Pular para o conteúdo principal

Ministro anuncia médicos para 127 cidades do Piauí

Dos 1.157 municípios de maior vulnerabilidade social do país onde serão alocados profissionais com prioridade no programa Mais Médicos, lançado pelo Governo Federal esta semana, 1.042 são do Nordeste e 127 são do Piauí.
Enquanto no Brasil a taxa média é de 1,83 médico por mil habitantes, no Piauí esse número é de apenas 0,92 médico por mil habitantes. O programa foi instituído por medida provisória pela presidenta Dilma Rousseff, e ofertará uma bolsa de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, aos médicos que atuarão na atenção básica da rede pública de saúde.
Durante coletiva em Brasília ontem, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que os médicos estrangeiros virão compor uma equipe já estabelecida nas unidades de saúde.
Ele relatou que desde 2011 o Ministério da Saúde passou a descredenciar equipes do Programa Saúde da Família (PSF) que não tinham a equipe completa, com um profissional médico. Atualmente, são descredenciadas em média 3 mil equipes de PSF por mês, devido à ausência de médicos.
O Piauí se inclui nos 22 Estados que estão abaixo da média nacional, ficando ainda entre os cinco que têm menos de um médico para cada grupo de mil habitantes.
Os municípios piauienses que irão receber os médicos - prioritariamente os brasileiros, e em segundo lugar os estrangeiros - devem oferecer moradia e alimentação aos profissionais, além de poderem acessar recursos do Ministério da Saúde para construção, reforma e ampliação das unidades básicas.
Teresina está incluída na lista dos municípios que irão abrir novas vagas, já que todas as capitais brasileiras se enquadram como cidades onde há dificuldades em fixar médicos para trabalhar na periferia.
O levantamento do Ministério da Saúde aponta ainda que faltam especialistas nos hospitais públicos principalmente nas áreas de Pediatria, Neurologia, Anestesiologia, Neurocirurgia, Clínica médica, Radiologia, Cardiologia, UTI pediátrica, Nefrologia e Psiquiatria. Em todo o país, 700 municípios não têm sequer um médico residente.
Nos últimos 10 anos, foram oferecidos 146 mil postos de primeiro emprego formal aos médicos, contra 93 mil formados. Além de criar 11.500 novas vagas de graduação em medicina no país (sendo 4.237 no Nordeste, incluindo as cidades de Picos, Teresina e Parnaíba), com a mudança na lógica de abertura dos cursos para atender as áreas prioritárias do SUS, o Mais Médicos irá fazer com que o aluno estudante ingresse no mercado de trabalho com experiência no SUS. Serão abertas também 12.400 novas vagas para formação de especialistas no país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vereador e suplentes do Solidariedade em Luzilândia declaram apoio à Deputada Janaína Marques

  O partido Solidariedade tem sofrido baixas no município de Luzilândia nesta nova legislatura que teve início este ano. Só nós últimos dias um vereador e dois suplentes declararam apoio à deputada Janaínna Marques (PTB), que pretende renovar seu mandato no ano vindouro.  Depois do vereador Dida do Barrocão, eleito com 433 votos, do ex vereador Cabeto, que obteve 413 sufrágios, ontem foi a vez do suplente de vereador Giuliano Saraiva, depositário de 354 votos na última eleição municipal.  Após o encontro, através de suas redes sociais, a Deputada e secretaria de infraestrutura, Janaínna Marques, agradeceu a receptividade e anunciou que seu mandado "sempre estará com os ouvidos abertos para ouvir o que interessa a nossa Cidade", pontuou. De acordo ainda com informações que circulam na Câmara de vereadores, o vereador Deusimar Lopes também não seguirá o solidariedade nas eleições do próximo ano, onde deverá votar no deputado estadual Nerinho, também do PTB. Fonte: Nor...

Prefeita Fernanda Marques divulga lista de obras para Luzilândia

A Prefeita Fernanda Marques anunciou na ultima quinta-feira dia (01) algumas obras no campo da infraestrutura para o município de Luzilândia. Entre as obras está  a Praça da Juventude, que após 10 anos, entre recursos liberados e acusações entre gestores, ainda está sem conclusão. Através da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA) e da coordenadoria do Pró Piauí , Luzilândia vai ser beneficiada com as obras listadas à baixo: - Asfaltamento da via de acesso ao conjunto São Domingos - Recuperação da estrada vicinal que liga Luzilândia à Joca Marques. - Reforma da Ponte do Igarapé - Conclusão Praça da Juventude - Construção do Calçamento do Bairro Cajueirão - Construção do Calçamento Capim Grosso - Construção do Calçamento (que já começou) na região da Extrema - Recuperação da Orla da Ribeirinha! O complexo núcleo de esporte, recreação e lazer, conhecido popularmente como Praça da Juventude, é uma promessa de obra antiga, do ano de 2010, ainda no Governo da então prefeita Jan...

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informaçõe...