Pular para o conteúdo principal

Conheça as Diferenças Entre Câmeras Profissionais e Digitais Compactas

Câmeras Reflex ou dSLR, também conhecidas como “profissionais” impõem um respeito maior por parecerem mais poderosas e de maior qualidade, disso ninguém discorda, mas dificilmente você encontrará alguém que saiba explicar o porquê disso. A verdade é que o princípio entre elas e as câmeras digitais comuns é o mesmo – a luz precisa atravessar as lentes, passar pelo diafragma e o obturador para então chegar ao sensor – só que a diferença está nos caminhos desse processo. Numa, todo o processo é analógico e noutra, a maior parte é digital e isso gera algumas diferenças bem peculiares entre as duas.

As Câmeras Reflex (dSLR)

Câmeras Reflex
Câmeras Reflex
Em máquinas menores e mais modernas, não existe mais a natureza analógica que as dSLR preservam. Ao olhar pelo visor analógico de uma dSLR, o que você vê é exatamente aquilo que a luz enxerga e é refletido por espelhos e um pentaprisma. Como essa imagem ainda não passou pelo sensor, é totalmente analógica. A luz só toca o sensor quando o botão de disparo é pressionado e nesses casos, o espelho que refletia a imagem para o visor analógico é levantado, o obturador se abre e a luz atinge o sensor. Só então a imagem é processada para então aparecer no visor LCD.

Toda Magia Antes do Disparo


Lente de Câmera
Lente de Câmera
Um grupo muito complexo de lentes de diversos formatos e tamanhos forma aquilo que conhecemos simplesmente como “lente”, tudo isso se combina pra formar o conjunto ótico da câmera. O diafragma se encontra no meio dela e possui uma abertura regulável. Enquanto não ocorre o disparo, a luz passa por esse conjunto e inverte a imagem, que bate primeiro no espelho.
Quando ela atinge esse espelho, que deve estar num ângulo exato de 45°, a luz é refletida para cima, passa por uma lente e uma tela de foco, até que chega ao pentaprisma. Há uma característica especial nesse prisma de cinco lados: ele reflete a imagem num ângulo exato de 90° e a inverte novamente, fazendo com que você enxergue o que realmente está vendo, sem qualquer distorção, através do visor analógico.

Uma Prévia


Câmera com Visor
Câmera com Visor
Essa opção é oferecida por algumas câmeras dSLR antes de capturar a imagem, já no LCD. Isso é muito bom, já que permite a você ter uma noção de como a foto vai ficar e fazer alguns ajustes sem a necessidade de olhar através do visor analógico. Em situações onde a câmera está numa posição que dificulta o acesso do rosto do fotógrafo a ela, esse tipo de função é ótima.
Não é a mesma coisa que olhar pelo visor pequeno, existem limitações: algumas câmeras limitam o tempo que você pode visualizar essa previa e outras não permitem que o foco seja alterado no momento do live preview.

Já no Momento da Captura da Imagem


Fotografo
Fotografo
Tanto a visualização analógica quanto a prévia acontecem apenas quando não está ocorrendo disparos, para que o fotógrafo tenha uma ideia de o que a lente está enxergando. Nesse momento não é possível ver alterações na abertura, velocidade de disparo e no balanço de cor, além das outras configurações, pois elas serão aplicadas somente quando a câmera estiver fotografando de fato.

As Câmeras Compactas Fazem um Resumo

Câmeras compactas
Câmeras compactas
Nas câmeras Reflex, todo o processo de captura de imagem é muito parecido com a fotografia analógica, onde o sensor faz o papel de filme. Esse é o única diferença entre as duas, enquanto que nas compactas, o processo é bem diferente e principalmente: digital.
A diferença começa na quantidade de modelos de câmera existentes no mercado, que é a principal delas. Há muitas marcas que fabricam as câmeras profissionais, mas os formatos são quase sempre os mesmos, isso porque a construção delas é feita de uma forma bem parecida, já com as compactas, não.

Muitas vezes os componentes mudam de lugar em câmeras compactas, em umas, enquanto o obturador está antes da lente, noutras ele pode ser encontrado na parte interna. No entanto, o processo é o mesmo entre todas elas: a luz passa primeiro pelo obturador, que se fecha somente no momento do disparo; em seguida a luz passa pela lente, sendo invertida nesse momento; ela atravessa o diafragma antes de chegar ao sensor, que tem abertura regulável e nele a imagem é processada, para que possamos vê-la no visor LCD.

As Vantagens e Desvantagens de uma Reflex

Câmera Profissional
Câmera Profissional
Nem sempre vale a pena investir tanto dinheiro numa câmera profissional, pois a maioria das pessoas que a compram, acabam não aproveitando todos seus recursos e com isso acabam tendo resultados inferiores aos que se estivessem usando uma compacta ou semiprofissional. Vale também lembrar que a qualidade da fotografia depende muito mais do fotografo que da máquina em si.
Numa Reflex temos mais opções de ajustes e ela é muito melhor em qualidade de imagem que uma compacta, mas ela também apresenta seus pontos negativos, se é que podemos chamar assim.
O preço é o principal deles, pois além de a máquina ser cara, o valor das lentes também é bem salgado e você precisará de algumas deles caso deseja explorar todos os tipos de ambientes e paisagens.
Há quem reclame do peso, mas isso não é nada para quem gosta de boas fotos.
Por último e mais comum: a dificuldade no manuseio. Ela costuma exigir alguns ajustes e não é tão interessante adquirir uma para fotografar sempre no automático, no entanto nada que não seja possível de aprender lendo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Suposta 'sucuri' gigante aparece em vídeo gravado em rio do Piauí;será?

Um vídeo gravado no município de Esperantina tem chamado a atenção das redes sociais nos últimos dias, intrigado e dividido internautas. As cenas foram gravadas no Rio Longá e mostra três adolescentes pulando de uma ponte direto nas águas, mas quando eles nadam para a margem, algo estranho acontece. Uma mancha no rio, semelhante ao formato de uma cobra gigante, ronda os meninos e permanece perto mesmo com a proximidade dos garotos. Não é possível precisar do que se trata, a pesar de muitos afirmarem que é uma sucuri gigante, mas pode ser apenas uma ilusão visual provocada pela correnteza. O que impressiona é que a mancha escura se move, ela sai de um lugar e vai para o outro, quase desaparecendo em seguida. Independente do que for, na região as pessoas estão mais cautelosas, principalmente depois da divulgação de uma noticia que u m homem foi engolido por uma píton de sete metros  na Indonésia. Cuidado nunca é demais. VEJA O VÍDEO E TIRE SUAS CONCLUSÕES Fonte: 18