Pular para o conteúdo principal

TRE-PI proíbe Ismar Marques de fazer propaganda de pré-candidatura em Luzilândia

Após o juiz eleitoral de Luzilândia, Thiago Aleluia Ferreira de Oliveira, ter negado um pedido de liminar em uma ação impetrada pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) para impedir que a rádio Vale do Parnaíba Ltda permita que o ex-deputado Ismar Marques faça “propaganda eleitoral dissimulada” de sua pré-candidatura e, por consequência, proselitismo político (tentativa de enaltecer uma linha de ação) atacando e criticando adversários do município, o partido recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TER-PI) e conseguiu uma decisão inédita na região, “determinando, assim, que a emissora de rádio Super Vale FM Ltda abstenha-se de proporcionar ao pré-candidato, Sr. Ismar Aguiar Marques, tempo para promoção de sua pré-campanha no Programa “Momento Jurídico” e nos demais programas da rádio, sem que conceda oportunidade de espaço proporcional aos demais pré-candidatos”.

Foto: rio parnaiba

Devido a exiguidade do tempo, os doutores José Wagner da Costa Santos, Francisco das Chagas Alves Júnior e Gilberto de Simone Júnior, advogados do PTB em Luzilândia, impetraram Mandado de Segurança contra a decisão do juiz local, que tinha negado a liminar, junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) em Teresina.

Pela fundamentação do Mandado de Segurança sustentando o delito eleitoral, o juiz relator do TRE-PI, Charlles Max Pessoa Marques da Rocha, entendeu de conceder a liminar e determinar, de imediato, a suspensão da decisão do juiz de Luzilândia, para impor a suspensão do programa “Momento Jurídico” da referida rádio, com entrevista exclusiva para o ex-deputado Ismar Marques e sem a participação dos demais pré-candidatos nas eleições municipais.

O juiz do TER-PI diz em sua decisão que “o caso dos autos revela que o Sr. Ismar Aguiar Marques participa, periodicamente, de programa na Rádio Vale do Parnaíba Ltda., intitulado de “Momento Jurídico”, como comentarista. No referido programa, como se pode verificar nos áudios acostados à petição inicial do mandamus (ID 2916720), ele se apresenta abertamente como pré-candidato ao cargo de Prefeito no município de Luzilândia-PI. Durante as suas participações, o pré-candidato trata de temas de interesse geral do município, bem como realiza atos de pré-campanha quando faz menção à sua pretensa candidatura, fazendo críticas à administração atual, exalta as suas qualidades pessoais, inclusive enquanto gestor daquele município ou quando ocupou cargos políticos, expõe plataformas e projetos políticos, oferecendo soluções políticas aos problemas trazidos ao debate, pedindo apoio político do eleitorado”.

O juiz do é incisivo em sua decisão e diz: “Além disso, há aberta interação do público com o pré-candidato, na medida em que ele responde perguntas e os ouvintes podem deixar recados e pedidos diretamente a ele, como se vê no ID 2917520, em que uma eleitora faz pedido expresso de ajuda relativa ao seu fornecimento de energia que está interrompido e o pré-candidato pede que seja encaminhada uma foto da fatura de energia da eleitora para que ele possa resolver junto à empresa Equatorial. Outrossim, há nos autos trecho do programa em que uma eleitora enaltece a sua importância política para o município, nitidamente clamando pelo seu retorno no cenário eleitoral e declarando sua torcida ao pré-candidato (ID 2917020)”.

Quanto ao proselitismo político, o magistrado afirma que o ex-parlamentar faz uma “interação direta com os eleitores, os quais enaltecem as qualidades do pré-candidato e exaltam nítida preferência a ele ou mesmo lhe pedem favores, viola o pluralismo necessário à fomentação da diversidade política e a legitimidade da disputa consciente”.

O juiz Charlles Max considera que a conduta de Ismar Marques em Luzilândia como pré-candidato a prefeito “revela inequívoco desvirtuamento das atividades do programa, que se destina a prestar orientações jurídicas aos ouvintes”.

