa dos 35 a 39 anos.
Infertilidade
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 60 milhões de pessoas - na faixa dos 18 anos aos 35 anos - sofrem com algum problema de fertilidade. Na maioria dos casos, de acordo com o ginecologista e obstetra Túlio Tadeu Marcolini, a infertilidade pode ser resolvida com medicamentos e cirurgia. Em situações mais complexas, os tratamentos de reprodução assistida são os mais indicados. "Se a mulher quer ser mãe e não consegue engravidar ela deve consultar um especialista para que a situação seja analisada", aconselhou.
fonte - g1.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vereador e suplentes do Solidariedade em Luzilândia declaram apoio à Deputada Janaína Marques

  O partido Solidariedade tem sofrido baixas no município de Luzilândia nesta nova legislatura que teve início este ano. Só nós últimos dias um vereador e dois suplentes declararam apoio à deputada Janaínna Marques (PTB), que pretende renovar seu mandato no ano vindouro.  Depois do vereador Dida do Barrocão, eleito com 433 votos, do ex vereador Cabeto, que obteve 413 sufrágios, ontem foi a vez do suplente de vereador Giuliano Saraiva, depositário de 354 votos na última eleição municipal.  Após o encontro, através de suas redes sociais, a Deputada e secretaria de infraestrutura, Janaínna Marques, agradeceu a receptividade e anunciou que seu mandado "sempre estará com os ouvidos abertos para ouvir o que interessa a nossa Cidade", pontuou. De acordo ainda com informações que circulam na Câmara de vereadores, o vereador Deusimar Lopes também não seguirá o solidariedade nas eleições do próximo ano, onde deverá votar no deputado estadual Nerinho, também do PTB. Fonte: Nor...

Prefeita Fernanda Marques divulga lista de obras para Luzilândia

A Prefeita Fernanda Marques anunciou na ultima quinta-feira dia (01) algumas obras no campo da infraestrutura para o município de Luzilândia. Entre as obras está  a Praça da Juventude, que após 10 anos, entre recursos liberados e acusações entre gestores, ainda está sem conclusão. Através da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA) e da coordenadoria do Pró Piauí , Luzilândia vai ser beneficiada com as obras listadas à baixo: - Asfaltamento da via de acesso ao conjunto São Domingos - Recuperação da estrada vicinal que liga Luzilândia à Joca Marques. - Reforma da Ponte do Igarapé - Conclusão Praça da Juventude - Construção do Calçamento do Bairro Cajueirão - Construção do Calçamento Capim Grosso - Construção do Calçamento (que já começou) na região da Extrema - Recuperação da Orla da Ribeirinha! O complexo núcleo de esporte, recreação e lazer, conhecido popularmente como Praça da Juventude, é uma promessa de obra antiga, do ano de 2010, ainda no Governo da então prefeita Jan...

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informaçõe...