Pular para o conteúdo principal

Alunos de Luzilândia conquistam prata na Mostra Brasileira de Foguetes no Rio de Janeiro

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que ocorre paralelamente à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um evento que a cada ano recebe um numero maior de alunos, é uma olimpíada inteiramente experimental. Consiste em construir e lançar foguetes o mais distante possível, a partir de uma base de lançamento. Os Foguetes e bases de lançamentos são construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. 
Uma boa dedicação faz o sucesso alcançar qualquer distância. E foi com essa sensação de empenho que três estudantes da Unidade Escolar Luís Teixeira de Luzilândia, conquistaram a medalha de prata durante a fase nacional da 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), idealizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), realizada em Barra do Piraí (RJ). A mostra aconteceu entre os dias 22 e 25 deste mês.

O sucesso das competições tem estimulado municípios e estados a organizar disputas entre estudantes de suas redes de ensino. A competição em nível nacional este ano reuniu 51 equipes de todo o Brasil. Esta edição contou com alunos da escola Luís Teixeira de Luzilândia, a unica escola da 2ª GRE que foi selecionada para participar do evento, uma das poucas do Piauí.

Os estudantes Reginaldo Cruz de Oliveira, Italo Melo de Andrade e Anderson Carlos Alves dos Santos, acompanhados do professor Leonardo Lopes concorreram no nível 3, referente ao ensino médio, apesar de alguns problemas no primeiro dia de lançamento conquistaram a medalha de prata após conseguir lançar o foguete a 130 metros durante a etapa nacional na cidade de Barra do Piraí, local em que ocorre as finais.  "No segundo dia apesar dos problemas nosso foguete conseguiu atingir 130m, e foi isso que nos garantiu medalha de prata". Comenta Leonardo. 


A jornada teve duração de quatro dias, os estudantes participaram de cursos, oficinas, workshops,  assistiram a palestras sobre tecnologia de foguetes com engenheiros da Agência Espacial Brasileira (AEB) com profissionais do Instituto de Aeronáutica, participam de mini curso para construção de foguetes e planetários. "O evento é extremamente organizado, nós aprendemos muito, de forma que ano que vem certamente nós vamos lá buscar esse ouro", destaca Leonardo.

Do estado do Piauí foram seis equipes ao todo a participar do evento, duas equipes de institutos federais, Instituto Federal de Floriano e Instituto Federal de Parnaíba, e quatro equipes de escolas públicas. Das equipes piauienses quatro obtiveram medalha de prata, inclusive a equipe luzilandense, as outras duas não foram bem em nenhum dos lançamentos, receberão somente menção honrosa pela participação. 

Os alunos revelam a emoção de ter participado pela primeira vez do evento e ter voltado pra casa trazendo a medalha de prata. Me sinto grato por ter participado de um evento grandioso, uma felicidade imensa estar representando Luzilândia, o Piauí e principalmente minha escola Luís Teixeira, disse Reginaldo. Foi uma gratificação enorme, uma emoção que não se mete, estávamos lá em busca de um sonho, estar entre os melhores do país a gente conseguir uma prata em meio a todo esse pessoal é uma felicidade enorme.  Disse Italo Andrade. Me senti importante levando a bandeira da nossa escola, do nosso município e do nosso estado, fomos vencedores só de ter chegado lá. Finaliza Anderson Carlos. 



Por Ricardo Vale, Blog Na Mira da Mídia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Suposta 'sucuri' gigante aparece em vídeo gravado em rio do Piauí;será?

Um vídeo gravado no município de Esperantina tem chamado a atenção das redes sociais nos últimos dias, intrigado e dividido internautas. As cenas foram gravadas no Rio Longá e mostra três adolescentes pulando de uma ponte direto nas águas, mas quando eles nadam para a margem, algo estranho acontece. Uma mancha no rio, semelhante ao formato de uma cobra gigante, ronda os meninos e permanece perto mesmo com a proximidade dos garotos. Não é possível precisar do que se trata, a pesar de muitos afirmarem que é uma sucuri gigante, mas pode ser apenas uma ilusão visual provocada pela correnteza. O que impressiona é que a mancha escura se move, ela sai de um lugar e vai para o outro, quase desaparecendo em seguida. Independente do que for, na região as pessoas estão mais cautelosas, principalmente depois da divulgação de uma noticia que u m homem foi engolido por uma píton de sete metros  na Indonésia. Cuidado nunca é demais. VEJA O VÍDEO E TIRE SUAS CONCLUSÕES Fonte: 18