Pular para o conteúdo principal

Projeto escolar apresentado em Luzilândia se transforma em Revista Digital

Na manhã desta sexta-feira (12) foi realizada no pátio da Unidade Escolar Luís Teixeira em Luzilândia, a culminância do Projeto Sociologando: Fatores Sociais em Evidenciao projeto teve como concepção e proposta a participação dos alunos das turmas 1º A e B, 2º A e B e 3º A do Ensino Médio, turno manhã no que diz respeito à potencialização do ensino da sociologia, através de atividades realizadas em torno de um mês, um trabalho coletivo que se caracterizou principalmente pela integração dos diferentes setores da comunidade escolar, visto que cada tema trouxe um fator social em relevância.


A cada semana, em todas as turmas participantes os alunos realizaram atividades diversas: construção de um mural crítico, elaboração de cartazes, produção de vídeos (curta metragem), slides, criação de memes, cartuns, charges, elaboração, produção e ensaio de uma dramatização, palestra com a participação de cinco alunos e um profissional convidado, todos estes de acordo com o tema de cada turma.

Na conclusão do projeto foram apresentadas todas as atividades realizadas, a avaliação se deu através de uma competição educativa, onde cada turma teve que apresentar da melhor forma cada item, e ao final o professor idealizador com ajuda de outros dois professores convidados fizeram a somatória das notas pelo conjunto de execuções. O projeto foi transformando numa Revista Eletrônica, onde pode ser compartilhado em todas as mídias sociais. Confira a Revista clicando no link abaixo:



Segundo o professor Ricardo Vale o projeto visa motivar os alunos para o estudo aprofundado da disciplina Sociologia, fazendo-os reconhecer a relevância deste conhecimento para a realidade de suas vidas na escola e na comunidade, analisando e transformando em ação conteúdos estudados em cada capitulo.

“A Sociologia é a disciplina que se dedica a estudar os processos sociais de ensino e aprendizagem, bem como as relações sociais que compreendem os indivíduos inseridos neste meio e nestes processos.
Além disso, busca compreender os processos de socialização a partir de relações que não se dão apenas entre professores e alunos, visto que inúmeros outros sujeitos estão envolvidos, o projeto buscou instigar, e motivar os alunos a sair de sua zona de conforto, sair das paredes da escola, ir além dos muros”, enfatizou o professor.

O projeto teve como objetivo geral: Elencar e aprofundar conhecimentos importantes em cada capítulo do livro didático de Sociologia levando aos discentes obter um olhar crítico sobre a realidade, contribuindo de forma sistemática da aplicação aos conteúdos do ensino-aprendizagem da disciplina.

   Alunos do 1A fizeram uma charge criticando a infraestrutura da Avenida Porto Alegre, “as crateras”, a Avenida é dos pontos mais polêmicos da cidade, vítima de várias críticas. Os alunos ainda fizeram uma charge criticando a política de Luzilândia, onde todo ano os eleitores são feitos de bobos, enganados por falsas promessas que nunca mudam, entra gestor, saí gestor. "Precisamos mudar a cara da política luzilandense”, afirmou o aluno Luís Felipe. Os alunos ainda destacaram quem foi Raimundo Marques, Luís Teixeira, Gerson Castelo Branco entre outros.  

A dramatização do 3A relatou as cinco principais religiões no Brasil, onde as mesmas estão acorrentadas ao preconceito. O globo ao centro representou o respeito que deve haver entre elas, o mundo precisa aceitar uns aos outros. As diferenças, nenhuma é melhor que a outra e que quando você se importa com a religião alheia você deixa de praticar a sua. 


Confira algumas fotos do evento escolar:




































Blog Na Mira da Mídia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Homem condenado por estuprar e engravidar a enteada em Esperantina é preso

Um homem identificado como  Jose Leônidas da Silva , de 62 anos, foi preso pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (06) em Teresina, após cumprimento de mandado de prisão expedido pela Comarca de Esperantina. Ele havia sido condenado a 13 anos e 11 meses de reclusão em regime fechado, acusado de estupro contra a própria enteada. Consta que em 2005 o homem teria mantido relações sexuais com a enteada, menor de 14 anos, por três oportunidades, chegando inclusive a engravidá-la. Em todas as oportunidades, José Leônidas se valeu de chantagem emocional, no interior da residência da genitora da vítima e sempre quando a mesma se ausentava do local. O homem foi preso logo após participar de uma audiência telepresencial na Justiça Federal. Consta também que a sentença transitou em julgado em 27 de outubro de 2020 e logo em seguida foi expedido o mandado de prisão. José Leônidas será conduzido para a Penitenciária Regional de Esperantina, onde deverá cumprir a pena. Fonte: RevistaAZ