Pular para o conteúdo principal

ADOLESCENTE-Com os hormônios a flor da pele


Mudanças físicas e psíquicas perpassam a construção da sexualidade.
Compreensão e diálogo são fundamentais durante esse processo. 

No ano passado, adolescentes começaram a circular pelas escolas brasileiras com pulseiras coloridas. Parecia apenas mais uma moda, até que os adultos perceberam que tudo se tratava de um jogo com conotação sexual-para cada cor, havia uma atitude correspondente.
Assim, se um menino arrebentasse a pulseira amarela no braço de uma menina, ela tinha de dar um abraço nele. Se fosse roxa, a “prenda” era um beijo de língua (a lilás era “só um selinho”). A escala de caricias chegava a “sexo” (preta), “tudo o que quiser” (transparente) e “todas as alternativas anteriores” (dourada).
Não há relatos de que a brincadeira estivesse sendo levada ás ultimas consequências, mas imediatamente pais e educadores ficaram alarmados-talvez pelo fato de vera garotada falando abertamente sobre...aquilo. E o que poderia ser uma boa oportunidade para uma conversa franca sobre um tema tão importante, acabou com o uso claro e simples do uso dos acessórios nas escolas.
Sensações desconhecidas desestabilizam os jovens adolescentes
Na adolescência, com a explosão hormonal, o prazer deixa de existir apenas em relação a si mesmo e passa  a se dirigir ao outro e a depender de um olhar. É uma transição delicada, já que o jovem experimenta a sensação de luto por perder o corpo de criança, sobre o qual tinha controle e com o qual sabia se comportar.
Quando isso ocorre, ele precisa aprender a lidar com o desejo e uma nova sexualidade, que desaponta, o que acaba provocando um turbilhão de sensações desconhecida.
Num tempo de descobertas, espaço para a experimentação.
Assumir uma preferencia sexual, na maioria das vezes, exigir abrir mão de outra e, nesse processo, é comum os adolescentes testarem possibilidades. Essas  experiências é claro não se dão apenas na fantasia, mas também de forma bem concreta-com beijos, manipulação sexual mútua ou relações sexuais.
Relatos verídicos
Anderson* Sem controle
“As vezes, eu não tenho controle mesmo e barraca arma. Acontece á noite e tb de manhã. Ando acordando + cedo pra ver se passa pq minha mãe já viu duas vezes, mó bad. Qria q armasse só qdo eu quisesse.”
Karla* Compro ou não?
“Fui à farmácia comprar camisinha e demorei 10 minutos pra ter coragem de pegar, as pessoas me olham sinto vergonha por ser menina, mó esquisito. Parecia que eu era uma galinha. É mais fácil prum menino. Fico sem saber como agir.
Luana* Quero beijar muito
“Já fiquei com menino e menina. Eu gosto, é bom pra curtir a vida. N me apego a ning pq beijar na boca de uma só pessoa é muito chato. Meus amigos ficam com uma pá de meninos e meninas tb. Se não fizer isso agora, vou fazer qdo ficar velha?”
*Os destaques trazem depoimentos através de mensagem de texto enviada ao e-mail do titular do blog. Os nomes foram trocados para preservar a identidade dos entrevistados.
Enfim, falar sobre sexualidade exige exercitar a tolerância, o acolhimento ao outro e olhar para si mesmo. Mudanças constantes onde sempre te levaram a conhecimentos vivenciados no seu dia-a-dia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fluminense do Piauí realizou "peneira" na cidade de Luzilândia

Foi realizada neste sábado (10/06), uma peneira do Fluminense do Piauí, no estádio Municipal Raimundo Marques, na cidade de Luzilândia. A seleção buscava atletas nas categorias de base, sub-14, sub16 e sub- 18. O evento reuniu mais de 300 garotos de Luzilândia e região vizinha. Os treinos sub-14 e sub-16 foram realizados pela, na parte da tarde os meninos do sub-18 mostraram seus talentos com a bola no pé e, impressionaram os olheiros do Flu. A inscrição simbólica de 1kg de alimentos não perecíveis arrecadou mais de 300 kg de donativos que serão entregues às famílias carentes do município. o vice-prefeito Oliveirinha e o vereador Dida do Barrocão prestigiaram o evento. Para o secretário de Esporte Junior Portela o evento superou as expectativas e mostrou o desejo de ser um jogador de futebol revelado pelo Fluminense do Piauí, que é um dos maiores reveladores de atletas do Piauí. “O que a gente observa aqui é que essa garotada pense em vencer na vida através do esporte, graças ao apoi...

Prefeita Fernanda Marques divulga lista de obras para Luzilândia

A Prefeita Fernanda Marques anunciou na ultima quinta-feira dia (01) algumas obras no campo da infraestrutura para o município de Luzilândia. Entre as obras está  a Praça da Juventude, que após 10 anos, entre recursos liberados e acusações entre gestores, ainda está sem conclusão. Através da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA) e da coordenadoria do Pró Piauí , Luzilândia vai ser beneficiada com as obras listadas à baixo: - Asfaltamento da via de acesso ao conjunto São Domingos - Recuperação da estrada vicinal que liga Luzilândia à Joca Marques. - Reforma da Ponte do Igarapé - Conclusão Praça da Juventude - Construção do Calçamento do Bairro Cajueirão - Construção do Calçamento Capim Grosso - Construção do Calçamento (que já começou) na região da Extrema - Recuperação da Orla da Ribeirinha! O complexo núcleo de esporte, recreação e lazer, conhecido popularmente como Praça da Juventude, é uma promessa de obra antiga, do ano de 2010, ainda no Governo da então prefeita Jan...

Vereador e suplentes do Solidariedade em Luzilândia declaram apoio à Deputada Janaína Marques

  O partido Solidariedade tem sofrido baixas no município de Luzilândia nesta nova legislatura que teve início este ano. Só nós últimos dias um vereador e dois suplentes declararam apoio à deputada Janaínna Marques (PTB), que pretende renovar seu mandato no ano vindouro.  Depois do vereador Dida do Barrocão, eleito com 433 votos, do ex vereador Cabeto, que obteve 413 sufrágios, ontem foi a vez do suplente de vereador Giuliano Saraiva, depositário de 354 votos na última eleição municipal.  Após o encontro, através de suas redes sociais, a Deputada e secretaria de infraestrutura, Janaínna Marques, agradeceu a receptividade e anunciou que seu mandado "sempre estará com os ouvidos abertos para ouvir o que interessa a nossa Cidade", pontuou. De acordo ainda com informações que circulam na Câmara de vereadores, o vereador Deusimar Lopes também não seguirá o solidariedade nas eleições do próximo ano, onde deverá votar no deputado estadual Nerinho, também do PTB. Fonte: Nor...