Pular para o conteúdo principal

Projeto Orientação Vocacional: Escola Luís Teixeira aproxima profissionais e estudantes através de palestras


A escola Estadual Luís Teixeira se destaca na realização de projetos no município de Luzilândia. Um dos diferenciais é a realização de palestras, que tem como objetivo aproximar os alunos a profissionais de diversas áreas.

 

A escolha de um curso superior acaba se tornando um grande desafio porque esta decisão costuma coincidir com a fase em que o jovem ainda tem pouco conhecimento sobre si. Em meio a um turbilhão de emoções, onde você busca saber quem é, o que quer e para onde quer ir, as datas dos vestibulares – e a família – o pressionam a escolher o curso que dará origem à sua vida profissional e adulta. Exatamente por isso, essa é uma fase cheia de dilemas.

A diversidade dos cursos é a primeira dificuldade que o jovem enfrenta na hora de decidir qual carreira seguir. À medida que o número de profissões aumenta, o mercado torna-se cada vez mais exigente e competitivo. Por esse motivo, pesquisar sobre as diversas áreas do conhecimento é muito importante para compreender os caminhos para onde cada profissão pode levar.

Outra duvida no caminho da escolha profissional é a influência externa. Muitas vezes, o real desejo do jovem fica em segundo plano e ele pode escolher o curso baseado na opinião de amigos e familiares. Quando isso acontece, aumentam as chances de ele desistir do curso no meio do caminho e voltar à estaca zero, normalmente, mais perdido do que antes e sem saber o rumo que deseja seguir. 
O colegial é um momento importante na vida dos jovens, devido às várias experiências vividas nesse período a escolha de uma profissão pode ser uma das mais perturbadoras, por isso o Projeto Orientação Vocacional leva para os alunos da U. E Luís Teixeira a experiência de profissionais luzilandenses em diversas áreas. No ultimo sábado (21) foi à vez dos estudantes conhecerem a Odontologia, que foi apresentada em uma palestra pelo profissional da área Dr. Arlen Veras, que enfatizou as principais especializações e suas características, tirou duvidas e respondeu aos questionamentos dos alunos. Abordou sobre a importância desse profissional, inclusive para a estética, "Odontologia não é só cuidar dos dentes, mas sim da face, da estética, do seu bem estar", comentou Arlen. 
Por isso a importância do Projeto Orientação Vocacional, pois através de palestras com profissionais, os alunos passam a conhecer diferentes áreas e ajudar na tomada dessa difícil decisão. "Atentos a esses pontos, as opções ficarão mais claras e a decisão será tomada com sabedoria e autoconsciência, por isso eu sempre aconselho às famílias que apoiem a escolha de seus filhos, afinal, quem seguirá aquela carreira serão ele e não os pais”, afirma Fernando Alves Coordenador pedagógico. 
Este ano a escola recebeu também o Fisioterapeuta Wennas Alves com a palestra através do projeto (Fisioterapia nas Urgências e Emergências: SUPORTE BÁSICO DE VIDA, que teve como objetivo capacitar alunos e professores do E. Médio, para a preparação em salvar vidas: atuação pré-hospitalar), além de cuidados básicos com a saúde no dia a dia. 
A escola também recebeu profissionais de outras áreas, num outro projeto realizado ainda este ano. O projeto Sociologando contou com a participação do Advogado Dr. Gilberto de Simone Jr, o mesmo trabalhou o tema Desate esse nó: redes, violência e sociedade, uma teia perigosa, O professor de inglês e líder de mocidade da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Manasses Oliveira abordou o tema Valores éticos religiosos no Brasil, respeito às diferentes opiniões. Já o psicólogo Rhaí Lima, tratou sobre o tema paradigmas para analise da violência de gênero, teve ainda a palestra com o médico Dr. Geraldo Pinto, que tratou sobre o tema As margens da cidade: Luzilândia, enfoques da realidade atual. Outra palestra bastante significativa foi sobre o tema: A influência positiva e negativa dos meios de comunicação na sociedade moderna, onde contou com a participação do Filosofo Juciê da Cunha. 



A gestão escolar acredita que cada um dos profissionais acrescenta um pouco de conhecimento e ajuda na escolha de cursos e na tomada de decisões futuras, e que projetos como estes afloram os pensamento critico e imaginário dos alunos, e contribuem de forma significativa da vida estudantil dos futuros profissionais que logo logo estarão ingressando ao ensino superior e ao mercado de trabalho. 


Blog Na Mira da Mídia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Homem condenado por estuprar e engravidar a enteada em Esperantina é preso

Um homem identificado como  Jose Leônidas da Silva , de 62 anos, foi preso pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (06) em Teresina, após cumprimento de mandado de prisão expedido pela Comarca de Esperantina. Ele havia sido condenado a 13 anos e 11 meses de reclusão em regime fechado, acusado de estupro contra a própria enteada. Consta que em 2005 o homem teria mantido relações sexuais com a enteada, menor de 14 anos, por três oportunidades, chegando inclusive a engravidá-la. Em todas as oportunidades, José Leônidas se valeu de chantagem emocional, no interior da residência da genitora da vítima e sempre quando a mesma se ausentava do local. O homem foi preso logo após participar de uma audiência telepresencial na Justiça Federal. Consta também que a sentença transitou em julgado em 27 de outubro de 2020 e logo em seguida foi expedido o mandado de prisão. José Leônidas será conduzido para a Penitenciária Regional de Esperantina, onde deverá cumprir a pena. Fonte: RevistaAZ