Pular para o conteúdo principal

Luzilândia e outras cidades estão em alerta devido ao aumento no volume de água em rios e barragens

José de Freitas, Luzilândia e Picos são alguns dos municípios que estão em alerta.

A grande quantidade de chuvas que cai sobre o Piauí está deixando vários municípios em situação de alerta. Grandes acúmulos de água foram registrados em todo o estado ao longo de todo o período chuvoso que começou, regularmente, no início do ano. No entanto, a situação de alguns deles pirou entre o fim de março e o início de abril quando as precipitações se intensificaram e começaram a deixar as autoridades em estado de atenção.
O aumento do volume de água nos rios e nos reservatórios do estado é a principal preocupação. Em José de Freitas, por exemplo, a Defesa Civil estadual orientou que 200 famílias de 9 comunidades rurais do município deixassem suas casas em razão do perigo de rompimento da Barragem do Bezerro. Desde o domingo (8), equipes do Corpo de Bombeiro, Idepi, Exército e da Prefeitura Municipal estão auxiliando na remoção de moradores que residem em áreas de risco para duas escolas do município.  Uma das maiores da Região Centro-Norte do Piauí, a Barragem do Bezerro possui capacidade para 10 milhões de metros cúbicos de armazenamento.
bezerro
          Barragem do Bezerro, em José de Freitas, corre risco de rompimento. (Foto: Governo do Piauí)

Ainda na Região Norte, o município de Luzilândia, localizado às margens do Rio Parnaíba, também está em alerta para inundação. Para o diretor da Defesa Civil, Vitorino Tavares, a principal preocupação no caso de Luzilândia é a localização do município. “Luzilândia fica num ponto do Rio Parnaíba que recebe as águas do Rio Poty que também tem recebido muita vazão vinda do Ceará”, explicou o diretor.
luzilandia
    Em Luzilândia, localização geográfica do município preocupa autoridade. (Foto: Divulgação)

Em Picos, no Centro-Sul do Piauí, o aumento do volume de água do principal rio da região, o Guaribas, também preocupa os moradores e as autoridades. No último sábado (7), uma passagem molhada que interliga duas ruas do município foi arrastada pela força da correnteza. Neste domingo (8), a passagem estava totalmente encoberta pela água, ocasionando a suspensão do trânsito no local.
picos
 Passagem Molhada, em Picos, submersa pela cheia do Rio Guaribas. (Foto: G notícias)

Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), a Secretaria de Meio Ambiente de Recursos Hídricos (Semar) e a Defesa Civil estão monitorando toda a extensão do Rio Parnaíba, desde a Barragem de Boa Esperança, em Guadalupe, até a foz com o Oceano Atlântico no litoral.

Em nota, a Chesf informou que a operação da Barragem de Boa Esperança encontra-se dentro da normalidade. A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que o período úmido da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba é de novembro a abril e que a operação do reservatório de Boa Esperança encontra-se atualmente dentro da normalidade. No momento, o vertedouro está fechado e a Chesf realizando o monitoramento das condições hidrológicas da bacia” disse.
Fonte: Reportagem de Ryan Andrade, sob supervisão de Pedro Henrique Santiago/Rede Piauí Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Suposta 'sucuri' gigante aparece em vídeo gravado em rio do Piauí;será?

Um vídeo gravado no município de Esperantina tem chamado a atenção das redes sociais nos últimos dias, intrigado e dividido internautas. As cenas foram gravadas no Rio Longá e mostra três adolescentes pulando de uma ponte direto nas águas, mas quando eles nadam para a margem, algo estranho acontece. Uma mancha no rio, semelhante ao formato de uma cobra gigante, ronda os meninos e permanece perto mesmo com a proximidade dos garotos. Não é possível precisar do que se trata, a pesar de muitos afirmarem que é uma sucuri gigante, mas pode ser apenas uma ilusão visual provocada pela correnteza. O que impressiona é que a mancha escura se move, ela sai de um lugar e vai para o outro, quase desaparecendo em seguida. Independente do que for, na região as pessoas estão mais cautelosas, principalmente depois da divulgação de uma noticia que u m homem foi engolido por uma píton de sete metros  na Indonésia. Cuidado nunca é demais. VEJA O VÍDEO E TIRE SUAS CONCLUSÕES Fonte: 18