Pular para o conteúdo principal

Professores ameaçam decretarem estado de greve em Luzilândia

Professores da Rede municipal de ensino ameaçam entrar em estado de greve esta semana, caso o Governo Municipal não cumpra acordo feito com o Sindicato dos Servidores Municipais da Educação em Luzilândia (SISMEL), onde se comprometia a pagar o décimo terceiro dos profissionais da educação e fazer o reajuste dos seus salários de acordo com o Piso Nacional. Na próxima sexta-feira (27) os professores do município irão se reunir em Assembleia Geral para discutir juntos sobre a paralisação ou não das atividades.

Imagem relacionada

De acordo com os professores, em reunião realizada no ultimo dia (12) de abril, após atraso do pagamento do décimo terceiro, que seria pago a partir de março, aos aniversariantes de janeiro e fevereiro, em abril aos aniversariantes de março e abril e assim sucessivamente, o contador da Prefeitura alegou que a gestão não poderia cumprir o acordo, visto o risco de extrapolar a Lei de Responsabilidade Fiscal, (Lei Complementar n° 101/2000)  que estabelecer um limite para os gastos que podem ser feitos pelas prefeituras, impondo controle e transparência às despesas municipais. 

A reunião contou com a presença de alguns  professores, o Presidente do SISMEL, Raimundo Nonato, o presidente do conselho do FUNDEB Arimatéia Júnior, representando o município esteve presente a secretária de educação, Socorro Meireles, a advogada Aparecida Lira e o contador geral do município Ari Osvaldo.

O contador da Prefeitura Municipal apresentou dados do que seriam as dificuldades financeiras do município. Segundo ele, se a Prefeitura pagar o reajuste 6.81, conforme Lei do Piso, irá extrapolar a Lei de Responsabilidade Fiscal.  O acordo feito no início do ano, para o pagamento do décimo terceiro, também estaria comprometido devido o bloqueio de mais de 300 mil reais pelo  INSS.

"O acordo foi proposto pela própria Prefeitura, que agora alega não poder cumprir”, afirma uma das professoras que não teve seu décimo terceiro pago devido o não cumprimento do acordo.

Procurado pelo Clica Luzilândia, o presidente do SISMEL, Raimundo Nonato, disse que só irá se pronunciar sobre a greve após a Assembleia Geral, onde será discutido em conjunto a viabilidade da mesma.

Procurados pelo Clica, o município não quis fazer declaração antes da audiência no Ministério público que está marcada para o dia 09 de maio, onde se espera ser decidido qual a lei prevalecerá, a de Responsabilidade Fiscal ou a Lei do Piso do Magistério, que os professores defendem. 

Da Redação do Clica Luzilândia/Jornalista Paula Andréas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vereador e suplentes do Solidariedade em Luzilândia declaram apoio à Deputada Janaína Marques

  O partido Solidariedade tem sofrido baixas no município de Luzilândia nesta nova legislatura que teve início este ano. Só nós últimos dias um vereador e dois suplentes declararam apoio à deputada Janaínna Marques (PTB), que pretende renovar seu mandato no ano vindouro.  Depois do vereador Dida do Barrocão, eleito com 433 votos, do ex vereador Cabeto, que obteve 413 sufrágios, ontem foi a vez do suplente de vereador Giuliano Saraiva, depositário de 354 votos na última eleição municipal.  Após o encontro, através de suas redes sociais, a Deputada e secretaria de infraestrutura, Janaínna Marques, agradeceu a receptividade e anunciou que seu mandado "sempre estará com os ouvidos abertos para ouvir o que interessa a nossa Cidade", pontuou. De acordo ainda com informações que circulam na Câmara de vereadores, o vereador Deusimar Lopes também não seguirá o solidariedade nas eleições do próximo ano, onde deverá votar no deputado estadual Nerinho, também do PTB. Fonte: Nor...

Prefeita Fernanda Marques divulga lista de obras para Luzilândia

A Prefeita Fernanda Marques anunciou na ultima quinta-feira dia (01) algumas obras no campo da infraestrutura para o município de Luzilândia. Entre as obras está  a Praça da Juventude, que após 10 anos, entre recursos liberados e acusações entre gestores, ainda está sem conclusão. Através da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA) e da coordenadoria do Pró Piauí , Luzilândia vai ser beneficiada com as obras listadas à baixo: - Asfaltamento da via de acesso ao conjunto São Domingos - Recuperação da estrada vicinal que liga Luzilândia à Joca Marques. - Reforma da Ponte do Igarapé - Conclusão Praça da Juventude - Construção do Calçamento do Bairro Cajueirão - Construção do Calçamento Capim Grosso - Construção do Calçamento (que já começou) na região da Extrema - Recuperação da Orla da Ribeirinha! O complexo núcleo de esporte, recreação e lazer, conhecido popularmente como Praça da Juventude, é uma promessa de obra antiga, do ano de 2010, ainda no Governo da então prefeita Jan...

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informaçõe...