Pular para o conteúdo principal

Legislativo de Luzilândia aprova criação do Departamento de Trânsito

A Câmara Municipal de Luzilândia votou e aprovou na última sexta-feira (18) o projeto 03/2019 que dispõe sobre a criação do Departamento Municipal de Transito – DEMUTRAN, de autoria do poder municipal. Dos sete vereadores presentes, seis votaram a favor e um foi contrário ao projeto.
Imagem/Reprodução
O Projeto para a criação do Departamento de Trânsito foi um dos encaminhamentos da Audiência Pública  realizada em abril deste ano, e ficaria sob a responsabilidade da Prefeitura. A municipalização do Trânsito em Luzilândia já foi discutida na gestão passada, inclusive com a aprovação da Lei, mas o projeto, por ser impopular, não foi colocado em prática.
Os vereadores Gilmara do Napoleão, Fernando Aguiar, Zé Nilton, Junior Ema, Morgana Marques e Nazinha votaram favoráveis ao projeto que cria o Departamento de Trânsito. A vereadora Gilmara havia se mostrado contrária ao projeto, na sessão de apresentação do mesmo e pediu vista para melhor analisa-lo. Fernando Aguiar também se posicionou contra, chegando a anunciar seu voto contrário ao projeto, mas mudou de ideia, segundo ele, para atender o apelo de alguns representantes da comunidade.
Nas falas de alguns vereadores foi citado a impopularidade do projeto, mas o reconhecimento da necessidade de cumprir a Lei. A vereadora Gilmara lembrou que no projeto é previsto um trabalho de conscientização antes da punição e ressaltou a importância de respeitar o período de adaptação da população às novas regras.
O vereador Clisérgio Plácido foi o único vereador presente que votou contrário ao projeto. Em sua fala na Tribuna, ele leu um texto enviado pelo farmacêutico luzilandense Náiguel Castelo Branco, idealizador do Projeto “Protejo minhas ideias, uso capacete", que relatava o saldo positivo da campanha na época que foi executada no município.
Apesar do voto contrário, ciente da aprovação do mesmo, Clisérgio pediu que o município cumprisse o seu papel, a partir da aprovação do projeto. “Com essa aprovação que seja feito o que realmente é pra ser feito, que nãos seja como o projeto da COSIP, que votamos aqui e hoje não cumpre o que prometeu”, disse.
Náiguel Castelo Branco elogiou a postura dos vereadores que cumpriram com seu rito de regulamentar o que já é previsto na Lei 01/2013 e 04/2013 municipal, que trata da municipalização do trânsito onde está previsto a criação do departamento de trânsito, além da criação do Conselho Municipal de Trânsito, onde a população de Luzilândia pode e deve participar.
Naiguél explica que agora segue o processo de execução para o Poder Executivo, e o prazo dado a promotoria para que esta execução inicie é de 30 dias. “Luzilândia merece desenvolvimento, transito decente, menos violento, já perdemos muitas vidas, e outras mutiladas, isso interfere diretamente no PIB do município e despesas médico-hospitalares e danos emocionais”, explica.
Fonte: Clica Luzilândia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vereador e suplentes do Solidariedade em Luzilândia declaram apoio à Deputada Janaína Marques

  O partido Solidariedade tem sofrido baixas no município de Luzilândia nesta nova legislatura que teve início este ano. Só nós últimos dias um vereador e dois suplentes declararam apoio à deputada Janaínna Marques (PTB), que pretende renovar seu mandato no ano vindouro.  Depois do vereador Dida do Barrocão, eleito com 433 votos, do ex vereador Cabeto, que obteve 413 sufrágios, ontem foi a vez do suplente de vereador Giuliano Saraiva, depositário de 354 votos na última eleição municipal.  Após o encontro, através de suas redes sociais, a Deputada e secretaria de infraestrutura, Janaínna Marques, agradeceu a receptividade e anunciou que seu mandado "sempre estará com os ouvidos abertos para ouvir o que interessa a nossa Cidade", pontuou. De acordo ainda com informações que circulam na Câmara de vereadores, o vereador Deusimar Lopes também não seguirá o solidariedade nas eleições do próximo ano, onde deverá votar no deputado estadual Nerinho, também do PTB. Fonte: Nor...

Prefeita Fernanda Marques divulga lista de obras para Luzilândia

A Prefeita Fernanda Marques anunciou na ultima quinta-feira dia (01) algumas obras no campo da infraestrutura para o município de Luzilândia. Entre as obras está  a Praça da Juventude, que após 10 anos, entre recursos liberados e acusações entre gestores, ainda está sem conclusão. Através da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA) e da coordenadoria do Pró Piauí , Luzilândia vai ser beneficiada com as obras listadas à baixo: - Asfaltamento da via de acesso ao conjunto São Domingos - Recuperação da estrada vicinal que liga Luzilândia à Joca Marques. - Reforma da Ponte do Igarapé - Conclusão Praça da Juventude - Construção do Calçamento do Bairro Cajueirão - Construção do Calçamento Capim Grosso - Construção do Calçamento (que já começou) na região da Extrema - Recuperação da Orla da Ribeirinha! O complexo núcleo de esporte, recreação e lazer, conhecido popularmente como Praça da Juventude, é uma promessa de obra antiga, do ano de 2010, ainda no Governo da então prefeita Jan...

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informaçõe...