Pular para o conteúdo principal

Audiência na Câmara Municipal discute a Municipalização do Transito em Luzilândia

Realizada na manhã desta terça-feira (16), na Câmara Municipal de Luzilândia, a Audiência Pública que discutiu a Municipalização do Trânsito trouxe para debate possíveis medidas que vão regulamentar o trânsito no município. Durante a audiência ficou encaminhado, ainda, a criação de um Departamento de Trânsito, o projeto será de autoria da Prefeitura e deverá ser encaminhado à Câmara para apreciação e votação.

Prefeitura tem até 90 dias para apresentar projeto sobre o trânsito em Luzilândia
Foto: Clenildo Vale
A lei 9.503/97, no seu artigo 24, estabelece que compete ao município cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito. A discussão sobre a municipalização do Trânsito em Luzilândia já foi discutida em outras gestões, mas o projeto, por ser impopular, não foi colocado em prática.


Mais uma vez a pauta polêmica vem à discussão e caberá ao Prefeito Ronaldo Gomes, atual gestor, conduzir ou não, de acordo com a Lei, o trânsito no município. O representante do Ministério Público o Promotor, Dr. Carlos Rogério, destacou que a municipalização do trânsito é algo irreversível, mas que o prazo para a implementação das fiscalizações no trânsito em Luzilândia vai depender dos trâmites legais do projeto, que deverá ser enviado à Câmara em até 90 dias.



A Prefeitura também deverá criar um Departamento de Trânsito, e os profissionais que lá trabalharão terão que passar por treinamento.  Além disso, todas as vias terão que ser sinalizadas, tanto a sinalização horizontal, como a vertical.


Segundo o representante da Prefeitura na Audiência, o advogado João Carlos, todas as providências estão sendo tomadas sobre a pauta do trânsito. E informou ainda que a Prefeitura estuda a possibilidade de fazer um concurso público para agentes de trânsito. 
No projeto que está sendo preparado para ser enviado à Câmara existe a proposta de criação de um local de estacionamento para os carros que vêm do interior, a regularização dos horários de carga e descarga de caminhões, assim como também os horários específicos para esses circularem no centro da cidade; a fiscalização de menores condutores, entre outras providências.

Apesar de ser Lei, o Projeto de Municipalização do Trânsito em Luzilândia divide opinião. Para alguns comerciantes a fiscalização do trânsito pode afetar o comércio local, “isso possivelmente poderá limitar a vinda da população da zona rural, na maioria aposentados que são economicamente ativos”, argumentam. Os que são contra o projeto afirmam, ainda, que a população pobre não tem condições de arcar com todas as despesas que são exigidas na lei, como carteira de habilitação, emplacamentos e outros gastos.


Para quem defende a municipalização, a Lei precisa ser cumprida para que haja uma maior qualidade dos padrões de segurança no convívio entre motoristas e pedestres. Mas, a maioria defende que é necessário um tempo para essa adequação estar concluída. “As pessoas precisam entender que ao comprar um veículo, elas precisam pensar no todo, seja na carteira, no emplacamento da moto ou carro, essa é a Lei e ela só será cumprida quando for obrigatório”.


 Fonte:  Clica Luzilândia, com informações e fotos do repórter Clenildo Vale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vereador e suplentes do Solidariedade em Luzilândia declaram apoio à Deputada Janaína Marques

  O partido Solidariedade tem sofrido baixas no município de Luzilândia nesta nova legislatura que teve início este ano. Só nós últimos dias um vereador e dois suplentes declararam apoio à deputada Janaínna Marques (PTB), que pretende renovar seu mandato no ano vindouro.  Depois do vereador Dida do Barrocão, eleito com 433 votos, do ex vereador Cabeto, que obteve 413 sufrágios, ontem foi a vez do suplente de vereador Giuliano Saraiva, depositário de 354 votos na última eleição municipal.  Após o encontro, através de suas redes sociais, a Deputada e secretaria de infraestrutura, Janaínna Marques, agradeceu a receptividade e anunciou que seu mandado "sempre estará com os ouvidos abertos para ouvir o que interessa a nossa Cidade", pontuou. De acordo ainda com informações que circulam na Câmara de vereadores, o vereador Deusimar Lopes também não seguirá o solidariedade nas eleições do próximo ano, onde deverá votar no deputado estadual Nerinho, também do PTB. Fonte: Nor...

Prefeita Fernanda Marques divulga lista de obras para Luzilândia

A Prefeita Fernanda Marques anunciou na ultima quinta-feira dia (01) algumas obras no campo da infraestrutura para o município de Luzilândia. Entre as obras está  a Praça da Juventude, que após 10 anos, entre recursos liberados e acusações entre gestores, ainda está sem conclusão. Através da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA) e da coordenadoria do Pró Piauí , Luzilândia vai ser beneficiada com as obras listadas à baixo: - Asfaltamento da via de acesso ao conjunto São Domingos - Recuperação da estrada vicinal que liga Luzilândia à Joca Marques. - Reforma da Ponte do Igarapé - Conclusão Praça da Juventude - Construção do Calçamento do Bairro Cajueirão - Construção do Calçamento Capim Grosso - Construção do Calçamento (que já começou) na região da Extrema - Recuperação da Orla da Ribeirinha! O complexo núcleo de esporte, recreação e lazer, conhecido popularmente como Praça da Juventude, é uma promessa de obra antiga, do ano de 2010, ainda no Governo da então prefeita Jan...

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informaçõe...