Pular para o conteúdo principal

Prefeito de Luzilândia Ronaldo Gomes é denunciado à Justiça

Acusado de pagar salários irregularmente a servidora do município de Luzilândia, que sequer frequentava o ambiente de trabalho, o prefeito Ronaldo de Souza Azevedo, conhecido como Ronaldo Gomes, foi denunciado em ação civil de improbidade administrativa pelo promotor Mauricio Verdejo Gonçalves Júnior, da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Luzilândia. Na mesma ação também foram denunciados a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família- NASF, Lays Boiba Sales e a fonoaudióloga Viviane Ribeiro Pinto.
A denúncia, ajuizada no dia 15 de março deste ano, é decorrente do Inquérito Civil Público n° 04/2017 instaurado com o objetivo de apurar se a fonoaudióloga recebia remuneração sem prestar nenhum serviço público.
Narra a petição inicial, que Vivianne Ribeiro Pinto, fonoaudióloga concursada desde o ano de 2017, firmou com o prefeito Ronaldo Gomes e à Secretária do NASF, Lays Boiba, uma espécie de acordo informal para que permanecesse sem trabalhar, porém deveria entregar parte de sua remuneração para Líbia Régis de Sousa Marques (comprovante de depósito nos autos do Inquérito Civil Público nº 04/2017) que efetivamente prestou o serviço de fonoaudióloga na cidade de Luzilândia – PI.
Para o promotor, “no presente caso, ficou explicitado que a requerida Viviane Ribeiro Pinto recebeu indevidamente remuneração pelo Município de Luzilândia, com o objetivo de auferir vantagem patrimonial indevida, no período de janeiro a maio de 2017, já que conforme narrado, supostamente ficou afastada e depois “contratou” outra pessoa para prestar o serviço em seu lugar e por último repassava parte da sua remuneração para outra pessoa prestar o serviço. Tais situações ocorreram com a aquiescência da Coordenadora do NASF – Lays Boiba e do atual Prefeito Ronaldo de Sousa Azevedo.”
“A conduta praticada pelos requeridos Lays Boiba e Ronaldo de Sousa Azevedo, os quais eram responsáveis pela fiscalização da prestação dos serviços por parte da acusada Vivianne Ribeiro Pinto, resta patente a conduta dolosa no sentido de permitir o pagamento irregular da servidora junto ao Município de Luzilândia, uma vez que esta sequer frequentava o seu local de trabalho para realizar suas atividades, inclusive, em várias oportunidades o serviço era exercido por outra pessoa que não possuíam vínculo funcional com Município de Luzilândia – PI”, afirma o promotor.
O Ministério Público pede a condenação de todos os denunciados nas sanções previstas na Lei n°8.429/92 ( Lei de Improbidade Administrativa) que prevê ressarcimento integral do dano, solidariamente entre os réus; perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos; pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.
A denúncia aguarda recebimento pelo juízo da Comarca de Luzilândia.
Outro lado
Procurado na noite desta terça-feira (20) o prefeito Ronaldo Gomes não foi localizado para comentar a denúncia. O GP1 continua aberto a esclarecimentos.

FONTE: GP1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vereador e suplentes do Solidariedade em Luzilândia declaram apoio à Deputada Janaína Marques

  O partido Solidariedade tem sofrido baixas no município de Luzilândia nesta nova legislatura que teve início este ano. Só nós últimos dias um vereador e dois suplentes declararam apoio à deputada Janaínna Marques (PTB), que pretende renovar seu mandato no ano vindouro.  Depois do vereador Dida do Barrocão, eleito com 433 votos, do ex vereador Cabeto, que obteve 413 sufrágios, ontem foi a vez do suplente de vereador Giuliano Saraiva, depositário de 354 votos na última eleição municipal.  Após o encontro, através de suas redes sociais, a Deputada e secretaria de infraestrutura, Janaínna Marques, agradeceu a receptividade e anunciou que seu mandado "sempre estará com os ouvidos abertos para ouvir o que interessa a nossa Cidade", pontuou. De acordo ainda com informações que circulam na Câmara de vereadores, o vereador Deusimar Lopes também não seguirá o solidariedade nas eleições do próximo ano, onde deverá votar no deputado estadual Nerinho, também do PTB. Fonte: Nor...

Prefeita Fernanda Marques divulga lista de obras para Luzilândia

A Prefeita Fernanda Marques anunciou na ultima quinta-feira dia (01) algumas obras no campo da infraestrutura para o município de Luzilândia. Entre as obras está  a Praça da Juventude, que após 10 anos, entre recursos liberados e acusações entre gestores, ainda está sem conclusão. Através da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA) e da coordenadoria do Pró Piauí , Luzilândia vai ser beneficiada com as obras listadas à baixo: - Asfaltamento da via de acesso ao conjunto São Domingos - Recuperação da estrada vicinal que liga Luzilândia à Joca Marques. - Reforma da Ponte do Igarapé - Conclusão Praça da Juventude - Construção do Calçamento do Bairro Cajueirão - Construção do Calçamento Capim Grosso - Construção do Calçamento (que já começou) na região da Extrema - Recuperação da Orla da Ribeirinha! O complexo núcleo de esporte, recreação e lazer, conhecido popularmente como Praça da Juventude, é uma promessa de obra antiga, do ano de 2010, ainda no Governo da então prefeita Jan...

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informaçõe...