Pular para o conteúdo principal

Professores ameaçam decretarem estado de greve em Luzilândia

Professores da Rede municipal de ensino ameaçam entrar em estado de greve esta semana, caso o Governo Municipal não cumpra acordo feito com o Sindicato dos Servidores Municipais da Educação em Luzilândia (SISMEL), onde se comprometia a pagar o décimo terceiro dos profissionais da educação e fazer o reajuste dos seus salários de acordo com o Piso Nacional. Na próxima sexta-feira (27) os professores do município irão se reunir em Assembleia Geral para discutir juntos sobre a paralisação ou não das atividades.

Imagem relacionada

De acordo com os professores, em reunião realizada no ultimo dia (12) de abril, após atraso do pagamento do décimo terceiro, que seria pago a partir de março, aos aniversariantes de janeiro e fevereiro, em abril aos aniversariantes de março e abril e assim sucessivamente, o contador da Prefeitura alegou que a gestão não poderia cumprir o acordo, visto o risco de extrapolar a Lei de Responsabilidade Fiscal, (Lei Complementar n° 101/2000)  que estabelecer um limite para os gastos que podem ser feitos pelas prefeituras, impondo controle e transparência às despesas municipais. 

A reunião contou com a presença de alguns  professores, o Presidente do SISMEL, Raimundo Nonato, o presidente do conselho do FUNDEB Arimatéia Júnior, representando o município esteve presente a secretária de educação, Socorro Meireles, a advogada Aparecida Lira e o contador geral do município Ari Osvaldo.

O contador da Prefeitura Municipal apresentou dados do que seriam as dificuldades financeiras do município. Segundo ele, se a Prefeitura pagar o reajuste 6.81, conforme Lei do Piso, irá extrapolar a Lei de Responsabilidade Fiscal.  O acordo feito no início do ano, para o pagamento do décimo terceiro, também estaria comprometido devido o bloqueio de mais de 300 mil reais pelo  INSS.

"O acordo foi proposto pela própria Prefeitura, que agora alega não poder cumprir”, afirma uma das professoras que não teve seu décimo terceiro pago devido o não cumprimento do acordo.

Procurado pelo Clica Luzilândia, o presidente do SISMEL, Raimundo Nonato, disse que só irá se pronunciar sobre a greve após a Assembleia Geral, onde será discutido em conjunto a viabilidade da mesma.

Procurados pelo Clica, o município não quis fazer declaração antes da audiência no Ministério público que está marcada para o dia 09 de maio, onde se espera ser decidido qual a lei prevalecerá, a de Responsabilidade Fiscal ou a Lei do Piso do Magistério, que os professores defendem. 

Da Redação do Clica Luzilândia/Jornalista Paula Andréas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Suposta 'sucuri' gigante aparece em vídeo gravado em rio do Piauí;será?

Um vídeo gravado no município de Esperantina tem chamado a atenção das redes sociais nos últimos dias, intrigado e dividido internautas. As cenas foram gravadas no Rio Longá e mostra três adolescentes pulando de uma ponte direto nas águas, mas quando eles nadam para a margem, algo estranho acontece. Uma mancha no rio, semelhante ao formato de uma cobra gigante, ronda os meninos e permanece perto mesmo com a proximidade dos garotos. Não é possível precisar do que se trata, a pesar de muitos afirmarem que é uma sucuri gigante, mas pode ser apenas uma ilusão visual provocada pela correnteza. O que impressiona é que a mancha escura se move, ela sai de um lugar e vai para o outro, quase desaparecendo em seguida. Independente do que for, na região as pessoas estão mais cautelosas, principalmente depois da divulgação de uma noticia que u m homem foi engolido por uma píton de sete metros  na Indonésia. Cuidado nunca é demais. VEJA O VÍDEO E TIRE SUAS CONCLUSÕES Fonte: 18