Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Menopausa 18/10




 



Neste dia 18 de outubro, além de ser Dia do Médico, é também o Dia Mundial da Menopausa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que 1,2 milhões de mulheres terão 50 anos ou mais, em 2030. Levando em conta que a expectativa de vida destas mulheres, após a menopausa, é crescente, é preciso que todos fiquem atentos aos problemas que podem estar associados à falta de hormônios como o estrogênio.

Com a aproximação aos 50 anos, as mulheres começam a ter receio de entrar na menopausa e das mudanças que podem ocorrer nas suas vidas.

Para desmistificar esta nova fase da vida da mulher, a clínicacuf belém alerta para a importância de saber o que é exatamente a menopausa e não lidando com esta fase como se fosse uma doença.

“Ao contrário do que algumas mulheres pensam, a menopausa não significa o fim da sua vida profissional, social e sexual ativa. Por outro lado, a idade é também mental e a forma como encaramos a menopausa vai refletir-se na nossa saúde em geral”, explica a médica Manuela Soares, ginecologista da clínicacuf belém.

E acrescenta: “Sem dúvida que a menopausa traz problemas específicos à mulher que devem ser prevenidos e, se necessário, tratados.
Nesta fase da vida, a mulher tem com frequência afrontamentos, aumento de peso, aumento do risco de doença cardiovascular e osteoporose.
No entanto, estes problemas não podem ser encarados como uma fatalidade ou inevitabilidade”.

Durante a menopausa, quando a mulher não tem problemas de saúde, recomenda-se que seja observada anualmente pelo seu médico para fazer um exame ginecológico, realizar uma colpocitologia (análise de células do colo do útero), uma mamografia, vigiar a tensão arterial e realizar algumas análises quando o médico considerar necessário. Se a mulher faz terapia hormonal de substituição deve ser vigiada semestralmente (exame mamário e ginecológico).
A menopausa é uma das várias fases de vida da mulher. Corresponde ao fim da idade fértil por haver diminuição das hormonas femininas produzidas nos ovários.

Em média, ocorre por volta dos 50 anos.



Conheça 09 dicas para diminuir os sintomas da menopausa:
Quando os ovários param de funcionar, uma nova fase da vida começa para a mulher: a menopausa. Este estágio natural é anunciado por irregularidades menstruais que podem ocasionar depressão, mau humor, calor e disfunções sexuais. Embora não seja uma doença, é preciso tomar alguns cuidados para diminuir os sintomas do climatério e, consequentemente, resgatar a autoestima e o bem-estar.
Cuide da alimentação:
- Faça pequenas e variadas refeições ao longo do dia. Comer em excesso pode prejudicar o organismo e aumentar o acúmulo de gordura (nessa fase a queima de gordura é bem mais lenta).
- Crie o hábito de comer linhaça. Assim, você preserva o ômega 3 e lignanas utilizada na terapia de reposição hormonal.
- Devido a facilidade para engordar e aumentar o colesterol ruim e triglicérides, evite frituras, alimentos gordurosos, excesso de açúcares, massas e sobremesas com frequência.
- Ingerir sementes de amaranto também é uma dica ótima para controlar o colesterol.
- Para ajudar na osteoporose, consuma alimentos ricos em cálcio, como vegetais verde-escuros, peixes, sementes de abóbora, melancia, leite de soja enriquecido com cálcio, tofu, leites de vaca desnatado e seus derivados.
- Aumente o consumo de água. Evite bebidas alcoólicas, café e refrigerantes.
- Introduza a soja na alimentação.
- Aumente o consumo de alimentos antioxidantes, como laranja, kiwi, acerola, mexerica, pimentão, cenoura, abóbora, mamão, tomate, folhas verde-escuras, nozes, castanhas, óleos vegetais, cereais integrais, carnes, castanha do pará, peixes e pistache.
- Cuidado com o excesso de sal na alimentação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Suposta 'sucuri' gigante aparece em vídeo gravado em rio do Piauí;será?

Um vídeo gravado no município de Esperantina tem chamado a atenção das redes sociais nos últimos dias, intrigado e dividido internautas. As cenas foram gravadas no Rio Longá e mostra três adolescentes pulando de uma ponte direto nas águas, mas quando eles nadam para a margem, algo estranho acontece. Uma mancha no rio, semelhante ao formato de uma cobra gigante, ronda os meninos e permanece perto mesmo com a proximidade dos garotos. Não é possível precisar do que se trata, a pesar de muitos afirmarem que é uma sucuri gigante, mas pode ser apenas uma ilusão visual provocada pela correnteza. O que impressiona é que a mancha escura se move, ela sai de um lugar e vai para o outro, quase desaparecendo em seguida. Independente do que for, na região as pessoas estão mais cautelosas, principalmente depois da divulgação de uma noticia que u m homem foi engolido por uma píton de sete metros  na Indonésia. Cuidado nunca é demais. VEJA O VÍDEO E TIRE SUAS CONCLUSÕES Fonte: 18