Header Ads

“Por muitos anos, vimos os jornalistas brasileiros lidarem com várias questões relativas à insegurança, que vão desde grupos criminosos que tentam silenciá-los até empresários e autoridades públicas corruptas que discordam com aquilo que eles reportam”

- Hannah Storm, diretora do International News Safety Institute (INSI)

Piauí é destaque no Jornal Nacional com ‘Madrugadão do Enem’ em THE



madrugadao
Mais de sete milhões de alunos farão o Enem neste fim de semana em todo o país. Faltam pouco mais de 16 horas para a primeira etapa da prova.
Aquela dúvida que tira o sono não foi problema para os alunos de Teresina. Das 18h às 6h, o aulão da madrugada lotou o ginásio na capital do Piauí.
Agora só falta uma noite. O que são algumas horas para quem já esperou tanto? Dona Osmarina quer cursar Geografia e vai prestar o Enem aos 74 anos. “Se eu não passar, continuo de novo”, afirmou.
As provas só vão chegar no sábado (26) aos 15.576 locais de exame. Foram impressas em gráficas de segurança máxima, onde nem os funcionários conseguem ler o material. Ficaram guardadas em quartéis do Exército e vão ser transportadas pelos Correios sob escolta policial.
Estão em malotes eletrônicos que registram o horário exato da abertura. O esquema rigoroso tenta evitar a repetição de algumas falhas. Provas furtadas na gráfica, erros de impressão e vazamento de informações marcaram as edições do Enem entre 2009 e 2011.
Nesta sexta-feira (25), escolas de todo o país deram as últimas dicas para os mais de 7 milhões de candidatos. Atenção com a redação, que neste ano tem novos critérios de correção.
“Deboche, é zero. Não vai ter nenhum tipo de tolerância. Colocou alguma inserção indevida, é zero. Antes a gente descontava a nota, nós vamos ser mais rigorosos em relação a isso”, destacou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Dois professores vão analisar cada texto. “Na primeira correção, se houver diferença de notas superior a 100 pontos, ela vai para um terceiro corretor. Se esee terceiro corretor mantiver a diferença de 100 pontos, ela vai para uma banca de três especialistas”, explica o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa.
Planejamento, disciplina, confiança, tranquilidade, concentração e determinação. Para uma boa prova do Enem, esses são os ingredientes perfeitos. Um colégio levou ao pé da letra e botou todos em uma mesma panela. Nesta sexta, o professor é o mestre cuca.
A aula foi em um cinema. Os professores foram os astros diante da plateia lotada.
“Está chegando a hora. Ansiedade assim: à flor da pele. Vai dar tudo certo”, revela a candidata Ana Terra Fonseca.
Ninguém desgrudou os olhos da tela, que exibia o melhor de todos os filmes: o futuro de cada um. Sucesso garantido com final feliz.
Os candidatos do Enem devem levar um documento de identidade com foto para fazer a prova. Só será permitido o uso de caneta preta, fabricada em material transparente. Relógios, telefones celulares e outros equipamentos eletrônicos estão proibidos. O cartão de inscrição tem todas as informações sobre o local da prova, mas o estudante não tem obrigação de levá-lo.
Fonte Portalesp, Com informações do Jornal Nacional

Nenhum comentário

Comente mas não aumente

Todos os direitos autorais reservados a Ricardo Valle. Tecnologia do Blogger.