Pular para o conteúdo principal

Ex-prefeita de Luzilândia é absolvida de crime pela Justiça Federal do Piauí

Não é toda ilegalidade e/ou imoralidade que caracteriza ato de improbidade

A ex-prefeita de Luzilândia, Ema Flora Barboza de Souza, foi absolvida pelo crime de improbidade administrativa pelo juiz federal Francisco Hélio Camêlo Ferreira, da 1ª Vara Federal do Piauí.
 
A ex-prefeita tinha sido acusada pelo Ministério Público Federal de ter violado os princípios da legalidade e de publicidade ao deixar de aplicar percentual mínimo das receitas com o FUNDEB durante o exercício de 2013 como prefeita de Luzilândia. E de deixar de inserir e atualizar os dados referentes à educação junto ao SIOPE - Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Educação, relativos ao ano de 2014, pelo qual resultou no Inquérito Civil Público n° 1.24.000.000679/2014-41.
 
Na Ação de Improbidade Administrativa (Processo n° 17336-55.2015.4.01.4000), o juiz entendeu que "(...) não se podem confundir meras irregularídades administrativas com as graves faltas funcionais de improbidade, sujeitas às sanções da Lei n. 8.429/92. Todo ato ímprobo é um ato ilícito, irregular, mas nem todo ilícito ou irregularidade constitui ato de improbidade. Não há prova, no caso, de desonestidade por parte do requerido e sim desrespeito à formalidade".
 
Irregularidades formais, diz o juiz na sentença de absolvição de Ema Flora, sem demonstração de danos diretos (não presumidos) ao erário, não expressam atos de improbidade administrativa, que imprescindem da desonestidade, da má-fé por parte dos gestores da coisa pública. "(...) Não é toda ilegalidade e/ou imoralidade que caracteriza ato de improbidade".
 
No final da sentença, o juiz federal conclui: "Com tais considerações, tendo em vista a inexistência de conduta que configure ato de improbidade, REJEITO a petição inicial (Lei n. 8.429/92, art. 17, § 8°) e DECLARO extinto o processo (CPC, art. 269, l). (...) Após o trânsito em julgado, arquive-se com baixa na distribuição.

Fonte: JL/ Ivo Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Homem condenado por estuprar e engravidar a enteada em Esperantina é preso

Um homem identificado como  Jose Leônidas da Silva , de 62 anos, foi preso pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (06) em Teresina, após cumprimento de mandado de prisão expedido pela Comarca de Esperantina. Ele havia sido condenado a 13 anos e 11 meses de reclusão em regime fechado, acusado de estupro contra a própria enteada. Consta que em 2005 o homem teria mantido relações sexuais com a enteada, menor de 14 anos, por três oportunidades, chegando inclusive a engravidá-la. Em todas as oportunidades, José Leônidas se valeu de chantagem emocional, no interior da residência da genitora da vítima e sempre quando a mesma se ausentava do local. O homem foi preso logo após participar de uma audiência telepresencial na Justiça Federal. Consta também que a sentença transitou em julgado em 27 de outubro de 2020 e logo em seguida foi expedido o mandado de prisão. José Leônidas será conduzido para a Penitenciária Regional de Esperantina, onde deverá cumprir a pena. Fonte: RevistaAZ