Pular para o conteúdo principal

Destaque no Enem: Alunos da rede estadual de Luzilândia ultrapassam 900 pontos

Alunos da rede estadual de Luzilândia ultrapassam 900 pontos e se destacam na redação do Enem

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira (18) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, e mais uma vez estudantes da rede estadual de ensino de Luzilândia se destacaram obtendo ótimas notas na redação, alguns deles superando os 900 pontos na dissertação.

A nota maior entre esses estudantes de Luzilândia que se destacaram no exame foi a do jovem Alysson Alves, de 16 anos, estudante da Unidade Escolar Luís Teixeira, ele atingiu 980 pontos na redação. Além dele, outros alunos da rede estadual também obtiveram boa avaliação na redação.

Alysson já havia feito o Enem nos dois anos anteriores do ensino médio na modalidade treineiro, além disso, ele conta que começou uma rotina de estudos ainda em 2017, chegando a estudar cerca de 7 horas diárias nas férias. “Assim que o ano letivo iniciou, minha rotina ficou mais apertada, pois a manhã toda era tomada pela escola, e chegava em casa exausto, porém fui me adaptando aos poucos”, conta. Alysson está com grande expectativa de aprovação no curso de Medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O bom desempenho de Alysson é motivo de orgulho para a família, principalmente para seus pais, que destacam a dedicação do filho aos estudos. “Em 1° lugar a gente agradece a Deus pelo o sucesso do meu filho, mas temos que destacar a dedicação dele. Nesse período que antecederam as provas, nós vimos ele se abster em alguns momentos de estar entre nós, amigos e família, para se dedicar e focar no seu objetivo, que era ter êxito na prova do Enem!”, destaca Alex Alves, pai de Alysson.

Gardênia Boiba, diretora da escola estadual Luís Teixeira, comemora o resultado dos alunos da instituição e destaca que a pontuação é o resultado da dedicação de toda equipe da escola, e dos pais, e do acompanhamento constante em todas as atividades e projetos desenvolvidos na escola. “Como costumamos dizer: 'Todos por uma educação pública de qualidade' isso faz a diferença; e é exatamente isso que conseguimos fazer; articular a todos esses seguimentos em função da aprendizagem dos estudantes! E o resultado final é sentido no sucesso deles, que é também o nosso sucesso!”, destaca a educadora.

Outros alunos da Unidade Escolar Luís Teixeira que obtiveram excelentes notas. A proposta da redação do Enem 2018 foi "manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet". Ao total, dos 4,1 milhões de candidatos, somente 55 tiveram a nota máxima na prova. Já 112.559 alunos zeraram a redação.

O tema da redação mesmo parecendo fácil, por está em discussão, também era complexo e exigiu dos estudantes foco para não fugirem do tema. Para Alan Lopes, de 17 anos, que fez 920 pontos na redação, o tema não o surpreendeu porque a exemplo dos outros anos, o Inep sempre tenta surpreender os candidatos. Para ele, o segredo é ler com atenção os textos motivadores e compreender o tema para atender aos critérios da avaliação.

“À princípio, eu não sabia o que significavam algoritmos, que era exatamente a palavra correta para falar dos dados que manipulam usuários na rede, mas ali é um jogo e você tem que saber usar estratégias e lendo os textos motivadores, lembrando das diversas redações que fiz durante o ano e dos diversos temas semelhantes que trabalhei com minha equipe excelente de cursinho, senti meu texto fluente e condizente à proposta. Graças a Deus, deu certo!”, explica o estudante, que com sua excelente nota está decidindo se concorre a uma vaga em Medicina  ou Direito.

Alan cita o cursinho JM Cursos como também responsável pelo seu bom resultado, ele, assim como a grande maioria dos alunos que tiveram excelência na Nota do Enem, foram alunos do  cursinho preparatório, que é formados por professores da região de Luzilândia.

Fonte: Jornalista Paula Andreas/ Clica Luzilândia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Homem condenado por estuprar e engravidar a enteada em Esperantina é preso

Um homem identificado como  Jose Leônidas da Silva , de 62 anos, foi preso pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (06) em Teresina, após cumprimento de mandado de prisão expedido pela Comarca de Esperantina. Ele havia sido condenado a 13 anos e 11 meses de reclusão em regime fechado, acusado de estupro contra a própria enteada. Consta que em 2005 o homem teria mantido relações sexuais com a enteada, menor de 14 anos, por três oportunidades, chegando inclusive a engravidá-la. Em todas as oportunidades, José Leônidas se valeu de chantagem emocional, no interior da residência da genitora da vítima e sempre quando a mesma se ausentava do local. O homem foi preso logo após participar de uma audiência telepresencial na Justiça Federal. Consta também que a sentença transitou em julgado em 27 de outubro de 2020 e logo em seguida foi expedido o mandado de prisão. José Leônidas será conduzido para a Penitenciária Regional de Esperantina, onde deverá cumprir a pena. Fonte: RevistaAZ