Pular para o conteúdo principal

O que é Educação Básica no Brasil

o-que-e-a-educacao-basica-no-brasil-
 O dia do professor está chegando vamos falar um pouco sobre educação, mas propriamente  a educação no BRASIL.
A educação básica nada mais é do que o nível de ensino correspondente aos primeiros anos de educação considerada escolar e formal. Este tipo de denominação é citada correspondente aos consoantes dos sistemas de educação que os ministram. Tudo isto em um conjunto específico de anos de escolaridade, o que vai de uma idade equivalente aos primeiros quatro a nove anos.

Sobre a Classificação da Educação Básica no Brasil

o-que-e-a-educacao-basica-no-brasil-1
Seguindo informações citadas através da Classificação Internacional Normalizada da Educação (ISCED), a educação básica deverá ser citada como por exemplo:
  • O primeiro estágio ou a educação primária, onde o usuário é um correspondente a sua aprendizagem básica da leitura, da escrita e também de todas as operações existentes matemáticas simples.
  • Ou ainda um segundo estágio ou ensino secundário inferior o que corresponde a uma boa quantidade da consolidação da leitura e também de toda a escrita bem como as aprendizagens básicas da língua portuguesa e a compreensão voltada para o meio social e natural totalmente envolvente.

Sobre os Sistemas de Educação

o-que-e-a-educacao-basica-no-brasil-7
Alguns sistemas considerados educativos, podemos citar em particular os de países em desenvolvimento devem até mesmo incluir na educação básica toda a educação do sistema realizado pré escolar, e ainda os vários tipos de programas de ensino da segunda oportunidade, estes relacionados a alfabetização de adultos dando assim uma boa oportunidade para os educandos que não frequentam de forma alguma o ensino regular. Estes que passam a concluir com todo o objetivo de uma educação para que se possa melhorar o seu desenvolvimento considerado social. Podemos citar em um contexto considerado mais genérico que a educação básica designa todo o conjunto de atividades educativas consideradas formais, além de não formais e informais, estas totalmente dedicadas e destinadas a satisfazer todas as necessidades básicas de aprendizagem, de forma geral correspondentes ao que seriam os primeiros estágios dos processos voltados para a alfabetização.

Sobre os Objetivos da Educação Básica

o-que-e-a-educacao-basica-no-brasil-4
Toda a oferta de educação básica é considerada universal e uma das grandes prioridades para começar os processos de mudanças sociais e de desenvolvimento sustentado dos países em vias existentes de desenvolvimento, por isso os objetivos do programa Educação para Todos contam com projetos específicos patrocinados pela Unesco para oferecer uma educação de ensino fundamental. Além de tudo isto, diversos estudos citam que a expansão de toda a educação básica deverá se repercutir diretamente em toda a melhoria existente de padrões que são voltados para a saúde pública e para a economia. Podemos citar também como outro benefício voltado a escolarização apesar de serem mais difíceis de medir, a melhoria da estabilidade política que muitas vezes resulta em uma criação de condições propícias determinadas ao desenvolvimento das várias democracias consideradas representativas para os direitos humanos.

Os Efeitos da Educação Básica na Vida da Sociedade

o-que-e-a-educacao-basica-no-brasil-10
Podemos citar como efeitos sobre a saúde pública voltados aos meios sociais que devem ser inclusas toda a redução de taxas de infecção pelo vírus HIV, além de uma grande melhoria das taxas de vacinação e ganhos considerado acentuados em toda a prevenção e tratamentos de doenças. Com isto em uma associação com todos estes determinados efeitos temos uma boa melhoria das condições de higiene e ainda ganhos diversos no que diz respeito ao tratamento de doenças. Em uma associação com os diversos efeitos existe também uma melhoria de condições de higiene e também ganhos acentuados quanto á nutrição das crianças.  Com todas as mudanças de comportamento, de forma geral associados com as mudanças induzidas é possível se perceber que com o estudo existe uma maior redução de taxas de mortalidade infantil e também de morbilidade considerada maternal.
o-que-e-a-educacao-basica-no-brasil-
É possível ainda se demonstrar seus efeitos em toda a redução da desigualdade de gêneros onde é possível se traduzir de forma geral em grandes ganhos em matérias dos direitos das mulheres e com isto em toda a sua taxa de participação no mercado de trabalho que cada vez vem aumentando mais. Levando em consideração um ponto de vista econômico, é possível se ter uma melhoria na qualidade de vida e também um aumento do poder de compra bem como na procura de serviços. Os vários tipos de efeitos sobre a democracia das sociedades resulta de um aumento de capacidades de compreensão dos vários mecanismos de resolução considerada não violenta bem como a existência de uma facilitação do acesso e informações consideradas confiáveis e das melhorias de autoconfiança e da compreensão de vários tipos de diferenças entre os grupos sociais.

Como Funciona a Educação do Brasil

educacao-brasileira-no-periodo-imperial-10
A educação básica deve compreender toda a educação infantil, e com isto o ensino fundamental e o ensino médio devem ter uma duração equivalente a mais ou menos dezoito anos. E com isto é durante este período de vida escolar que se toma posse de vários tipos de conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa. Este que deverá servir para uma toma da de consciência sobre o futuro profissional e todas as áreas de conhecimento que aos poucos melhor serão adaptadas.

Sobre os Objetivos do Ensino Básico

o-que-e-a-educacao-basica-no-brasil-11
O ensino básico tem como objetivo principal assegurar uma possível formação geral comum a todos os portugueses, este que lhes possa garantir uma boa descoberta e um desenvolvimento de seus interesses e aptidões, além de toda a sua capacidade de raciocínio, memória e ainda espírito crítico. Com isto toda a criatividade levada em conta em sentido moral e a sensibilidade estética promove uma realização interessante de harmonia com uma série de valores da sociedade moderna. Existe ainda a necessidade de ocorrer um desenvolvimento tanto físico como motor, e ainda valorizar todas as atividades consideradas manuais e promover o que seria a educação artística, de forma que pudesse sensibilizar para as várias formas de expressão estética, deletando com isto todo o estímulo das aptidões voltadas para os domínios. Além disto seria possível proporcionar uma aprendizagem voltada para uma primeira língua estrangeira e havia a existência da iniciação do aprendizado de uma segunda língua. Com isto existe o despertar de uma necessidade para melhorar a qualidade de vida e minimizar a violência existente no mundo atualmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Homem condenado por estuprar e engravidar a enteada em Esperantina é preso

Um homem identificado como  Jose Leônidas da Silva , de 62 anos, foi preso pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (06) em Teresina, após cumprimento de mandado de prisão expedido pela Comarca de Esperantina. Ele havia sido condenado a 13 anos e 11 meses de reclusão em regime fechado, acusado de estupro contra a própria enteada. Consta que em 2005 o homem teria mantido relações sexuais com a enteada, menor de 14 anos, por três oportunidades, chegando inclusive a engravidá-la. Em todas as oportunidades, José Leônidas se valeu de chantagem emocional, no interior da residência da genitora da vítima e sempre quando a mesma se ausentava do local. O homem foi preso logo após participar de uma audiência telepresencial na Justiça Federal. Consta também que a sentença transitou em julgado em 27 de outubro de 2020 e logo em seguida foi expedido o mandado de prisão. José Leônidas será conduzido para a Penitenciária Regional de Esperantina, onde deverá cumprir a pena. Fonte: RevistaAZ