Pular para o conteúdo principal

Projeto escolar em Luzilândia chama atenção por recriar conceitos filosóficos em paralelo as artes


A escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia se renova constantemente ao longo do ano e movimenta o corpo discente em busca de novos conhecimentos através de projetos escolares.


Nesta terça-feira (19), nos turnos manhã e tarde foi realizada a culminância de mais um projeto interdisciplinar, Filosofarte propôs reconhecer a relevância da filosofia e da arte dentro do contexto contemporâneo e social, afim de expandir o conhecimento em sala de aula com o contexto artístico.  

O projeto FILOSOFARTE centrou sua atenção sobre uma proposta dinâmica para o ensino de filosofia, contextualizando os conteúdos filosóficos com as linguagens das artes poesia, pintura, música, dança, cinema, fotografia escultura e arquitetura. O projeto surgiu da necessidade de aproximar alunos e o conhecimento através das disciplinas, a fim de recriar conceitos filosóficos em paralelo as artes. Dessa forma, entende-se que o ensino dos conteúdos filosóficos pode levar ao desenvolvimento de uma postura autônoma em sala de aula e na sociedade. Por isso, a arte e a filosofia possuem uma tarefa substantiva para a formação educacional do ser humano, pois procuram despertar o pensar crítico, a sensibilidade e uma postura cidadã no contexto social em que vivemos.


O projeto foi realizado em duas etapas, a primeira correspondeu a teorias filosóficas sobre cada um dos pensadores propostos, com atividades semanais em grupos de pesquisa, onde foram lidos e debatidos textos, realizado seminários, exposições sobre o tema de cada sala. Na segunda etapa, os estudantes realizaram apresentações praticas no pátio da escola, cada turma desenvolveu uma apresentação onde correlacionou um filosofo às artes, apresentando ainda relatos critico-descritivos como forma de socialização das linguagens de artes observadas. 

Os estudantes em cada turno demonstraram criatividade em apresentações, compuseram poesias, apresentaram escultura viva, pintura caricatural em tela e no corpo, exemplares de obras filosóficas, exposição de fotografias em mural, escrituras antigas em papel estilo papiro, maquetes enfatizando a arquitetura, pintura caricatural em muro, canto coletivo com criticidade na letra, exposição cronológica de obras filosóficas e dança contemporânea. A produção das apresentações dos trabalhos foi pensada e realizada pelos estudantes com auxilio dos professores, o que favoreceu um crescimento considerável do olhar responsável sobre o desenvolvimento do projeto, como construção coletiva, centrada em uma metodologia participativa e investigativa.

As etapas de desenvolvimento do projeto foram pensadas no enfoque da práxis filosófica-artística, procurando estabelecer uma ligação entre conteúdos e realidade, por meio da sensibilização, contextualização, problematização, análise crítica dos conteúdos, debates e apresentação dos trabalhos, a nível de socialização da pesquisa. Para isso, foi utilizado como fontes norteadoras os filósofos Platão, Galileu Galilei, Voltaire, Santo Agostinho, Aristóteles, René Descartes, John Lock, São Tomas de Aquino, Sócrates, Nicolau Maquiavel, Immanuel Kant e Rousseau. 


O referido projeto contribuiu para a ampliação do olhar filosófico e estético dos estudantes, dentro de uma postura cidadã transformadora, a partir de uma proposta metodológica baseada no ensino de filosofia e arte inserida na realidade contextual do ensino médio. 

O projeto constitui-se no exercício imprescindível de auto-reflexão e, sobretudo, obra salutar a realização de um balanço crítico do conjunto de experiências inseridas no contexto da escola pública. Vale ressaltar a importância de compartilhar essa vivência tão significativa no que tange a  contribuição para a educação dos alunos. 
"São a partir de inserções como esta no cotidiano dos alunos, atividades ensino aprendizagem no contexto extra sala de aula, que surgem as possibilidades para estabelecer uma relação de proximidade com os professores e alunos, de modo que, tivemos a oportunidade de compreender essa dinâmica de interatividade construtiva como expressão dialógica da constituição criativa do saber, viabilizando os instrumentos (conhecimentos, metodologias, organização do trabalho) que assegurem aos alunos uma apropriação das matérias referentes aos estudos sobre os desdobramentos do pensamento filosófico". Comenta Ricardo Vale, professor idealizador do projeto.
No entanto, o projeto Filosofarte, teve ainda por objetivo introduzir os alunos ao universo da narrativa mitológica dos gregos, explicando os grandes temas relacionados às circunstancias da vida do homem no mundo. Explicar as origens dos fenômenos naturais, os fatos sociais e o desenvolvimento do comportamento humano, por meio de histórias fantásticas, cujos personagens são heróis e deuses míticos. A expressão do pensamento mítico da narrativa, foi o elemento responsável por construir uma ponte de passagem para o advento do logus (racionalidade), e foi isso que os alunos do 3º Ano B procuram repassar ai dramatizar o tão conhecido mito da caverna. 
"Esta perspectiva, surgiu com a ideia de trabalhar com a arte no contexto expositivo da narrativa dos mitos, pois acreditamos que ela pode cumprir um papel fundamental para que os alunos tenham melhores condições de aprender os conteúdos da narrativa mitológica ao recriar os mitos quando os incentivamos a dramatizar ou realizarem desenhos artísticos. A arte é um importante instrumento de expressão da linguagem, capaz de contribuir com a formação estética e cultural dos alunos, potencializando suas capacidades cognitivas para despertar a sensibilidade da percepção; possibilidade da expressão de sentimentos que aguçam a criatividade, despertando os sonhos oníricos da imaginação". Finaliza o professor. 
O trabalho contou com apoio das professoras Francisca Lima e Davlla  Aguiar, artes e filosofia respectivamente. Os alunos manifestaram grande entusiasmo com a atividade artística, elaborando com muita atenção os desenhos de recriação lúdica da narrativa mitológica. Desenvolvendo o trabalho em grupo, eles tiveram a possibilidade de manifestar a expressão do espírito de cooperação. 
 Blog Na Mira da Mídia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Homem condenado por estuprar e engravidar a enteada em Esperantina é preso

Um homem identificado como  Jose Leônidas da Silva , de 62 anos, foi preso pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (06) em Teresina, após cumprimento de mandado de prisão expedido pela Comarca de Esperantina. Ele havia sido condenado a 13 anos e 11 meses de reclusão em regime fechado, acusado de estupro contra a própria enteada. Consta que em 2005 o homem teria mantido relações sexuais com a enteada, menor de 14 anos, por três oportunidades, chegando inclusive a engravidá-la. Em todas as oportunidades, José Leônidas se valeu de chantagem emocional, no interior da residência da genitora da vítima e sempre quando a mesma se ausentava do local. O homem foi preso logo após participar de uma audiência telepresencial na Justiça Federal. Consta também que a sentença transitou em julgado em 27 de outubro de 2020 e logo em seguida foi expedido o mandado de prisão. José Leônidas será conduzido para a Penitenciária Regional de Esperantina, onde deverá cumprir a pena. Fonte: RevistaAZ