Pular para o conteúdo principal

Mulheres contam os desafios e as alegrias de serem mães após os 30

Maturidade é um dos motivos para a escolha de algumas uberlandenses.
Mas nem todas conseguem engravidar devido à idade e podem adotar.
"Não imagino como consegui ficar tanto tempo sem ser mãe". Esta é uma das frases que invade os pensamentos da empresária Analú Guimarães, de 36 anos. Ela teve o seu primeiro filho há menos de dois anos e a rotina, que antes girava em torno da casa e da empresa, hoje ganhou cor, brinquedos e sorrisos.
E é buscando a mesma felicidade de Analú, que a bióloga Sâmela Vieira, de 30 anos, tenta há três meses engravidar e viver o gosto que a empresária vive. Por outro lado, depois de muitas tentativas e busca insistente por ser mãe biológica, a enfermeira Simone Noronha, de 39 anos, não desistiu de ter uma criança e abraçou a adoção. E apesar de ser cada dia mais comum as mulheres engravidarem depois dos 30 anos, quanto mais tarde, mais difícil do sonho se tornar real.
A empresária Analú se casou aos 30 anos e só depois de quatro anos engravidou de Maria Clara. "Minha gravidez foi super tranquila. Estava de seis semanas quando descobri. À princípio foi um susto, um misto de alegria, medos e receios", relembrou. Mesmo programando e querendo a gravidez, quando Analú pegou o resultado do exame e viu escrito positivo sentiu o peso da responsabilidade. Naquele momento ela soube que não iria mais cuidar apenas dela. "Fiz todo o acompanhamento de pré-natal com o médico obstetra e isto ajudou muito, pois a cada consulta ele me orientava, dava dicas e explicava todas as mudanças que uma gestante passa. Ele também me tranquilizou em relação à questão da idade e, por isso, não tive medo nenhum, apesar de saber que quanto mais o tempo passa, mais problema pode acontecer", ressaltou.

A mãe de primeira viagem não deixou de lado nem a atividade física nem a empresa. Ela fez pilates e trabalhou durante todo o período, até um dia antes de ganhar o bebê.
Os dias da empresária, depois do nascimento de Maria Clara, nunca mais foram os mesmos. Juntas, elas brincam, dançam, correm e se esquecem do tempo. "Posso não ser a melhor mãe do mundo, mas faço o possível para termos o máximo de qualidade no tempo que estamos juntas. E o fim de semana também é sagrado para nós", explicou.
Questionada sobre o que é ser mãe, Analú se emocionou, abriu um sorriso e definiu: "Ser mãe é o meu melhor papel", completou. E ela gostou tanto da experiência, que espera no ano que vem dar um irmãozinho a Maria Clara.
Desejo de ser mãe
Trinta anos e uma decisão - ser mãe. Há três meses a bióloga Sâmela Vieira, de 30 anos, tenta engravidar. Ela se dedicou anos ao estudo e a profissão e acredita que o momento de ter um filho chegou. "Creio que após os 30 anos a mulher tem mais maturidade e sabedoria para educar uma criança. É uma idade interessante para ser mãe", afirmou.
A bióloga e o marido, que são casados há cinco anos, esperam ansiosos a boa notícia. "Gosto muito de crianças. Quero ter três filhos, mas meu marido quer apenas dois. Vamos ver o que acontece", brincou.
Creio que após os 30 anos a mulher tem mais maturidade e sabedoria para educar uma criança. É uma idade interessante para ser mãe"
Se em um ano não conseguir engravidar, Sâmela afirmou que irá procurar um especialista para auxiliá-la. Caso o sonho biológico não aconteça, a mulher pensa em adotar uma criança.
Mãe de coração
"Mamãe" - é assim que a enfermeira Simone Aparecida Noronha de Souza, de 39 anos, sonhava em ser chamada. Ela que se casou aos 18 anos e tentou por muitas vezes engravidar. Passou por exames e tratamentos dos mais diversos tipos e preços. "As vezes ficava deprimida por não conseguir engravidar. Fiz vários tratamentos, porém sem sucesso", lamentou.
A enfermeira contou que quando completou oito anos de casada saiu de Uberlândia e foi trabalhar em um orfanato em Brasília, e lá decidiu que estava na hora de ser mãe. Simone Aparecida adotou um bebê e fez do sonho uma realidade. Poliana Lima trouxe vida a uma mulher que vivia na expectativa. "Sou muito feliz com minha filha. Ela me completa, me faz ser uma mãe e uma pessoa cada dia melhor", afirmou.
Gravidez mais madura
Frenquente. É assim que o ginecologista e obstetra Túlio Tadeu Marcolini define a gravidez depois dos 30 anos de idade. De acordo com o médico, é cada vez mais comum as mulheres optarem e desejarem ser mãe nessa fase da vida. "É um momento onde a mulher já conseguiu uma estabilidade. Ela estudou, investiu na carreira e se sente preparada pra um próximo passo", disse.
Ainda segundo o ginecologista, neste período a mulher já adquiriu maturidade e equilíbrio para aproveitar e se dedicar aos filhos.
A paciência e a disponibilidade de tempo são outros aspectos positivos relatados pelo médico. "A gravidez dos 30 aos 40 anos é muito segura e a mulher já está preparada para ser mãe", acrescentou.
Mas apesar de comum, quanto mais o tempo passa, mais a fertilidade diminui. Na faixa de 20 a 24 anos, a taxa de fertilidade de 86%, cai para 52% quando a mulher atinge a faixa dos 35 a 39 anos.
Infertilidade
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 60 milhões de pessoas - na faixa dos 18 anos aos 35 anos - sofrem com algum problema de fertilidade. Na maioria dos casos, de acordo com o ginecologista e obstetra Túlio Tadeu Marcolini, a infertilidade pode ser resolvida com medicamentos e cirurgia. Em situações mais complexas, os tratamentos de reprodução assistida são os mais indicados. "Se a mulher quer ser mãe e não consegue engravidar ela deve consultar um especialista para que a situação seja analisada", aconselhou.
fonte - g1.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Homem condenado por estuprar e engravidar a enteada em Esperantina é preso

Um homem identificado como  Jose Leônidas da Silva , de 62 anos, foi preso pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (06) em Teresina, após cumprimento de mandado de prisão expedido pela Comarca de Esperantina. Ele havia sido condenado a 13 anos e 11 meses de reclusão em regime fechado, acusado de estupro contra a própria enteada. Consta que em 2005 o homem teria mantido relações sexuais com a enteada, menor de 14 anos, por três oportunidades, chegando inclusive a engravidá-la. Em todas as oportunidades, José Leônidas se valeu de chantagem emocional, no interior da residência da genitora da vítima e sempre quando a mesma se ausentava do local. O homem foi preso logo após participar de uma audiência telepresencial na Justiça Federal. Consta também que a sentença transitou em julgado em 27 de outubro de 2020 e logo em seguida foi expedido o mandado de prisão. José Leônidas será conduzido para a Penitenciária Regional de Esperantina, onde deverá cumprir a pena. Fonte: RevistaAZ