Pular para o conteúdo principal

WhatsApp: entenda as setas verdes nas mensagens e evite brigas

Quantos desentendimentos e cobranças em vão já devem ter ocorrido entre namorados, amigos e parentes por algo tão pequeno (e erroneamente interpretado): os símbolos verdes de "tique" ao lado da mensagem no WhatsApp. Muita gente pensa que essa marca significa que a mensagem foi lida, quando na verdade indica apenas que ela foi entregue no celular da pessoa.
Segundo a seção de "Perguntas e respostas" do WhatsApp, as marcas verdes têm dois significados: 
Um "tique": mensagem entregue ao servidor. Significa que ela chegou à "central" do WhatsApp. A mensagem ainda não foi entregue ao destinatário. Para listar os possíveis motivos de isso ter acontecido, o aplicativo cita algumas situações:
- O telefone do destinatário pode estar desligado ou sem bateria.
- Ele pode estar dormindo, especialmente se estiver em outro fuso horário.
- Ele pode não estar conectado à internet (estar em elevador, em roaming ou sem créditos de dados).
- Ele pode ter visto a notificação na tela, mas não abriu o aplicativo para confirmar o recebimento da mensagem (muito comum no caso de destinatário com iPhone).
- Ele pode ter bloqueado você.
Dois "tiques": mensagem entregue ao telefone de seu parceiro de conversa. Não significa necessariamente que o destinatário leu a mensagem, apenas que ela chegou ao celular dele. Repetindo, de outra forma: o celular pode estar dentro do bolso ou da bolsa, a mensagem está ali no aplicativo, mas a pessoa não leu.
O WhatsApp explica ainda que no caso de mensagens em grupo, a pessoa sempre verá apenas um "tique" (o que indica que a mensagem foi entregue ao servidor)
Outras indicações mal-interpretadas
No alto da tela do chat, o WhatsApp indica o horário em que aquele contato foi visto pela última vez. Muitas pessoas interpretam isso como "ele esteve aqui tal horário e não leu a mensagem que enviei nesse mesmo horário".
O "visto pela última vez", segundo a própria empresa, indica o horário em que o contato saiu do WhatsApp. Se você enviou a mensagem e ela não foi respondida, a pessoa simplesmente pode não ter aberto a tela do seu chat: ela saiu do aplicativo sem ler o que você enviou.
Para quem tem Android, não é possível desligar essa marcação. Se você não quer ser "visto pela última vez" por alguém, deve bloquear esse contato. Já no iPhone, isso é possível em Opções > Opções de conversa> Avançado. Ao desabilitar "Visto por último" no aparelho da Apple, o aplicativo não mostra quando o usuário se conectou pela última vez (essa configuração leva até 24 horas para ser ativada). 
Por último, o aplicativo permite que você escolha se quer ver ou não a hora em que as mensagens foram enviadas ou recebidas. Ela aparece bem pequena ao lado dos balões do chat. De novo, isso não indica que "a pessoa leu a mensagem tal horário", só qual hora ela foi entregue no celular do destinatário.
Então, para ter sossego, evite ficar comparando esse horário ao do "visto pela última vez": eles têm significados diferentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vereador e suplentes do Solidariedade em Luzilândia declaram apoio à Deputada Janaína Marques

  O partido Solidariedade tem sofrido baixas no município de Luzilândia nesta nova legislatura que teve início este ano. Só nós últimos dias um vereador e dois suplentes declararam apoio à deputada Janaínna Marques (PTB), que pretende renovar seu mandato no ano vindouro.  Depois do vereador Dida do Barrocão, eleito com 433 votos, do ex vereador Cabeto, que obteve 413 sufrágios, ontem foi a vez do suplente de vereador Giuliano Saraiva, depositário de 354 votos na última eleição municipal.  Após o encontro, através de suas redes sociais, a Deputada e secretaria de infraestrutura, Janaínna Marques, agradeceu a receptividade e anunciou que seu mandado "sempre estará com os ouvidos abertos para ouvir o que interessa a nossa Cidade", pontuou. De acordo ainda com informações que circulam na Câmara de vereadores, o vereador Deusimar Lopes também não seguirá o solidariedade nas eleições do próximo ano, onde deverá votar no deputado estadual Nerinho, também do PTB. Fonte: Nor...

Prefeita Fernanda Marques divulga lista de obras para Luzilândia

A Prefeita Fernanda Marques anunciou na ultima quinta-feira dia (01) algumas obras no campo da infraestrutura para o município de Luzilândia. Entre as obras está  a Praça da Juventude, que após 10 anos, entre recursos liberados e acusações entre gestores, ainda está sem conclusão. Através da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA) e da coordenadoria do Pró Piauí , Luzilândia vai ser beneficiada com as obras listadas à baixo: - Asfaltamento da via de acesso ao conjunto São Domingos - Recuperação da estrada vicinal que liga Luzilândia à Joca Marques. - Reforma da Ponte do Igarapé - Conclusão Praça da Juventude - Construção do Calçamento do Bairro Cajueirão - Construção do Calçamento Capim Grosso - Construção do Calçamento (que já começou) na região da Extrema - Recuperação da Orla da Ribeirinha! O complexo núcleo de esporte, recreação e lazer, conhecido popularmente como Praça da Juventude, é uma promessa de obra antiga, do ano de 2010, ainda no Governo da então prefeita Jan...

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informaçõe...