Pular para o conteúdo principal

Legislativo de Luzilândia aprova criação do Departamento de Trânsito

A Câmara Municipal de Luzilândia votou e aprovou na última sexta-feira (18) o projeto 03/2019 que dispõe sobre a criação do Departamento Municipal de Transito – DEMUTRAN, de autoria do poder municipal. Dos sete vereadores presentes, seis votaram a favor e um foi contrário ao projeto.
Imagem/Reprodução
O Projeto para a criação do Departamento de Trânsito foi um dos encaminhamentos da Audiência Pública  realizada em abril deste ano, e ficaria sob a responsabilidade da Prefeitura. A municipalização do Trânsito em Luzilândia já foi discutida na gestão passada, inclusive com a aprovação da Lei, mas o projeto, por ser impopular, não foi colocado em prática.
Os vereadores Gilmara do Napoleão, Fernando Aguiar, Zé Nilton, Junior Ema, Morgana Marques e Nazinha votaram favoráveis ao projeto que cria o Departamento de Trânsito. A vereadora Gilmara havia se mostrado contrária ao projeto, na sessão de apresentação do mesmo e pediu vista para melhor analisa-lo. Fernando Aguiar também se posicionou contra, chegando a anunciar seu voto contrário ao projeto, mas mudou de ideia, segundo ele, para atender o apelo de alguns representantes da comunidade.
Nas falas de alguns vereadores foi citado a impopularidade do projeto, mas o reconhecimento da necessidade de cumprir a Lei. A vereadora Gilmara lembrou que no projeto é previsto um trabalho de conscientização antes da punição e ressaltou a importância de respeitar o período de adaptação da população às novas regras.
O vereador Clisérgio Plácido foi o único vereador presente que votou contrário ao projeto. Em sua fala na Tribuna, ele leu um texto enviado pelo farmacêutico luzilandense Náiguel Castelo Branco, idealizador do Projeto “Protejo minhas ideias, uso capacete", que relatava o saldo positivo da campanha na época que foi executada no município.
Apesar do voto contrário, ciente da aprovação do mesmo, Clisérgio pediu que o município cumprisse o seu papel, a partir da aprovação do projeto. “Com essa aprovação que seja feito o que realmente é pra ser feito, que nãos seja como o projeto da COSIP, que votamos aqui e hoje não cumpre o que prometeu”, disse.
Náiguel Castelo Branco elogiou a postura dos vereadores que cumpriram com seu rito de regulamentar o que já é previsto na Lei 01/2013 e 04/2013 municipal, que trata da municipalização do trânsito onde está previsto a criação do departamento de trânsito, além da criação do Conselho Municipal de Trânsito, onde a população de Luzilândia pode e deve participar.
Naiguél explica que agora segue o processo de execução para o Poder Executivo, e o prazo dado a promotoria para que esta execução inicie é de 30 dias. “Luzilândia merece desenvolvimento, transito decente, menos violento, já perdemos muitas vidas, e outras mutiladas, isso interfere diretamente no PIB do município e despesas médico-hospitalares e danos emocionais”, explica.
Fonte: Clica Luzilândia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Homem condenado por estuprar e engravidar a enteada em Esperantina é preso

Um homem identificado como  Jose Leônidas da Silva , de 62 anos, foi preso pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (06) em Teresina, após cumprimento de mandado de prisão expedido pela Comarca de Esperantina. Ele havia sido condenado a 13 anos e 11 meses de reclusão em regime fechado, acusado de estupro contra a própria enteada. Consta que em 2005 o homem teria mantido relações sexuais com a enteada, menor de 14 anos, por três oportunidades, chegando inclusive a engravidá-la. Em todas as oportunidades, José Leônidas se valeu de chantagem emocional, no interior da residência da genitora da vítima e sempre quando a mesma se ausentava do local. O homem foi preso logo após participar de uma audiência telepresencial na Justiça Federal. Consta também que a sentença transitou em julgado em 27 de outubro de 2020 e logo em seguida foi expedido o mandado de prisão. José Leônidas será conduzido para a Penitenciária Regional de Esperantina, onde deverá cumprir a pena. Fonte: RevistaAZ