Pular para o conteúdo principal

Hospital de Luzilândia é o primeiro do interior a realizar cirurgia com vídeolaparascopia

Na primeira etapa do Mutirão, realizado nos meses de novembro e dezembro, foram 317 cirurgias, incluindo as de catarata.


Com entrega de cerca de R$600 mil em equipamentos pelo Renova Saúde, o Hospital Estadual Gerson Castelo, em Luzilândia, vai poder oferecer cirurgias de vídeolaparascopia, sendo a primeira unidade hospitalar da rede estadual a realizar o procedimento no interior do Estado. Com isso, iguala-se ao Hospital Getúlio Vargas(HGV) e o da Polícia Militar(HPM), ambos em Teresina.

Na primeira etapa, que inicia nesta sexta(16), vinte pacientes serão submetidos a um colecistectomia(retirada da vesícula),  procedimento cirúrgico minimamente invasivo e de alta complexidade. De acordo com Alderico Tavares, superintendente de Assistência à Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, “a cirurgia representa menor risco de infecção ao paciente, resultando no retorno mais breve as suas atividades, como o trabalho, e com mais qualidade de vida”.

Os pacientes que passarão pela cirurgia estavam na fila de espera para serem atendidos em Teresina. Com a implantação do serviço, pacientes de Luzilândia, Joca Marques, Joaquim Pires, Porto e Nossa Senhora dos Remédios serão atendidos mais próximos de suas casas e com menor tempo de recuperação.

Para implantação do serviço, o Hospital de Luzilândia recebeu no último dia 18, além do sistema de vídeolaparoscopia, aspiradores de secreção elétrico móvel, autoclave horizontal de solo, camas hospitalares automáticas, cardiovesor, foco cirúrgico, eletrocardiógrafo e mesa cirúrgica elétrica. Os recursos para aquisição de equipamentos foram de emenda parlamentar dos senadores Ciro Nogueira e Elmano Ferrer, dos deputados federais Assis Carvalho e Mainha, além de projetos da Secretaria de Estado da Saúde. 

Mutirão de cirurgias pediátricas

O Hospital Gerson Castelo Branco também participa do Mutirão de Cirurgias Pediátricas, tendo atendido neste último final de semana(10 e 11) mais de 30 crianças, com consultas e cirurgias.

Na primeira etapa do Mutirão, realizado nos meses de novembro e dezembro, foram 317 cirurgias, incluindo as de catarata.

Fonte: Ascom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Suposta 'sucuri' gigante aparece em vídeo gravado em rio do Piauí;será?

Um vídeo gravado no município de Esperantina tem chamado a atenção das redes sociais nos últimos dias, intrigado e dividido internautas. As cenas foram gravadas no Rio Longá e mostra três adolescentes pulando de uma ponte direto nas águas, mas quando eles nadam para a margem, algo estranho acontece. Uma mancha no rio, semelhante ao formato de uma cobra gigante, ronda os meninos e permanece perto mesmo com a proximidade dos garotos. Não é possível precisar do que se trata, a pesar de muitos afirmarem que é uma sucuri gigante, mas pode ser apenas uma ilusão visual provocada pela correnteza. O que impressiona é que a mancha escura se move, ela sai de um lugar e vai para o outro, quase desaparecendo em seguida. Independente do que for, na região as pessoas estão mais cautelosas, principalmente depois da divulgação de uma noticia que u m homem foi engolido por uma píton de sete metros  na Indonésia. Cuidado nunca é demais. VEJA O VÍDEO E TIRE SUAS CONCLUSÕES Fonte: 18