Pular para o conteúdo principal

Ministro anuncia médicos para 127 cidades do Piauí

Dos 1.157 municípios de maior vulnerabilidade social do país onde serão alocados profissionais com prioridade no programa Mais Médicos, lançado pelo Governo Federal esta semana, 1.042 são do Nordeste e 127 são do Piauí.
Enquanto no Brasil a taxa média é de 1,83 médico por mil habitantes, no Piauí esse número é de apenas 0,92 médico por mil habitantes. O programa foi instituído por medida provisória pela presidenta Dilma Rousseff, e ofertará uma bolsa de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, aos médicos que atuarão na atenção básica da rede pública de saúde.
Durante coletiva em Brasília ontem, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que os médicos estrangeiros virão compor uma equipe já estabelecida nas unidades de saúde.
Ele relatou que desde 2011 o Ministério da Saúde passou a descredenciar equipes do Programa Saúde da Família (PSF) que não tinham a equipe completa, com um profissional médico. Atualmente, são descredenciadas em média 3 mil equipes de PSF por mês, devido à ausência de médicos.
O Piauí se inclui nos 22 Estados que estão abaixo da média nacional, ficando ainda entre os cinco que têm menos de um médico para cada grupo de mil habitantes.
Os municípios piauienses que irão receber os médicos - prioritariamente os brasileiros, e em segundo lugar os estrangeiros - devem oferecer moradia e alimentação aos profissionais, além de poderem acessar recursos do Ministério da Saúde para construção, reforma e ampliação das unidades básicas.
Teresina está incluída na lista dos municípios que irão abrir novas vagas, já que todas as capitais brasileiras se enquadram como cidades onde há dificuldades em fixar médicos para trabalhar na periferia.
O levantamento do Ministério da Saúde aponta ainda que faltam especialistas nos hospitais públicos principalmente nas áreas de Pediatria, Neurologia, Anestesiologia, Neurocirurgia, Clínica médica, Radiologia, Cardiologia, UTI pediátrica, Nefrologia e Psiquiatria. Em todo o país, 700 municípios não têm sequer um médico residente.
Nos últimos 10 anos, foram oferecidos 146 mil postos de primeiro emprego formal aos médicos, contra 93 mil formados. Além de criar 11.500 novas vagas de graduação em medicina no país (sendo 4.237 no Nordeste, incluindo as cidades de Picos, Teresina e Parnaíba), com a mudança na lógica de abertura dos cursos para atender as áreas prioritárias do SUS, o Mais Médicos irá fazer com que o aluno estudante ingresse no mercado de trabalho com experiência no SUS. Serão abertas também 12.400 novas vagas para formação de especialistas no país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Suposta 'sucuri' gigante aparece em vídeo gravado em rio do Piauí;será?

Um vídeo gravado no município de Esperantina tem chamado a atenção das redes sociais nos últimos dias, intrigado e dividido internautas. As cenas foram gravadas no Rio Longá e mostra três adolescentes pulando de uma ponte direto nas águas, mas quando eles nadam para a margem, algo estranho acontece. Uma mancha no rio, semelhante ao formato de uma cobra gigante, ronda os meninos e permanece perto mesmo com a proximidade dos garotos. Não é possível precisar do que se trata, a pesar de muitos afirmarem que é uma sucuri gigante, mas pode ser apenas uma ilusão visual provocada pela correnteza. O que impressiona é que a mancha escura se move, ela sai de um lugar e vai para o outro, quase desaparecendo em seguida. Independente do que for, na região as pessoas estão mais cautelosas, principalmente depois da divulgação de uma noticia que u m homem foi engolido por uma píton de sete metros  na Indonésia. Cuidado nunca é demais. VEJA O VÍDEO E TIRE SUAS CONCLUSÕES Fonte: 18