Pular para o conteúdo principal

Piauí O Estado mais Descriminado do Brasil


 Estado do Piauí

 










Informações sobre o Piauí
População 2.673.176  Homens 1.310.255  Mulheres 1.362.921 
Área Total(km2) 252.379  Densidade pop. 11.00 
Fonte: IBGE
Estado em que o interior é mais desenvolvido que o litoral. Sua capital, Teresina, é a única do Nordeste que não esta as margens do Oceano Altlântico. Seu litoral é pequeno. São 66 Km de praias de águas mornas e coqueirais. O rio Parnaíba, que durante quase todo seu curso separa o Piauí do Maranhão desagua no Oceano formando o magnífico Delta do Parnaíba, com cerca de 80 ilhas que se espalham pelos canais. O estado ocupa uma área heterogênea, apresentando características de cerrado, da Amazônia e do Nordeste semi-árido. Seu solo é muito antigo, rico em achados pré-históricos e inscrições rupestres.

Parnaíba

Segunda cidade do Estado, a 366 Km de Teresina, com significativa infra-estrutura urbana e turística.

. Praia da Pedra do Sal - No litoral, a 15 Km do centro da cidade de Parnaíba; caracteriza-se por imensas rochas que invadem o mar, dunas a babaçuais ao fundo.

. Lagoa do Portinho - com 10 Km de extensão, é cercada por dunas exuberantes e manguezais.

Em Luis Correia

Praias de Luis Correia, do Coqueiro e da Atalaia - praias belíssimas, de águas claras, fácil acesso e cercadas de inúmeros bares e restaurantes.

São Raimundo Nonato

A 650 Km ao sul de Teresina, pesquisadores identificaram grande concentração de sítios pré-históricos, alguna possivelmente datados de 40 mil anos.

. Parque Nacional da Serra da Capivara, na Serra da Capivara, único Parque Nacional com ecossistema típico de caatinga. . Fundação Museu do Homem Americano (Missão Franco Brasileira de Pesquisa), o Parque foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade, pois inscrições rupestres, fósseis e utensílios pré-históricos fazem do local um dos mais importantes achado arqueológicos da atualidade.

Oeira

Antiga capital do Estado, 319 Km ao sul de Teresina, tombada como patrimônio histórico. Nela encontramos o mais importante conjunto arquitetônico e acervo de objetos do barroco do Piauí.

Delta do Parnaíba

Um verdadeiro santuário ecológico, em cerca de 80 ilhas e ilhotas, cercadas de igarapés e manguezais. Algumas ilhas são ainda virgens, todas cobertas de coqueirais e dunas. A maior ilha, a Grande de Santa Isabel, pode ser alcançada através de moderna ponte sobre o Rio Igaraçu, ligando-a à Cidade de Parnaíba.

Fonte: EMBRATUR










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Suposta 'sucuri' gigante aparece em vídeo gravado em rio do Piauí;será?

Um vídeo gravado no município de Esperantina tem chamado a atenção das redes sociais nos últimos dias, intrigado e dividido internautas. As cenas foram gravadas no Rio Longá e mostra três adolescentes pulando de uma ponte direto nas águas, mas quando eles nadam para a margem, algo estranho acontece. Uma mancha no rio, semelhante ao formato de uma cobra gigante, ronda os meninos e permanece perto mesmo com a proximidade dos garotos. Não é possível precisar do que se trata, a pesar de muitos afirmarem que é uma sucuri gigante, mas pode ser apenas uma ilusão visual provocada pela correnteza. O que impressiona é que a mancha escura se move, ela sai de um lugar e vai para o outro, quase desaparecendo em seguida. Independente do que for, na região as pessoas estão mais cautelosas, principalmente depois da divulgação de uma noticia que u m homem foi engolido por uma píton de sete metros  na Indonésia. Cuidado nunca é demais. VEJA O VÍDEO E TIRE SUAS CONCLUSÕES Fonte: 18