Pular para o conteúdo principal

Vereador Fernando Aguiar denuncia gerente do BB de Luzilândia ao MP

Ao responder à requisição da CPI, o gerente da instituição bancária limitou-se a informar que não poderia enviar os extratos e as movimentações de conta dos recursos repassados alegando sigilo bancário


Nesta terça-feira (07), em entrevista de live na internet com Douglas Sampagode, o vereador Fernando Aguiar (foto) denunciou em forma de "Notícia do Fato" ao Ministério Público o gerente do Banco do Brasil em Luzilândia por omitir dados para uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pela Câmara Municipal.

O vereador requisitou ao gerente do Banco do Brasil todas as informações referentes aos extratos e movimentações bancárias do repasse de R$ 1 milhão e 934 mil reais para a Prefeitura de Luzilândia para o enfrentamento ao coronavírus. E, segundo o vereador, somente foram gastos R$ 215 mil reais, considerados irrisórios para o grau de pandemia no município. O vereador denunciou que ninguém sabe como foram gastos tais recursos.

O vereador, na qualidade de presidente da CPI, fez questão de deixar bem claro que consultou o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) para fazer todos os procedimentos legais necessários e atinentes aos encargos inerentes à investigação parlamentar instaurada pelo Poder Legislativo do Município de Luzilândia.

Ao responder à requisição da CPI, o gerente da instituição bancária limitou-se a informar que não poderia enviar os extratos e as movimentações da conta dos recursos repassados alegando sigilo bancário.

De posse da documentação, o vereador Fernando Aguiar enviou ofício ao Ministério Público denunciando a omissão do gerente e pedindo providências urgentes, uma vez que não se aplica sigilo bancário quando se trata de fiscalização de recursos públicos, caracterizando ilegalidade a atitude bancária.

Quando se tratar de CPI, como é o caso, de uma investigação sobre a regular ou irregular aplicação de dinheiro público, impõe-se o dever administrativo de transparência relativo ao sigilo bancário de recursos públicos. Ou seja, operações financeiras que envolvam recursos públicos não estão abrangidas e amparadas pelo sigilo bancário a que alude a Lei Complementar nº 105/2001, visto que operações dessa espécie estão submetidas aos princípios da administração pública insculpidos no art. 37, da Constituição Federal, tais como impessoalidade, moralidade e publicidade.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal já decidiram que não cabe ao Banco do Brasil negar informações e documentos para instruir procedimento administrativo instaurado em defesa do patrimônio público (Mandado de segurança indeferido. (MS 21729, Relator(a): Min. MARCO AURÉLIO, Relator(a) p/ Acórdão: Min. NÉRI DA SILVEIRA, Tribunal Pleno, julgado em 05/10/1995, DJ 19-10-2001 PP-00033 EMENT VOL-02048-01 PP-00067 RTJ VOL-00179-01 PP-00225).

Comissão parlamentar de inquérito insere-se no âmbito da atribuição fiscalizadora. Não cabe ao Banco do Brasil ou a qualquer outra instituição financeira do país se negar a enviar informações para instruir, pelo Poder Legislativo Federal, Estadual ou Municipal, investigação de aplicação de recursos públicos. O inquérito legislativo tem em vista um assunto específico: investigar gestão pública administrativa.

Fonte: Jornal Luzilândia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vereador e suplentes do Solidariedade em Luzilândia declaram apoio à Deputada Janaína Marques

  O partido Solidariedade tem sofrido baixas no município de Luzilândia nesta nova legislatura que teve início este ano. Só nós últimos dias um vereador e dois suplentes declararam apoio à deputada Janaínna Marques (PTB), que pretende renovar seu mandato no ano vindouro.  Depois do vereador Dida do Barrocão, eleito com 433 votos, do ex vereador Cabeto, que obteve 413 sufrágios, ontem foi a vez do suplente de vereador Giuliano Saraiva, depositário de 354 votos na última eleição municipal.  Após o encontro, através de suas redes sociais, a Deputada e secretaria de infraestrutura, Janaínna Marques, agradeceu a receptividade e anunciou que seu mandado "sempre estará com os ouvidos abertos para ouvir o que interessa a nossa Cidade", pontuou. De acordo ainda com informações que circulam na Câmara de vereadores, o vereador Deusimar Lopes também não seguirá o solidariedade nas eleições do próximo ano, onde deverá votar no deputado estadual Nerinho, também do PTB. Fonte: Nor...

Prefeita Fernanda Marques divulga lista de obras para Luzilândia

A Prefeita Fernanda Marques anunciou na ultima quinta-feira dia (01) algumas obras no campo da infraestrutura para o município de Luzilândia. Entre as obras está  a Praça da Juventude, que após 10 anos, entre recursos liberados e acusações entre gestores, ainda está sem conclusão. Através da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA) e da coordenadoria do Pró Piauí , Luzilândia vai ser beneficiada com as obras listadas à baixo: - Asfaltamento da via de acesso ao conjunto São Domingos - Recuperação da estrada vicinal que liga Luzilândia à Joca Marques. - Reforma da Ponte do Igarapé - Conclusão Praça da Juventude - Construção do Calçamento do Bairro Cajueirão - Construção do Calçamento Capim Grosso - Construção do Calçamento (que já começou) na região da Extrema - Recuperação da Orla da Ribeirinha! O complexo núcleo de esporte, recreação e lazer, conhecido popularmente como Praça da Juventude, é uma promessa de obra antiga, do ano de 2010, ainda no Governo da então prefeita Jan...

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informaçõe...