Pular para o conteúdo principal

Vereadores apontam saúde precária e uso indevido de bens da saúde em Luzilândia

Na sessão da Câmara de vereadores da ultima sexta-feira (11) a saúde em Luzilândia foi colocada em pauta no grande expediente da casa por alguns vereadores. Dentre os questionamentos, o vereador Fernando Aguiar apontou o uso indevido de veículos adquiridos pelo Fundo Municipal de Saúde, e o vereador João Filho questionou a precariedade dos serviços de saúde oferecidos à população.

Vereadores apontam saúde precária e uso indevido dos bens da saúde em Luzilândia

O vereador Fernando Aguiar (PMDB) questionou o uso indevido de veículos adquiridos pelo Fundo Municipal de Saúde, comprados através de emenda parlamentar do deputado federal Paes Landim. Luzilândia recebeu dois veículos, sendo uma Pick-up Cabine Dupla 4X4 (Diesel) e um veiculo de passeio-Transporte de equipe (5 pessoas) que foram entregues à Secretaria de Saúde.  


 Na sessão, o vereador Fernando apresentou duas multas em um desses veículos que foi localizado trafegando no Estado de Goiás e em Brasília, enquanto, segundo ele, para o TCU (Tribunal de Contas da União) na mesma data foi informado que o veículo estaria em Teresina.  “Enquanto isso uma médica deixou de ir trabalhar no interior porque não tinha o veículo (...) o Prefeito ele é o chefe do executivo e pode andar em qualquer carro, mas esse carro do Fundo Municipal de Saúde veio especificamente para a  Secretaria de Saúde, mas esses carros não se encontram lá”, declarou o vereador.


O vereador Fernando Aguiar criticou, ainda, o fato de que na propaganda de suas redes sociais, a gestão informa que o atendimento com a ambulância só estaria disponível somente de 7h da manhã às 17h da tarde. “Depois desse horário se adoecer não pode procurar mais, é isso? Porque ela não vai funcionar depois de 17h da tarde”, disse.

 Outro ponto discutido em relação à saúde veio do pronunciamento do vereador João Filho (PR), que questionou o uso dos recursos advindo de emendas parlamentares do Senador Ciro Nogueira e Deputado Federal Átila Lira para a saúde de Luzilândia. De acordo com o vereador, o Projeto visava oferecer serviços de saúde em clínicas particulares ou mesma na Santa Casa de Saúde para a população, mas até agora o serviço não está sendo oferecido. “O que a gente ver é toda hora o povo pedido ultrassom, transvaginal, pedindo auxilio aos vereadores, porque o município não está atendendo à demanda. Eu digo vão na Secretaria de Saúde, eles dizem: não eles não estão autorizando, então queria saber o que houve com esse projeto”, comentou.


 

O vereador Cristóvão Rodrigues (PT) lembrou que havia pedido vista deste projeto  que advinha de emendas parlamentares, e que se aproximava de 2 milhões e meio. Segundo ele, o projeto foi votado em caráter de urgência, porque foram informados que tinha prazo e o risco deste recurso voltar. “Eu pedi vista deste projeto e pedi pressa também porque o recurso poderia ser utilizado na Santa Casa ou em hospitais particulares, o que favoreceria a população no quesito saúde, mas não sabemos os resultados desse projeto. Nós precisamos dá uma resposta para população porque foi votado nesta casa em caráter de urgência e até agora nada”, disse o vereador Petista.  

O Site Clica Luzilândia entrou em contato com a assessoria de comunicação para comentar o caso do uso indevido e das multas no veículo da saúde, mas fomos redirecionados para a assessoria jurídica, que nos prometeu um retorno, porém, até o fechamento dessa matéria não obtivemos resposta. O espaço está à disposição para posterior pronunciamento do município. Quanto ao Projeto que beneficiaria a população citado pelos vereadores Cristóvão e João Filho, tentamos um posicionamento da Secretaria de Saúde, mas tambem não obtivemos uma resposta.

Fonte: Da Redação do Clica Luzilândia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Homem condenado por estuprar e engravidar a enteada em Esperantina é preso

Um homem identificado como  Jose Leônidas da Silva , de 62 anos, foi preso pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (06) em Teresina, após cumprimento de mandado de prisão expedido pela Comarca de Esperantina. Ele havia sido condenado a 13 anos e 11 meses de reclusão em regime fechado, acusado de estupro contra a própria enteada. Consta que em 2005 o homem teria mantido relações sexuais com a enteada, menor de 14 anos, por três oportunidades, chegando inclusive a engravidá-la. Em todas as oportunidades, José Leônidas se valeu de chantagem emocional, no interior da residência da genitora da vítima e sempre quando a mesma se ausentava do local. O homem foi preso logo após participar de uma audiência telepresencial na Justiça Federal. Consta também que a sentença transitou em julgado em 27 de outubro de 2020 e logo em seguida foi expedido o mandado de prisão. José Leônidas será conduzido para a Penitenciária Regional de Esperantina, onde deverá cumprir a pena. Fonte: RevistaAZ