Pular para o conteúdo principal

PM afasta policiais suspeitos de torturar e matar homem em Luzilândia


A Polícia Militar do Piauí (PM-PI) afastou os policiais militares envolvidos na prisão de um homem de 43 anos que morreu, nessa sexta-feira (8), com suspeita de tortura no município de Luzilândia, a 250 km de Teresina. De acordo com a corporação, o homem foi preso depois de desobedecer a uma ordem de parada em uma barreira sanitária para Covid-19, na fronteira com o Maranhão.

Instituto Médico Legal de Parnaíba — Foto: Kairo Amaral/TV Clube
Instituto Médico Legal de Parnaíba — Foto: Kairo Amaral/TV Clube



De acordo com a tenente-coronel Elza Rodrigues, diretora de Comunicação Social da PM-PI, o Comando Geral determinou abertura de Inquérito Policial Militar através da Corregedoria. "Os policiais foram apresentados no Batalhão de Piripiri e foi determinado que o presidente do inquérito policial militar junte perícia e exames realizados pelo Instituto Médico Legal (IML) ao documento", informou a tenente-coronel.

A morte

Segundo a polícia, o homem recebeu ordem de parada na barreira sanitária e desobedeceu. A PM afirmou que ele ainda teria ameaçado o policial, dizendo portar uma arma branca. Em seguida, o homem fugiu e o policial solicitou reforço. Com a chegada do reforço, os policiais saíram em diligências e conseguiram localizar o homem. “Ele reagiu à prisão, mas foi preso e levado para a delegacia. Lá, ele foi recolhido à cela, por ordem da autoridade judiciária”, disse a tenente-coronel Elza Rodrigues. Momentos depois o homem passou mal e foi levado para o hospital, onde morreu.

Investigação

O caso é investigado pela Polícia Civil. Segundo o delegado Renato Pinheiro, que preside o inquérito, foi adotado o Protocolo de Istambul, aplicado em investigações de casos suspeitos de tortura ou outros crimes cruéis. No entanto, o delegado afirmou que as investigações ainda estão no início e que não há detalhes sobre a causa da morte e sobre a possível autoria. O laudo cadavérico deve ser realizado pelo Instituto Médico Legal de Parnaíba.

Leia a nota da PM na íntegra:

A PMPI diante dos acontecimentos da ocorrência policial na cidade de Luzilândia na tarde do dia 07/05/2020, presta as seguintes informações:

1.    A ocorrência teve início a partir de uma ordem de parada, não obedecida, em uma barreira sanitária.
2.    O indivíduo ainda teria ameaçado o policial militar que estava na barreira, fazendo menção de ter uma arma branca.
3.    O indivíduo fugiu, ocasião em que foi solicitado reforço.
4.    Com a chegada do reforço, os policiais saíram em diligências.
5.    Ao ser localizado, o indivíduo teria reagido, sendo contido e levado preso a delegacia.
6.    Ao chegar na delegacia o mesmo foi recolhido a cela, por ordem da autoridade judiciária.
7.    No final da tarde o indivíduo passou mal, sendo encaminhado ao hospital, onde veio a falecer no período da noite.
8.    Ao tomar conhecimento da ocorrência, o Comando Geral determinou abertura de Inquérito Policial Militar através da Corregedoria.
9.    Determinou ainda o afastamento dos policiais militares envolvidos na ocorrência, inclusive apresentando os mesmos no Batalhão de Piripiri.
10. Determinou ainda, ao presidente do inquérito policial militar, que seja juntado a perícia e exames realizados pelo Instituto Médico Legal.

Fonte: Por Lucas Marreiros, G1 PI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Homem condenado por estuprar e engravidar a enteada em Esperantina é preso

Um homem identificado como  Jose Leônidas da Silva , de 62 anos, foi preso pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (06) em Teresina, após cumprimento de mandado de prisão expedido pela Comarca de Esperantina. Ele havia sido condenado a 13 anos e 11 meses de reclusão em regime fechado, acusado de estupro contra a própria enteada. Consta que em 2005 o homem teria mantido relações sexuais com a enteada, menor de 14 anos, por três oportunidades, chegando inclusive a engravidá-la. Em todas as oportunidades, José Leônidas se valeu de chantagem emocional, no interior da residência da genitora da vítima e sempre quando a mesma se ausentava do local. O homem foi preso logo após participar de uma audiência telepresencial na Justiça Federal. Consta também que a sentença transitou em julgado em 27 de outubro de 2020 e logo em seguida foi expedido o mandado de prisão. José Leônidas será conduzido para a Penitenciária Regional de Esperantina, onde deverá cumprir a pena. Fonte: RevistaAZ