Pular para o conteúdo principal

Estudantes continuam sem aula há dias por boato de chacina em Luzilândia


O boato de chacina em escolas do município de Luzilândia, a 234 km de Teresina, continua afastando alunos da sala de aula há cerca de 18 dias. Segundo a secretaria de Educação, Alcionete Pereira da Silva, o clima ainda é de insegurança e apesar do reforço policial, em uma das escolas com 150 alunos no turno da manhã, apenas cinco estudantes compareceram a unidade escolar.

"A suspensão das aulas, que deveriam ter começado no último dia 14, já foi comunicada a secretaria de Educação e pedimos que o caso fosse comunicado formalmente também a secretaria de Segurança. Os pais ainda não tem confiança para deixar seus filhos irem para escola e as crianças estão sendo prejudicadas", explica a secretária.
Alcionete Pereira conta que além do vigia, equipes da Guarda Municipal e Polícia Militar reforçam a segurança na porta das escolas, mas a medida ainda não tem sido suficiente para que os alunos retornem a sala de aula. "Até carro de som disponibilizados pela prefeitura estão circulando pelos bairros para comunicar as famílias sobre o retorno das aulas", reitera.
Entre alunos da rede municipal e estadual mais de 10 mil estudantes estão sem aulas. O boato teve início quando o foragido identificado como Geovane Bento da Silva, conhecido como "Nego da Beatriz", teria feito uma promessa de invadir uma escola e atirar contra os alunos. Inicialmente, a informação é que ele iria assassinar a filha do policial militar que estuda em uma escola estadual.
Família do acusado denuncia
O possível autor da chacina continua foragido e sua família denuncia que está sofrendo perseguição policial. Beatriz da Conceição Ferreira da Silva, esposa do suspeito, disse que teve a casa invadida por policiais da Força Tática na noite desta quarta-feira (30).
"Os policiais cercaram o local por volta das 23h30 e mandaram eu abrir a porta e sair com a mãos na cabeça. Eles disseram que tinham a informação de que o Geovane dormia todas as noites na nossa residência e então, mandei os policiais entrarem e procurarem, mas não tinha ninguém. A Polícia entrou na minha casa a noite, sem autorização e sem mandado judicial. Até uma casa que está para alugar foi arrombada", conta a esposa do acusado.
O advogado Gilberto de Simone Júnior, que defende a família do suspeito, reforça que as informações que circulam no município são apenas boatos e que Geovane Bento da Silva está foragido, com medo de ser morto.
"Ele cumpriu pena pelo crime de homicídio e existem ainda dois inquéritos policiais em andamento por crimes de roubo. Se já foi sentenciado, ele e a família não podem estar sendo condenados novamente pela população, por um caso que nunca existiu, que não é verdade. Ele está foragido por que teme que a polícia tire a vida dele", explica o advogado.
Polícia diz que agiu na legalidade
Por outro lado, o delegado de Luzilândia Maycon Kaestner explica que o acusado cumpria pena em liberdade condicional pelo crime de homicídio e que é considerado foragido da Justiça. Ele destaca ainda que não houve invasão à casa da esposa do acusado, mas que a Polícia Civil e Militar está realizando uma 'força-tarefa' para capturar o acusado.
"Desde que o acusado teve a prisão preventiva decretada estamos em diligência e vamos continuar 24h na busca pelo acusado para dar fim a essa situação de anormalidade. Alguém iniciou um boato que tomou uma proporção muito grande, mas reforço, são apenas boatos. Agimos na legalidade e com autorização da moradora da casa entramos em uma residência ontem a noite para averiguar o quintal", explica Kaestner.
O delegado recomenda ainda que Geovane Bento da Silva se apresente à Polícia Civil, que assegurará sua integridade física.
Fonte: Imperial Fm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vereador e suplentes do Solidariedade em Luzilândia declaram apoio à Deputada Janaína Marques

  O partido Solidariedade tem sofrido baixas no município de Luzilândia nesta nova legislatura que teve início este ano. Só nós últimos dias um vereador e dois suplentes declararam apoio à deputada Janaínna Marques (PTB), que pretende renovar seu mandato no ano vindouro.  Depois do vereador Dida do Barrocão, eleito com 433 votos, do ex vereador Cabeto, que obteve 413 sufrágios, ontem foi a vez do suplente de vereador Giuliano Saraiva, depositário de 354 votos na última eleição municipal.  Após o encontro, através de suas redes sociais, a Deputada e secretaria de infraestrutura, Janaínna Marques, agradeceu a receptividade e anunciou que seu mandado "sempre estará com os ouvidos abertos para ouvir o que interessa a nossa Cidade", pontuou. De acordo ainda com informações que circulam na Câmara de vereadores, o vereador Deusimar Lopes também não seguirá o solidariedade nas eleições do próximo ano, onde deverá votar no deputado estadual Nerinho, também do PTB. Fonte: Nor...

Prefeita Fernanda Marques divulga lista de obras para Luzilândia

A Prefeita Fernanda Marques anunciou na ultima quinta-feira dia (01) algumas obras no campo da infraestrutura para o município de Luzilândia. Entre as obras está  a Praça da Juventude, que após 10 anos, entre recursos liberados e acusações entre gestores, ainda está sem conclusão. Através da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA) e da coordenadoria do Pró Piauí , Luzilândia vai ser beneficiada com as obras listadas à baixo: - Asfaltamento da via de acesso ao conjunto São Domingos - Recuperação da estrada vicinal que liga Luzilândia à Joca Marques. - Reforma da Ponte do Igarapé - Conclusão Praça da Juventude - Construção do Calçamento do Bairro Cajueirão - Construção do Calçamento Capim Grosso - Construção do Calçamento (que já começou) na região da Extrema - Recuperação da Orla da Ribeirinha! O complexo núcleo de esporte, recreação e lazer, conhecido popularmente como Praça da Juventude, é uma promessa de obra antiga, do ano de 2010, ainda no Governo da então prefeita Jan...

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informaçõe...