Pular para o conteúdo principal

Juventude de Luzilândia realiza evento em favor do enfrentamento aos ciclos de violência contra a mulher

No ultimo domingo (09) foi realizado na  paróquia de Santa Luzia em Luzilândia o primeiro PAZ PARA AS MARIAS, organizado pelo grupo JASC - Jovens a Serviço de Cristo, membros da  PJ (Pastoral da Juventude) da referida cidade.


O objetivo do evento foi levantar a bandeira em prol da Campanha Nacional da Juventude 2018 que trata do combate aos ciclos de violência contra a mulher e chamar atenção para o alarmante numero de casos na cidade.

A abertura aconteceu após as 8h da manhã, onde foi feita a acolhida, em seguida foi oferecido o café da manhã, a  mística de abertura com os momentos de meditação foi feita pela Ir. Marli de Murici dos Portelas, e teve a participação do Eduardo Diniz coordenador nacional da juventude da cidade de Parnaíba. As oficinas foram ministradas por Daiane e Leide das cidades de Parnaíba e Esperantina respectivamente.



Para o enriquecimento do encontro contou-se com a participação de algumas palestrantes como psicóloga Andreza Teles, e a advogada Dra Aparecida Lira, ainda tiveram as rodas de conversas ministradas por Nilzete de Parnaíba e por Laercio Paiva da cidade do Morro do chapéu.

Estiveram presentes, jovens de várias Paróquias como Esperantina, Joaquim Pires, Murici dos Portelas, Parnaíba, Morro do chapéu, Joca Marques, Madeiro e Matias Olímpio, além dos anfitriões da Paróquia de Luzilândia.

"Escolhemos esse tema não só porque partiu do Pastoral da Juventude-CNBB, que trabalha a CAMPANHA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO AOS CICLOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, mas pela necessidade de falar sobre tal realidade, não só nacional, como em nossa cidade, este foi tema de discussão de alguns jovens do nosso grupo, alguns se viam assustados com os casos de violência contra a mulher, assim resolvemos organizar o evento e contar com a presença dos jovens e de nossos convidados a fim de discutir e criar estratégias favoráveis ao tema". Comentou Mayra Isabele- Coordenadora do JASC de Luzilândia.

Nem sei por onde começar a agradecer,  pois cada um de vocês que estiveram aqui foi uma peça fundamental para fazer com que esse projeto viesse acontecer. Pra nós o projeto PAZ PARA AS MARIAS foi mais que importante por dois motivos: 1° porque era abordando um tema muito importante para nossa sociedade, e 2° porque foi nosso primeiro projeto, nosso primeiro encontro recebendo vários jovens . Obrigada a todos os jovens que veio de longe pra está conosco.  Obrigada ao CN na pessoa de Eduardo Diniz, a coordenação Diocesana, a Irmã Marly, que nos apoiaram nesse projeto.  Ao Laércio que nos ajudou desde o início, Agradeço tanto a Deus por ter nos dado essa tão grande oportunidade e força, por meio as dificuldades, e não nos deixou desistir.  Obrigada cheio de orgulho ao Grupo JASC que mostrou serviço na organização, que correu atrás, se manteve unido até o fim. Peço desculpas por algo que deixamos de fazer, se ficou algo a desejar. Muito obrigado a todos! Ponderou Laiane Nunes- Vice coordenadora.

Ao todo os envolvidos consideram impar a realização do evento, foi sem duvida um belíssimo momento, onde foram expostas as propostas e os objetivos da Campanha. Vale ressaltar que essa campanha é um sinal profético e fruto de um clamor da nossa juventude vinda de todos os cantos do Brasil. A prioridade do evento foi Promover uma Campanha para o Enfrentamento dos ciclos de violência (simbólica, psicológica, financeira, doméstica, sexual, midiática) contra as mulheres. No encerramento foi feita uma caminhada pela cidade em seguida foi realizada uma missa na igreja matriz.

Quero agradecer a todas as caravanas que estiveram presentes, e as todas as pessoas que estiveram envolvidas nesse encontro,  a todos os grupos da nossa paroquia de Santa Luzia, principalmente a Pastoral da família, e ao Padre Ronaldo pelo apoio a juventude, parabenizo o grupo JASC pelo esforço, juntos podemos fazer muito mais. Pedimos paz, que acabe o numero de Feminicídio, menos atos de violência contra as mulheres, gritamos juntos: PJ PELA VIDA E PAZ PARA AS MARIAS! Finalizou Mayra.

Veja algumas imagens do evento religioso:






Blog Na Mira da Mídia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Homem condenado por estuprar e engravidar a enteada em Esperantina é preso

Um homem identificado como  Jose Leônidas da Silva , de 62 anos, foi preso pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (06) em Teresina, após cumprimento de mandado de prisão expedido pela Comarca de Esperantina. Ele havia sido condenado a 13 anos e 11 meses de reclusão em regime fechado, acusado de estupro contra a própria enteada. Consta que em 2005 o homem teria mantido relações sexuais com a enteada, menor de 14 anos, por três oportunidades, chegando inclusive a engravidá-la. Em todas as oportunidades, José Leônidas se valeu de chantagem emocional, no interior da residência da genitora da vítima e sempre quando a mesma se ausentava do local. O homem foi preso logo após participar de uma audiência telepresencial na Justiça Federal. Consta também que a sentença transitou em julgado em 27 de outubro de 2020 e logo em seguida foi expedido o mandado de prisão. José Leônidas será conduzido para a Penitenciária Regional de Esperantina, onde deverá cumprir a pena. Fonte: RevistaAZ