Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Menopausa 18/10




 



Neste dia 18 de outubro, além de ser Dia do Médico, é também o Dia Mundial da Menopausa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que 1,2 milhões de mulheres terão 50 anos ou mais, em 2030. Levando em conta que a expectativa de vida destas mulheres, após a menopausa, é crescente, é preciso que todos fiquem atentos aos problemas que podem estar associados à falta de hormônios como o estrogênio.

Com a aproximação aos 50 anos, as mulheres começam a ter receio de entrar na menopausa e das mudanças que podem ocorrer nas suas vidas.

Para desmistificar esta nova fase da vida da mulher, a clínicacuf belém alerta para a importância de saber o que é exatamente a menopausa e não lidando com esta fase como se fosse uma doença.

“Ao contrário do que algumas mulheres pensam, a menopausa não significa o fim da sua vida profissional, social e sexual ativa. Por outro lado, a idade é também mental e a forma como encaramos a menopausa vai refletir-se na nossa saúde em geral”, explica a médica Manuela Soares, ginecologista da clínicacuf belém.

E acrescenta: “Sem dúvida que a menopausa traz problemas específicos à mulher que devem ser prevenidos e, se necessário, tratados.
Nesta fase da vida, a mulher tem com frequência afrontamentos, aumento de peso, aumento do risco de doença cardiovascular e osteoporose.
No entanto, estes problemas não podem ser encarados como uma fatalidade ou inevitabilidade”.

Durante a menopausa, quando a mulher não tem problemas de saúde, recomenda-se que seja observada anualmente pelo seu médico para fazer um exame ginecológico, realizar uma colpocitologia (análise de células do colo do útero), uma mamografia, vigiar a tensão arterial e realizar algumas análises quando o médico considerar necessário. Se a mulher faz terapia hormonal de substituição deve ser vigiada semestralmente (exame mamário e ginecológico).
A menopausa é uma das várias fases de vida da mulher. Corresponde ao fim da idade fértil por haver diminuição das hormonas femininas produzidas nos ovários.

Em média, ocorre por volta dos 50 anos.



Conheça 09 dicas para diminuir os sintomas da menopausa:
Quando os ovários param de funcionar, uma nova fase da vida começa para a mulher: a menopausa. Este estágio natural é anunciado por irregularidades menstruais que podem ocasionar depressão, mau humor, calor e disfunções sexuais. Embora não seja uma doença, é preciso tomar alguns cuidados para diminuir os sintomas do climatério e, consequentemente, resgatar a autoestima e o bem-estar.
Cuide da alimentação:
- Faça pequenas e variadas refeições ao longo do dia. Comer em excesso pode prejudicar o organismo e aumentar o acúmulo de gordura (nessa fase a queima de gordura é bem mais lenta).
- Crie o hábito de comer linhaça. Assim, você preserva o ômega 3 e lignanas utilizada na terapia de reposição hormonal.
- Devido a facilidade para engordar e aumentar o colesterol ruim e triglicérides, evite frituras, alimentos gordurosos, excesso de açúcares, massas e sobremesas com frequência.
- Ingerir sementes de amaranto também é uma dica ótima para controlar o colesterol.
- Para ajudar na osteoporose, consuma alimentos ricos em cálcio, como vegetais verde-escuros, peixes, sementes de abóbora, melancia, leite de soja enriquecido com cálcio, tofu, leites de vaca desnatado e seus derivados.
- Aumente o consumo de água. Evite bebidas alcoólicas, café e refrigerantes.
- Introduza a soja na alimentação.
- Aumente o consumo de alimentos antioxidantes, como laranja, kiwi, acerola, mexerica, pimentão, cenoura, abóbora, mamão, tomate, folhas verde-escuras, nozes, castanhas, óleos vegetais, cereais integrais, carnes, castanha do pará, peixes e pistache.
- Cuidado com o excesso de sal na alimentação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vereador e suplentes do Solidariedade em Luzilândia declaram apoio à Deputada Janaína Marques

  O partido Solidariedade tem sofrido baixas no município de Luzilândia nesta nova legislatura que teve início este ano. Só nós últimos dias um vereador e dois suplentes declararam apoio à deputada Janaínna Marques (PTB), que pretende renovar seu mandato no ano vindouro.  Depois do vereador Dida do Barrocão, eleito com 433 votos, do ex vereador Cabeto, que obteve 413 sufrágios, ontem foi a vez do suplente de vereador Giuliano Saraiva, depositário de 354 votos na última eleição municipal.  Após o encontro, através de suas redes sociais, a Deputada e secretaria de infraestrutura, Janaínna Marques, agradeceu a receptividade e anunciou que seu mandado "sempre estará com os ouvidos abertos para ouvir o que interessa a nossa Cidade", pontuou. De acordo ainda com informações que circulam na Câmara de vereadores, o vereador Deusimar Lopes também não seguirá o solidariedade nas eleições do próximo ano, onde deverá votar no deputado estadual Nerinho, também do PTB. Fonte: Nor...

Prefeita Fernanda Marques divulga lista de obras para Luzilândia

A Prefeita Fernanda Marques anunciou na ultima quinta-feira dia (01) algumas obras no campo da infraestrutura para o município de Luzilândia. Entre as obras está  a Praça da Juventude, que após 10 anos, entre recursos liberados e acusações entre gestores, ainda está sem conclusão. Através da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA) e da coordenadoria do Pró Piauí , Luzilândia vai ser beneficiada com as obras listadas à baixo: - Asfaltamento da via de acesso ao conjunto São Domingos - Recuperação da estrada vicinal que liga Luzilândia à Joca Marques. - Reforma da Ponte do Igarapé - Conclusão Praça da Juventude - Construção do Calçamento do Bairro Cajueirão - Construção do Calçamento Capim Grosso - Construção do Calçamento (que já começou) na região da Extrema - Recuperação da Orla da Ribeirinha! O complexo núcleo de esporte, recreação e lazer, conhecido popularmente como Praça da Juventude, é uma promessa de obra antiga, do ano de 2010, ainda no Governo da então prefeita Jan...

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informaçõe...