Pular para o conteúdo principal

Professora da escola Luís Teixeira incentiva alunos a criar projetos científicos


A professora de língua portuguesa Luzia Nilma da Unidade Escolar Luís Teixeira em Luzilândia, pela primeira vez desenvolveu junto aos alunos da referida escola a produção de um trabalho cientifico. O projeto envolveu alunos do turno manhã, e contou com a participação das turmas do 2º ano, mas o foco principal foi os alunos do 3º ano, visto que estes estão deixando a escola e logo se tornarão futuros universitários. 

Para os alunos do segundo ano foram analisadas obras de Machado de Assis como o Alienista, já no terceiro ano, alguns alunos adotaram obras nacionais  para fundamentar o referencial teórico. O projeto buscou inserir os alunos do ensino médio em praticas de pesquisa universitária, incentivando o interesse pela ciência, além de conhecer as principais formas de produção cientifica, bem como a estrutura dos principais tipos de trabalhos acadêmicos.


Na manhã desta sexta-feira (25), após passar por diversos dias sob orientações, os alunos apresentaram seus trabalhos no pátio da escola. A convite da professora foi formada uma banca examinadora formada por professores da própria instituição, que simulou exatamente uma "Defesa de TCC". 

Os critérios de avaliação da banca perfizeram grupos de questões como a apresentação e o trabalho escrito entre outros, também foram observadas a postura dos oradores, a imagem que eles passaram, ou ainda se explicam de forma clara e objetiva, por fim como estavam os slides além da estrutura do trabalho.

A professora percebeu que muitos alunos, principalmente do terceiro ano, estavam aceitando desafios cada vez mais difíceis.  E se sentiu tocada a lançar mais um. Segundo ela, é isso que motiva a aprendizagem. Os alunos abraçaram o desafio de fazer um projeto de pesquisa em estilo TCC, para investigar situações vivenciadas por eles, dentro e fora da escola.

A exemplo foram apresentados trabalhos voltados para a Qualidade da merenda e evasão escolar, Bullying na escola, Preconceito racial e homofobia no ambiente escolar, Problemas enfrentados pela população de baixa renda da cidade de Luzilândia, Melhorias na limpeza do mercado publico, entre outros. Todos voltados à Unidade Escolar na qual participam. "O resultado foi surpreendente. Houve uma dupla que aproveitou as olimpíadas para preparar seu projeto sobre a prática de esporte na escola. A meu ver, temos alunos prontinhos para adentrarem em um curso superior". Enfatizou a professora.




A professora nos conta que ao corrigir TCC's de algumas instituições, percebeu o despreparo de alguns acadêmicos. "Eu vi que estávamos errando no ensino médio" desabafa. Perguntamos para a professora: Este foi o ultimo projeto que a escola deu apoio ainda para o aluno letivo de 2018, ou seja foi de suma importância. Você acha que a escola deveria incentivar mais projetos como este?

"A escola está recheada de bons projetos. Acredito que este veio pela primeira vez e vai ficar. Por conta da boa aceitação, tanto por parte da direção e coordenação como também por parte do alunado". Afirma. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Homem condenado por estuprar e engravidar a enteada em Esperantina é preso

Um homem identificado como  Jose Leônidas da Silva , de 62 anos, foi preso pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (06) em Teresina, após cumprimento de mandado de prisão expedido pela Comarca de Esperantina. Ele havia sido condenado a 13 anos e 11 meses de reclusão em regime fechado, acusado de estupro contra a própria enteada. Consta que em 2005 o homem teria mantido relações sexuais com a enteada, menor de 14 anos, por três oportunidades, chegando inclusive a engravidá-la. Em todas as oportunidades, José Leônidas se valeu de chantagem emocional, no interior da residência da genitora da vítima e sempre quando a mesma se ausentava do local. O homem foi preso logo após participar de uma audiência telepresencial na Justiça Federal. Consta também que a sentença transitou em julgado em 27 de outubro de 2020 e logo em seguida foi expedido o mandado de prisão. José Leônidas será conduzido para a Penitenciária Regional de Esperantina, onde deverá cumprir a pena. Fonte: RevistaAZ