Diante das provas trazidas aos autos do Mandato de Segurança, o juiz diz que tanto a emissora de rádio quanto o pré-candidato não estão observando os dispositivos legais, na medida em que outros pré-candidatos não podem se valer de sua condição de profissional da comunicação social (referência a Ismar Marques), assumida quando participa semanalmente do programa como comentarista jurídico e que lhe confere amplo acesso aos eleitores, para praticar atos de pré-campanha vedados pela legislação.

No presente caso, diz ainda o juiz, o simples fato de não haver pedido explícito de voto não retira da conduta denunciada a ilicitude. É que a interpretação sistemática e até mesmo literal do art. 36-A conduz à conclusão de que o pré-candidato que possui o ofício de radialista pode praticar as ações descritas, como qualquer outro pretenso concorrente, em igualdade de condições.

Segundo ainda o juiz do TER-PI, Ismar Marques se coloca no papel de apresentador de programa de rádio e incide nas práticas elencadas no § 2º do mesmo artigo. “No que tange à rádio que veicula a propaganda extemporânea, possui sua cota de responsabilidade pelo ilícito, na medida em que, independentemente do tipo de contrato que mantém com os apresentadores e do aviso de que os programas são de inteira responsabilidade de ambos, para fins eleitorais, sobressai sua contribuição, por ação ou omissão, para que a ilegalidade aconteça, por meio de sua estrutura de transmissão”.

Pela decisão o juiz impõe a Ismar Marques e ao locutor da rádio uma sanção de multa prevista no art. 36, § 3º, da Lei n. 9.504/97, no patamar mínimo de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), de modo individual, a cada um dos representados.

“Desse modo (conclui o juiz), constatando-se a existência de propaganda eleitoral não tolerada pelo ordenamento jurídico, cabe ao juízo eleitoral o exercício de seu poder de polícia, para impedir ou suspender a conduta, interrompendo a sua veiculação”, ficando, pois, suspenso e fora do ar o programa “Momento Jurídico” apresentado por Ismar Marques em Luzilândia na rádio Vale do Parnaíba Ltda.

Fonte: JL/Redação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vereador e suplentes do Solidariedade em Luzilândia declaram apoio à Deputada Janaína Marques

  O partido Solidariedade tem sofrido baixas no município de Luzilândia nesta nova legislatura que teve início este ano. Só nós últimos dias um vereador e dois suplentes declararam apoio à deputada Janaínna Marques (PTB), que pretende renovar seu mandato no ano vindouro.  Depois do vereador Dida do Barrocão, eleito com 433 votos, do ex vereador Cabeto, que obteve 413 sufrágios, ontem foi a vez do suplente de vereador Giuliano Saraiva, depositário de 354 votos na última eleição municipal.  Após o encontro, através de suas redes sociais, a Deputada e secretaria de infraestrutura, Janaínna Marques, agradeceu a receptividade e anunciou que seu mandado "sempre estará com os ouvidos abertos para ouvir o que interessa a nossa Cidade", pontuou. De acordo ainda com informações que circulam na Câmara de vereadores, o vereador Deusimar Lopes também não seguirá o solidariedade nas eleições do próximo ano, onde deverá votar no deputado estadual Nerinho, também do PTB. Fonte: Nor...

Prefeita Fernanda Marques divulga lista de obras para Luzilândia

A Prefeita Fernanda Marques anunciou na ultima quinta-feira dia (01) algumas obras no campo da infraestrutura para o município de Luzilândia. Entre as obras está  a Praça da Juventude, que após 10 anos, entre recursos liberados e acusações entre gestores, ainda está sem conclusão. Através da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA) e da coordenadoria do Pró Piauí , Luzilândia vai ser beneficiada com as obras listadas à baixo: - Asfaltamento da via de acesso ao conjunto São Domingos - Recuperação da estrada vicinal que liga Luzilândia à Joca Marques. - Reforma da Ponte do Igarapé - Conclusão Praça da Juventude - Construção do Calçamento do Bairro Cajueirão - Construção do Calçamento Capim Grosso - Construção do Calçamento (que já começou) na região da Extrema - Recuperação da Orla da Ribeirinha! O complexo núcleo de esporte, recreação e lazer, conhecido popularmente como Praça da Juventude, é uma promessa de obra antiga, do ano de 2010, ainda no Governo da então prefeita Jan...

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informaçõe...