Header Ads

“Por muitos anos, vimos os jornalistas brasileiros lidarem com várias questões relativas à insegurança, que vão desde grupos criminosos que tentam silenciá-los até empresários e autoridades públicas corruptas que discordam com aquilo que eles reportam”

- Hannah Storm, diretora do International News Safety Institute (INSI)

Wilson Martins e Átila Lira inauguram Polo e núcleo da UAB no município de Luzilândia-PI

Na busca de expandir e fortalecer o ensino superior no Piauí, o governador Wilson Martins e o secretário de Estado da Educação e Cultura, Átila Lira, inauguraram neste sábado (16), o Polo da Universidade Aberta do Brasil (Uab) no município de Luzilândia, localizado na região Norte do Estado.

O novo espaço educacional vai atender cerca de 320 alunos do ensino superior, oferecendo educação a distância de qualidade nos cursos de Química, Filosofia e Matemática. Com isso, os jovens daquela região ganham a garantia de uma boa qualificação sem precisar se deslocar para a capital.


Quem comemora esta iniciativa é a aluna Elvira Santos, que cursa o 4º módulo de Filosofia. "Ainda bem que temos esse espaço, pois é muito bom saber que posso fazer um curso superior aqui no meu município. Essa Uab é muito importante para os jovens aqui de Luzilândia", destaca Elvira.

Durante a solenidade de inauguração, Wilson Martins e Átila Lira se reuniram com estudantes e ouviram algumas sugestões para melhorar ainda mais o funcionamento da universidade. O governador e o secretário acreditam que o diálogo com os alunos é fundamental para diagnosticar pontos que precisam ser melhorados e assim oferecer uma educação com mais qualidade.


Após fazer o descerramento da placa da Uab, Átila falou da importância de ampliar a oferta de ensino superior no Piauí. "É nosso compromisso trabalhar para possibilitar aos nossos jovens uma boa educação. Com esse polo aqui em Luzilândia, muitas cidades vizinhas também serão beneficiadas aumentando o número de profissionais capacitados no nosso Estado, o que ajuda a garantir um futuro melhor para nossa gente", ressalta o secretário.


Segundo o gerente de redes da Uab, Orisvaldo Castro, para o bom desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem foram investidos cerca de R$ 365.000 (trezentos e sessenta e cinco mil reais) em reforma e ampliação da estrutura do prédio e equipamentos como carteiras, biblioteca, laboratório de informática e climatização.


Encerradas as atividades em Luzilândia, a comitiva do governo do Estado seguiu para o município de Matias Olímpio, onde foi inaugurado o Núcleo da Universidade Aberta do Brasil. Este funcionará como apoio do Polo de Luzilândia e oferecerá cursos técnicos nas áreas de Administração e Meio Ambiente.

O núcleo da Uab fica localizado no anexo da Unidade Escolar José Amável e também passou por melhorias na sua estrutura. Com a reforma, os alunos ganharam um ambiente climatizado, um kit tecnológico para as aulas de ensino a distância, além de laboratório de informática e biblioteca.


O governador Wilson Martins falou que essas são apenas parte das realizações que pretende construir no Estado. "Esse ano será de realizações para o Piauí, pois temos trabalhado para melhorar a qualidade de vida do nosso povo e vamos continuar fazendo no sentido de garantir o bom funcionamento em todas as áreas do governo" afirma Wilson.


Após observar a satisfação da comunidade escolar nos dois municípios com o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) na entrega das Uab’s e na manutenção das escolas da rede, Wilson Martins finalizou o seu discurso parabenizando Átila Lira pelo trabalho que ele vem desenvolvendo junto à secretaria.

"Quero parabenizar o secretário Átila pelo seu trabalho e compromisso aliado ao amplo conhecimento sobre a educação do Piauí. Ele é sem dúvida o melhor secretário de educação que esse Estado já teve", concluiu o governador.
Matéria do portal da secretária da educação e cultura-SEDUC

Nenhum comentário

Comente mas não aumente

Todos os direitos autorais reservados a Ricardo Valle. Tecnologia do Blogger.