Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira (18) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, e mais uma vez estudantes da rede estadual de ensino de Luzilândia se destacaram obtendo ótimas notas na redação, alguns deles superando os 900 pontos na dissertação.
A nota maior entre esses estudantes de Luzilândia que se destacaram no exame foi a do jovem Alysson Alves, de 16 anos, estudante da Unidade Escolar Luís Teixeira, ele atingiu 980 pontos na redação. Além dele, outros alunos da rede estadual também obtiveram boa avaliação na redação.
Alysson já havia feito o Enem nos dois anos anteriores do ensino médio na modalidade treineiro, além disso, ele conta que começou uma rotina de estudos ainda em 2017, chegando a estudar cerca de 7 horas diárias nas férias. “Assim que o ano letivo iniciou, minha rotina ficou mais apertada, pois a manhã toda era tomada pela escola, e chegava em casa exausto, porém fui me adaptando aos poucos”, conta. Alysson está com grande expectativa de aprovação no curso de Medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI).
O bom desempenho de Alysson é motivo de orgulho para a família, principalmente para seus pais, que destacam a dedicação do filho aos estudos. “Em 1° lugar a gente agradece a Deus pelo o sucesso do meu filho, mas temos que destacar a dedicação dele. Nesse período que antecederam as provas, nós vimos ele se abster em alguns momentos de estar entre nós, amigos e família, para se dedicar e focar no seu objetivo, que era ter êxito na prova do Enem!”, destaca Alex Alves, pai de Alysson.
Gardênia Boiba, diretora da escola estadual Luís Teixeira, comemora o resultado dos alunos da instituição e destaca que a pontuação é o resultado da dedicação de toda equipe da escola, e dos pais, e do acompanhamento constante em todas as atividades e projetos desenvolvidos na escola. “Como costumamos dizer: 'Todos por uma educação pública de qualidade' isso faz a diferença; e é exatamente isso que conseguimos fazer; articular a todos esses seguimentos em função da aprendizagem dos estudantes! E o resultado final é sentido no sucesso deles, que é também o nosso sucesso!”, destaca a educadora.
Outros alunos da Unidade Escolar Luís Teixeira que obtiveram excelentes notas. A proposta da redação do Enem 2018 foi "manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet". Ao total, dos 4,1 milhões de candidatos, somente 55 tiveram a nota máxima na prova. Já 112.559 alunos zeraram a redação.
O tema da redação mesmo parecendo fácil, por está em discussão, também era complexo e exigiu dos estudantes foco para não fugirem do tema. Para Alan Lopes, de 17 anos, que fez 920 pontos na redação, o tema não o surpreendeu porque a exemplo dos outros anos, o Inep sempre tenta surpreender os candidatos. Para ele, o segredo é ler com atenção os textos motivadores e compreender o tema para atender aos critérios da avaliação.
“À princípio, eu não sabia o que significavam algoritmos, que era exatamente a palavra correta para falar dos dados que manipulam usuários na rede, mas ali é um jogo e você tem que saber usar estratégias e lendo os textos motivadores, lembrando das diversas redações que fiz durante o ano e dos diversos temas semelhantes que trabalhei com minha equipe excelente de cursinho, senti meu texto fluente e condizente à proposta. Graças a Deus, deu certo!”, explica o estudante, que com sua excelente nota está decidindo se concorre a uma vaga em Medicina ou Direito.
Alan cita o cursinho JM Cursos como também responsável pelo seu bom resultado, ele, assim como a grande maioria dos alunos que tiveram excelência na Nota do Enem, foram alunos do cursinho preparatório, que é formados por professores da região de Luzilândia.
Fonte: Jornalista Paula Andreas/ Clica Luzilândia
Comentários
Postar um comentário