Header Ads

“Por muitos anos, vimos os jornalistas brasileiros lidarem com várias questões relativas à insegurança, que vão desde grupos criminosos que tentam silenciá-los até empresários e autoridades públicas corruptas que discordam com aquilo que eles reportam”

- Hannah Storm, diretora do International News Safety Institute (INSI)

Retrospectiva 2013 Relembre tudo que marcou o ano!

Relembre alguns fatos marcantes que foram destaque nesse ano!
Caso Emídio Reis, assaltos ao Banco do Brasil, protestos pelas ruas, Brasil campeão da Copa das Confederações, vídeos íntimos compartilhados via redes sociais como Facebook e WhatsApp que terminaram e morte e acidentes trágicos como o mais recente onde um avião caiu e matou quatro pessoas.
É, realmente 2013 'passou rápido', como costumamos dizer. Mas ninguém pode dizer que 'passou que nem vi'. Foi um ano atípico. De muitas alegrias, de algumas tristezas e com várias notícias que marcaram. Acima, apenas algumas que fizeram dos meses de janeiro a dezembro serem marcantes a vida de muita gente.
Quem não lembra do caso do vereador da cidade de São Julião Emídio Reis?! Morto covardemente num crime de pistolagem, se corpo foi encontrado no início do mês de fevereiro, após a família ter acionado a Polícia dando conta do seu desparecimento. Teria sido enterrado vivo após dois tiros. A Polícia suspeitou de crime político e acusou autoridades locais.
Tragédia mais chocante ainda foi a morte do gerente do Banco do Brasil da cidade de Miguel Alves Ademyston Rodrigues, em abril. Ele foi levado por bandidos que provocaram um verdadeiro dia de terror no município. O corpo dele chegou a ser exumado, teve reconstituição de todas as cenas do crime e os próprios policiais chegaram a ser colocados sob suspeita de terem cometidos abusos.
Lamentável também foi a forma como aderiram à moda do 'compartilhar', com muita gente divulgando fotos e vídeos íntimos através das redes sociais, em especial Facebook e WhatsApp. A adolescente Júlia Rebeca, em outubro, tirou a própria vida após um vídeo em que aparece fazendo sexo com mais duas pessoas se espalhar entre os seus amigos na cidade de Parnaíba.
Como não lembrar dos protestos que tomaram as ruas de Teresina, de cidades do interior do estado e de todo o Brasil em junho deste ano. Foram os movimentos do chamado manifesto #VemPraRua. Mas foi um ano de felicidade para a torcida brasileira, que comemorou com a Seleção de Felipão, Neymar e cia o título da Copa das Confederações 'em casa', com um Maracanã lotado gritando 'o campeão voltou' faltando um ano para a esperada Copa 2014.

Nenhum comentário

Comente mas não aumente

Todos os direitos autorais reservados a Ricardo Valle. Tecnologia do Blogger.