Pular para o conteúdo principal

Grupo Reboque realiza a 7° edição do Corso de Luzilândia em 2020

Há sete anos o Corso de Luzilândia é a grande atração do Carnaval de Rua da Cidade. De iniciativa do Grupo Reboque de Cultura, o evento leva fantasias, alegorias e alegria para as ruas no sábado de carnaval.
Desde que foi criado, em 2013, o Corso de Luzilândia vem se moldando à realidade local. Tradicionalmente os corsos carnavalescos são desfiles utilizando carros enfeitados, onde são premiados os que se destacam. Em Luzilândia o Corso arrasta a multidão pelas ruas, a maioria a pé, mas muitos de motos e carros acompanham o cortejo.
De acordo com a organização, nos anos anteriores algumas dificuldades no julgamento das fantasias pediam mudanças nas regras da competição, por isso, desde a sexta edição, foram pensadas novas categorias, como a Categoria Fantasias LGBTIQ+. “Foi um pedido dos nossos amigos LGBTs, devido os murmurinhos que surgiam quando algum deles ganhava a competição das fantasias. Algumas pessoas criticavam a regra que premia a fantasia e não o sexo da pessoa. Pensando nisso, resolvemos criar uma categoria só pra eles”, explica Júlia Ribeiro.
E no Corso de 2020 mais uma novidade vem aí, a melhor Fantasia de Casais também terá premiação. Além dessas, as melhorias fantasias na categoria masculina, feminina e infantil também serão premiadas.
No ano passado houve mudança também na categoria “Carros Alegóricos”, que passou a ser chamada de competição de grupos ou equipes. A ideia é contemplar os grupos que não conseguem competir com carros, mas que se organizam em conjunto para participar do evento.  “Percebemos que grupos de pessoas se juntaram para produzir as fantasias, mas sem o carro, então pensamos em contemplar esses. Porque em algumas edições disputa dos carros ficou entre dois grupos. Agora o que vai valer é a criatividade, com carro ou sem carro a equipe com o melhor desempenho levará a premiação”, comenta Julia.
Percurso
Ano passado, devido a localização do palco para a festa pública na Praça João José Filho, que dificultou o acesso ao local, o Corso mudou seu tradicional percurso, que era da Praça da Igreja de São Francisco à Praça João José Filho. Esse ano, o percurso voltará a sair da Igreja de São Francisco, com concentração marcada para as 17h com saída às 17h30, seguindo pelas principais avenidas da cidade até a Praça da Igreja de Santa Luzia, onde serão divulgadas as melhores fantasias, escolhidas pelos jurados que estarão entre os foliões fazendo suas avaliações.
Fonte: Clica Luzilândia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Homem condenado por estuprar e engravidar a enteada em Esperantina é preso

Um homem identificado como  Jose Leônidas da Silva , de 62 anos, foi preso pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (06) em Teresina, após cumprimento de mandado de prisão expedido pela Comarca de Esperantina. Ele havia sido condenado a 13 anos e 11 meses de reclusão em regime fechado, acusado de estupro contra a própria enteada. Consta que em 2005 o homem teria mantido relações sexuais com a enteada, menor de 14 anos, por três oportunidades, chegando inclusive a engravidá-la. Em todas as oportunidades, José Leônidas se valeu de chantagem emocional, no interior da residência da genitora da vítima e sempre quando a mesma se ausentava do local. O homem foi preso logo após participar de uma audiência telepresencial na Justiça Federal. Consta também que a sentença transitou em julgado em 27 de outubro de 2020 e logo em seguida foi expedido o mandado de prisão. José Leônidas será conduzido para a Penitenciária Regional de Esperantina, onde deverá cumprir a pena. Fonte: RevistaAZ