Header Ads

“Por muitos anos, vimos os jornalistas brasileiros lidarem com várias questões relativas à insegurança, que vão desde grupos criminosos que tentam silenciá-los até empresários e autoridades públicas corruptas que discordam com aquilo que eles reportam”

- Hannah Storm, diretora do International News Safety Institute (INSI)

Joaquim Pires está entre os 60 municípios que será contemplado com polo da Universidade Aberta

Na manhã desta quarta-feira (14) o governador Wellington Dias assinou as ordens de serviço para expandir a graduação a distância, através do Sistema Universidade Aberta do Piauí (Uapi). Entre os municípios está Joaquim Pires, que há muito tempo necessitava da implantação de um Pólo como este,visto que em outras cidades próximas já utilizam essa modalidade de ensino, exemplo é Luzilândia.


A oferta de cursos superiores na modalidade Ensino a Distância chegará até setembro deste ano a 60 municípios. Dezenas de escolas da rede pública estadual passarão por reformas de adaptação para receber os alunos da Uapi, com um investimento médio de R$ 35 mil e serão entregues até o mês de agosto deste ano.

Segundo o governador, serão ofertadas 3 mil vagas, por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi), o Sistema Universidade Aberta do Piauí tem como objetivo expandir o ensino superior à distância.

“Inicialmente será ofertado o curso de Administração, com 50 vagas por município. Pensamos no desenvolvimento e modernização do comércio local. Além de fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo, o curso ajudará a qualificar, inclusive, futuros gestores públicos”, explicou Wellington Dias.

O prefeito de Curimatá, Valdecir Júnior, falou em nome dos municípios beneficiados por este edital. “Agradecemos ao governador e a secretária Rejane Dias por levar o ensino superior aos lugares mais distantes do Piauí. Assim, poderemos sair da condição de expectadores para protagonistas do desenvolvimento através da Educação”, pontuou.

O segundo secretário da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e prefeito de Batalha, João Messias, representou a entidade na solenidade e destacou a importância do ato. “Esse é um momento histórico. Galgamos mais um passo em direção ao futuro, onde cada cidadão poderá ter seu curso superior sem sair de seu município. Posteriormente, poderão também cursar sua pós-graduação”, relatou.

O governador garantiu que até dezembro deste ano mais 77 municípios receberão polos da Uab, universalizando assim o ensino superior no Piauí.


Municípios beneficiados

Cajueiro da Praia; Cocal; Batalha; Brasileira; Domingos Mourão; Joaquim Pires; Lagoa de São Francisco; Matias Olímpio; Milton Brandão; São João do Arraial; Pedro II; Assunção do Piauí; Boa Hora; Buriti dos Montes; Cabeceiras; Capitão de Campos; Nossa Senhora do Nazaré; Juazeiro do Piauí; São João da Serra; São Miguel do Tapuio; Alto Longá; Altos; Barro Duro; Curralinhos; Jardim do Mulato; José de Freitas; Hugo Napoleão; Lagoa Alegre; Olho Água; Palmeirais; Teresina – zona Sul; Lagoa do Sítio; São Félix do Piauí; Santa Cruz dos Milagres; São Miguel da Baixa Grande; Belém do Piauí; Francisco Macedo; Padre Marcos; Fronteiras; Santana do Piauí; Vila Nova do Piauí; São Francisco do Piauí; Conceição do Canindé; Guaribas; Capitão Gervásio de Oliveira; Nova Santa Rita; Nazaré do Piauí; Socorro do Piauí; Bertolínia; Jerumenha; Landri Sales; Ribeiro Gonçalves; Avelino Lopes; Colônia do Gurguéia; Cristalândia; Cristino Castro; Curimatá; Currais; Palmeira do Piauí e Santa Filomena.

CCOM/Jornalesp, Editado.

Nenhum comentário

Comente mas não aumente

Todos os direitos autorais reservados a Ricardo Valle. Tecnologia do Blogger.