Header Ads

“Por muitos anos, vimos os jornalistas brasileiros lidarem com várias questões relativas à insegurança, que vão desde grupos criminosos que tentam silenciá-los até empresários e autoridades públicas corruptas que discordam com aquilo que eles reportam”

- Hannah Storm, diretora do International News Safety Institute (INSI)

Você é o que você fala: uma lista de dez frases que podem atrapalhar a sua carreira

Evitar palavras negativas e expressões de hesitação pode poupá-lo de problemas no trabalho

Thinkstock
Thinkstock
Seja ao lidar com clientes, colegas de trabalho ou superiores, o jeito como você passa a sua mensagem influencia o modo como as pessoas o veem. As palavras que você usa podem fazer a diferença entre ser o cara que resolve os problemas e ser o problema.

“Demonstrar uma emoção positiva faz com que as pessoas se importem e deixa você em uma posição muito melhor para ser ouvido”, afirma Karen Friedman, autora do livro “Shut Up and Say Something: Business Communication Strategies to Overcome Challenger and Influence Listeners” (“Cale a Boca e Diga Algo: Estratégias de Comunicação Empresarial para Superar Desafios e Influenciar os Ouvintes”, em tradução livre).

No entanto, muitas vezes a comunicação está cheia de expressões de hesitação que atrapalham a mensagem, qualificadores como “tipo”, que diminuem a autoridade, e palavras negativas que são desencorajadoras e improdutivas.

Veja as dez piores frases para falar na empresa:

1) “Não é o meu trabalho”


“Essa frase diferencia o que você não pode fazer do que você pode, mas não quer fazer, e implica que você não sabe trabalhar em equipe”, afirma Karen. Além disso, ela também atrapalha a sua avaliação, pois mostra que você não tem flexibilidade ou vontade de aprender novas tarefas. Troque-a por “essa não é a minha área, vamos ver quem pode ajudá-lo melhor”.

2) “Eu acho...”


Lorrie Thomas Ross, chefe executivo da consultoria Web Marketing Therapy, chama essa e outras frases, como “Eu imagino...” e “Eu acredito...”, de frases de desconto. Elas fazem parecer menos competente e reduzem o poder da mensagem. A declaração “Eu acho que essa é a melhor estratégia” é muito mais fraca do que “Essa é a melhor estratégia”. Elimine também “Eu quero...” e “Eu gostaria...”. Em vez de falar “Eu gostaria de agradecê-lo”, diga “Obrigado”.

3) “Eu não sei”


“Você acha que está sendo sincero, mas na verdade está dando um fora”, afirmou Henry Devries, pró-reitor de educação continuada da Universidade da Califórnia, em San Diego, e coautor do livro “Closing America’s Job Gap” (“Fechando a Lacuna de Trabalho nos EUA”, em tradução livre). “Isso pode parecer preguiça e falta de iniciativa para dar o próximo passo”, completa. Em vez disso, diga “Deixe-me procurar a resposta”.

4) “Não posso”


Essa frase também sugere inflexibilidade e falta de vontade para resolver problemas. “Você deve mostrar para o chefe que está pronto para aprender e superar qualquer obstáculo”, afirma Josh Tolan, chefe executivo da Spark Hire, empresa de entrevista por vídeo. Procure apontar o problema e sugerir soluções.

5) “Mas...”


“Usar a palavra ‘mas’ nega tudo o que você disse antes dela”, analisa Devries. Estamos condicionados a sempre ouvir a informação negativa. Uma solução pode ser falar algo positivo, algo negativo e depois algo positivo de novo. Isso faz com que a frase negativa fique espremida entre as duas positivas. Outra opção para suavizar a frase é usar o “e” em vez do “mas”.

6) “Isso não é uma boa ideia”


Segundo Nancy Mobley, fundador e chefe executivo da consultoria Insight Performance, recusar ideias de funcionários ou colegas muito rapidamente faz com que eles não queiram compartilhar pensamentos futuros. Em vez de dispensar, pergunte “Como isso funcionaria?”.

7) “Vou tentar”


“O verbo ‘tentar’ abre a possibilidade de que o trabalho possa não ser concluído”, aponta Darlene Price, especialista em comunicação e autora do livro “Well Said” (“Bem Dito”, em tradução livre). Se o seu chefe pede algo no começo da manhã e você responde que tentará acabar, pode deixá-lo em dúvida sobre a sua eficiência. Melhor falar “Estará na sua mesa às 21h”.

8) “Não foi culpa minha”


Se alguém pergunta o que saiu errado, não quer dizer necessariamente que esteja atrás dos culpados, por isso, negar que foi você trará atenção desnecessária. Vá além e tente resolver o problema. Diga “Vamos ver como podemos impedir que isso aconteça de novo”.

9) “Acho que sim”


Esse é um qualificador que as pessoas usam como lugar-comum para não dizer algo errado. Tire isso do seu vocabulário. “Evite palavras que não passam confiança”, aconselha Dale Austin, diretor do Hope College, centro de desenvolvimento de carreiras.

10) “Isso é impossível”


É uma frase extremamente negativa, como falar “não pode ser feito”. “Significa que você não tem vontade nem de tentar, e essa negatividade é infecciosa como um vírus”, diz Friedman. Melhor falar “Vamos procurar outros meios para resolver isso”.

Nenhum comentário

Comente mas não aumente

Todos os direitos autorais reservados a Ricardo Valle. Tecnologia do Blogger.