Pular para o conteúdo principal

Primeira turma de Pedagogia do pólo UAB de Luzilândia apresenta o TCC

Neste sábado (23), alunos da primeira turma do curso de Pedagogia EaD UAB – Polo Luzilândia/UFPI estiveram no campus para apresentação dos trabalhos de conclusão de curso – TCC.
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé
Foto: Perfil/Facebook
“Nós reconhecemos o valor destes trabalhos, nestes os alunos adquiriram o poder da leitura, da autonomia e da reflexão crítica e construtiva, com muito esforço e dedicação aos propósitos da Educação a Distância”, destaca a coordenadora do Pólo de Luzilândia, professora Ludmila Riotinto
A apresentação final do curso se deu por meio de exposição oral. Ao todo foram 08 grupos que dissertaram para uma banca de docentes, formada por avaliadores internos (professores do curso de Pedagogia da Instituição) e externos (professores convidados), cada banca composta por três professores, um orientador e dois examinadores.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e área interna
Os estudantes abordaram assuntos como a Afetividade e aprendizagem no ensino fundamental, a Leitura e escrita na educação infantil, a Utilização da música na educação infantil, Bullying na escola- uma analise critica da educação, Alfabetização e letramento e sua importância no ensino fundamental, dentre outros. De acordo com a professora Hellen Matildes, todos os grupos tiveram seus trabalhos aprovados, os estudantes superaram a expectativa da banca. “Proporcionaram a oportunidade de demonstrar o aprofundamento temático e o aprimoramento de sua capacidade de interpretação e crítica, o que contribui para a formação teórico-prática de cada um deles”, frisa.

A imagem pode conter: 12 pessoas, incluindo Léia Monteiro, ̶R̶i̶c̶a̶r̶d̶o̶ V̶a̶l̶l̶e̶ e Estefania Abreu, pessoas sorrindo, pessoas em pé

No ano de 2014 foi ofertado para o polo de Luzilândia-UAB EaD cinco cursos: Pedagogia 100 vagas, Inglês 100 vagas, Filosofia 50 vagas, Administração 50 vagas e Geografia 50 vagas, momento de fundamental importância para os alunos que alguns estavam concluindo o ensino médio, outros com termino há alguns anos, pra região um marco na educação, colocar uma grande quantidade de alunos na vida acadêmica, 350 alunos, oportunidade aos alunos das cidades circunvizinhas a primeira graduação. A aula inaugural aconteceu no dia 27 de setembro de 2014, hoje se formando no pólo após esses 4 anos acadêmicos de municípios e do estado vizinho Maranhão, (Santa Quitéria, Magalhães de Almeida), outros ainda de Joca Marques, Madeiro, Luzilândia, Esperantina, Morro do Chapéu, Matias Olímpio, Campo Largo, Joaquim Pires, e Porto. 

Além de alguns cursos estarem finalizando agora este ano, existem outros em andamento.
"Você estudar dentro de casa é a melhor coisa, e quando se tem professores qualificados que ampara esses alunos melhor ainda. pra mim é uma satisfação grande ver os alunos hoje defendendo seus TCC's, fizeram suas pesquisas, coletaram seus dados e hoje demonstraram segurança em suas apresentações, estar junto com eles eu ensinei mais do que aprendi" Comentou Estefânia Abreu tutora presencial  desde o inicio do curso.


Na composição das bancas foram convidados e estiveram presentes grandes professores de Luzilândia, dentre eles especialistas como Lucas Brito, Professora Rosilda Ramos, Professor Francisco Lima, Professor advogado Gilberto de Simone, Professor John Lima, Professora Rita Cristiane, professora Hellen Matildes, Professor Gilson Fontineles, Maria Teresa, Aurinete Santos que vieram de Teresina e  fazem parte do quadro de funcionário da instituição.

"Meus alunos do curso de Pedagogia eles me conhecem, eu sou rígida mas sou justa, eu sou rígida quando eu exijo o melhor deles, eu sei que eles tem potencial, e sou justa em reconhecer o potencial que cada um tem" Finalizou Estefânia Abreu.

Dos 100 alunos do curso de Pedagogia, 72 deles apresentaram os trabalhos finais e estão aptos a ingressar no mercado de trabalho. "Não somos nós que reprovamos estes alunos, esta não é tarefa nossa, quem reprova é o mercado de trabalho". Afirmou Hellen Matildes.

Blog Na Mira da Mídia, Fotos Divulgação/Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Homem condenado por estuprar e engravidar a enteada em Esperantina é preso

Um homem identificado como  Jose Leônidas da Silva , de 62 anos, foi preso pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (06) em Teresina, após cumprimento de mandado de prisão expedido pela Comarca de Esperantina. Ele havia sido condenado a 13 anos e 11 meses de reclusão em regime fechado, acusado de estupro contra a própria enteada. Consta que em 2005 o homem teria mantido relações sexuais com a enteada, menor de 14 anos, por três oportunidades, chegando inclusive a engravidá-la. Em todas as oportunidades, José Leônidas se valeu de chantagem emocional, no interior da residência da genitora da vítima e sempre quando a mesma se ausentava do local. O homem foi preso logo após participar de uma audiência telepresencial na Justiça Federal. Consta também que a sentença transitou em julgado em 27 de outubro de 2020 e logo em seguida foi expedido o mandado de prisão. José Leônidas será conduzido para a Penitenciária Regional de Esperantina, onde deverá cumprir a pena. Fonte: RevistaAZ