Pular para o conteúdo principal

Escolas do Pólo DNOCS realizam Desfile Cívico e chamam atenção pela diversidade de apresentações

Na tarde deste sábado (14) no Conj. 87 DNOCS, município de Luzilândia Norte do Piauí a U. E. Perímetro Irrigado I, juntamente com as demais escolas do Pólo DNOCS realizaram um desfile cívico pelas ruas da comunidade. 


O desfile em comemoração aos 197 anos de independência do Brasil este ano chamou atenção pela variedade de apresentações. Um evento tradicional que acontece durante o mês de setembro em todo o país e faz parte do calendário de muitas escolas. O desfile percorreu as principais ruas da comunidade mostrando o talento de centenas de alunos das escolas participantes. 

Os professores aproveitam a data para incentivar e demonstrar, além de conversar sobre pátria, história e direitos, atrelando diversos temas às passeatas pelas ruas da comunidade. O evento levou as crianças a desfilar nas ruas da comunidade, abordando temáticas de preservação ao meio ambiente, vestidas de arvores em chamas, e mostrando que o rio não é uma lata de lixo, as crianças saíram às ruas segurando cartazes uma forma de conscientização e protesto. 

Para a organização o desfile foi um sucesso “Estou feliz com resultado do nosso desfile muito participativo, muito bonito, agradeço as todas as escolas que participaram e todos os envolvidos, pais, alunos, professores, diretores. Agradeço a todos, principalmente aos estudantes que se empenharam no projeto e que abraçaram a causa e fizeram um desfile belíssimo com apresentações maravilhosas”. Comentou Juliane Santos gestora da escola.


Com o tema “Brasil o país da diversidade: O mundo está em nossas mãos”, a anfitriã Unidade Escolar Perímetro Irrigado I recebeu as demais escolas que fazem parte do Pólo DNOCS: Unidade Escolar Perímetro Irrigado II (Conjunto 90 DNOCS), Unidade Escolar Gonzaga Ferreira (São Raimundo), Unidade Escolar Dr. José Vilarinho (Angelim), o desfile contou com diversos pelotões, cada um deles trouxe um tema relevante, destaque para o pelotão SOS PLANETA TERRA - Amazônia em chamas, que procurou conscientizar sobre um fato preocupante para todo o mundo, as queimadas na Amazônia, teve ainda Os índios e a natureza, Os clássicos infantis, pelotão de Incentivo á pratica de esportes, As quatro estações, As meninas do voleibol, Representantes da comunidade local, que fizeram homenagem as principais profissões da comunidade, Os três representantes do poder municipal, estadual e federal, pelotão de alunos da EJA, Pelotão de conscientização ao Feminicídio, Pelotão de conscientização pela educação no trânsito, Politica do 5Rs, Pelotão a Natureza implora, Lenda do Saci e Cavalaria.


Segundo a pedagoga Socorro Paula, um dos objetivos do evento foi levar a paz para todos. “Quando utilizamos temáticas como o tema ‘Amazônia em chamas’, nosso objetivo é plantar uma semente de paz no coração das nossas crianças, demostrando que com amor ao próximo, solidariedade e respeito podemos construir um mundo melhor através da união dos povos e dos sonhos em comum. Reconhecendo a função social da escola, nosso desfile trouxe como tema a educação inclusiva, trabalhando com as crianças ações de inclusão escolar para que elas sejam incentivadas a respeitar a natureza, a temática envolveu toda comunidade escolar com intuito de promover um Brasil pacífico, com esperança de dias melhores”, declara.
Cada aluno desfilou mostrando o sentimento de civilidade e patriotismo em homenagem aos 07 de setembro, pais e a comunidade em geral prestigiaram a passagem dos pelotões nas principais ruas, enchendo de cores, alegria e movimento aquela comunidade.


“Resgatar o momento cívico na comunidade, tentando interagir a comunidade em parceria com as escolas, integrar e valorizar o talento de todos os alunos em seus mais variados temas, como o próprio tema trouxe, em sua diversidade, tivemos o proposito de tirar as crianças da sala de aula e envolve-los na cultura, uma forma de conhecer um pouco mais a história de nosso país através de um evento tradicional. Agradecemos a comunidade pela ajuda, os pais, alunos, funcionários, as escolas pela participação, enfim todos que se empenharam conosco para que esse evento fosse possível. Apesar das dificuldades, o evento foi satisfatório”. Finalizou Juliane Santos

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Blog Na Mira da Mídia, Fotos Ricardo Vale


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Homem condenado por estuprar e engravidar a enteada em Esperantina é preso

Um homem identificado como  Jose Leônidas da Silva , de 62 anos, foi preso pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (06) em Teresina, após cumprimento de mandado de prisão expedido pela Comarca de Esperantina. Ele havia sido condenado a 13 anos e 11 meses de reclusão em regime fechado, acusado de estupro contra a própria enteada. Consta que em 2005 o homem teria mantido relações sexuais com a enteada, menor de 14 anos, por três oportunidades, chegando inclusive a engravidá-la. Em todas as oportunidades, José Leônidas se valeu de chantagem emocional, no interior da residência da genitora da vítima e sempre quando a mesma se ausentava do local. O homem foi preso logo após participar de uma audiência telepresencial na Justiça Federal. Consta também que a sentença transitou em julgado em 27 de outubro de 2020 e logo em seguida foi expedido o mandado de prisão. José Leônidas será conduzido para a Penitenciária Regional de Esperantina, onde deverá cumprir a pena. Fonte: RevistaAZ