Pular para o conteúdo principal

Festejos de Santa Luzia em Luzilândia; um convite para vivencia de devoção, oração e fé

De 01 a 13 de Dezembro, a cada ano, a Paroquia de Santa Luzia em Luzilândia no Norte do Piauí celebra o tradicional momento dos festejos de sua Padroeira, isto é, a festa da protetora da luz, cujo tema este ano reflete: “É FESTA, 75 ANOS DE MISSÃO!”. E é essencial adentrar na profundidade desse tema, após um ano eclesiástico inteiro de leituras bíblicas e cristãs em geral, de semanas e meses de compreensão da palavra divina celebrada na cidade pelo Pároco Ronaldo Sousa e Vigário João Paulo respectivamente que juntos miraculosamente congregam em uma só cidade a sagrada família, visto que Jesus está presente em cada igreja.

Foto: Clenildo Vale
Falar do cristianismo no ano mariano representa entender que Maria fora avisada pelo anjo das responsabilidades, dos compromissos e das aventuras que a gestação, criação e preparação familiar do messias Jesus Cristo Nazareno significaria para si, Maria, para São José e seus irmãos, parentes e amigos mais familiares. Encontro transmite a ideia e a atitude de saber do outro ser humano abençoado que ela gerou, conhecer o próximo que representa o Filho do Deus vivo, entender a dimensão do seu sagrado filho para com a sociedade – não só a da época do povo judeu mas da sociedade universal, de todo o tempo terreno de Nosso Senhor acompanhado de Nossa Senhora Maria em praticamente todos os seus momentos na Terra. Este ano o trezenário tem como Lema: “A exemplo de Santa Luzia sejamos seguidores de Jesus, celebrando 75 anos de paroquia”. Esse termo “seguidores de Jesus” também é muito significativo, porque representa a jornada mariana ao lado e junto com seu filho, nos principais momentos de sua vida: infância, juventude, vida familiar, vida comunitária e vida pública.


Aqui em Luzilândia – Piauí terra da Luz, o cenário é de suma importância e abrangência visto que a população como diz a expressão “leva a maior fé” nessa dimensão de culto, de veneração e de ascensão à santa dignidade que o período evoca. Afinal, são meses de preparação, até o término do ano, mês de dezembro, em que se confraternizam públicos de Luzilândia outras da zona rural e urbana, de cidades circunvizinhas em caravanas, entre outras cidades vizinhas tanto do Piauí, quanto do Maranhão e até de outras cidades, partes do Brasil que enviam caravanas para conhecer mais de perto a fé e a confiança na Santa Protetora da visão, advogada nossa perante Jesus e perante Deus, numa atitude repleta de amor e amizade.


A cidade respeita e respira religiosidade nestes dias, com o acréscimo no comércio de artigos religiosos, na realização de leilões e comercialização de produtos relacionados a religião cristã católica, além de gerar um fluxo de pessoas em viagens, passeios e turismo religioso bem acentuado também. Recebemos em nossa cidade celebrantes de outras Paróquias que vêm colaborar e cooperar na messe apostólica de uma das mais populares Santas do Brasil, em pregações e sermões carregados de atualidade e contextualização, em que o povo consegue aprender e compreender a mensagem, transpondo-a e colocando-a presente no seu cotidiano.

Por tudo que os Festejos representam para a cidade e região, já se tornou um evento tradicional do calendário cívico religioso e até municipal, envolvendo a cooperação e o trabalho colaborativo de várias famílias, operários, comerciantes, profissionais em geral; que dedicam valiosos e honrosos instantes nas procissões, nas missas campais, carreatas, até o dia da Festa em 13 de dezembro – dia de Santa Luzia – em que se expandem e se materializa o clímax desse interessante calendário de orações, preces e rezas entre as pessoas, que demonstram que a união, a abnegação, o respeito, a caridade e a esperança são palavras passíveis de realidade e que a nossa “Padroeira” está presente nesse ato de fé.

Não há força maior que a fé, nem voz mais alta que a oração. Iniciaram festejos de Santa Luzia em Luzilândia. Venha conhecer nossa cidade, nossa gente, nossa cultura, nossa tradição religiosa. Fica aqui nosso convite em nome da organização do festejo. “Luzilândia, terra de Santa Luzia, Oasis do nosso amor...” (Trecho do hino de Luzilândia)



Fonte: Redação Blog na Mira da Mídia Fotos Clenildo Vale.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Suposta 'sucuri' gigante aparece em vídeo gravado em rio do Piauí;será?

Um vídeo gravado no município de Esperantina tem chamado a atenção das redes sociais nos últimos dias, intrigado e dividido internautas. As cenas foram gravadas no Rio Longá e mostra três adolescentes pulando de uma ponte direto nas águas, mas quando eles nadam para a margem, algo estranho acontece. Uma mancha no rio, semelhante ao formato de uma cobra gigante, ronda os meninos e permanece perto mesmo com a proximidade dos garotos. Não é possível precisar do que se trata, a pesar de muitos afirmarem que é uma sucuri gigante, mas pode ser apenas uma ilusão visual provocada pela correnteza. O que impressiona é que a mancha escura se move, ela sai de um lugar e vai para o outro, quase desaparecendo em seguida. Independente do que for, na região as pessoas estão mais cautelosas, principalmente depois da divulgação de uma noticia que u m homem foi engolido por uma píton de sete metros  na Indonésia. Cuidado nunca é demais. VEJA O VÍDEO E TIRE SUAS CONCLUSÕES Fonte: 18