Pular para o conteúdo principal

Clube de Desbravadores realizam limpeza das margens do Rio Parnaíba em Luzilândia

Na manhã deste domingo (23), o grupo de Desbravadores Oceano de Luzilândia, realizou um projeto comunitário que visou a limpeza das margens do Rio Parnaíba.

Foto: Arquivo Pessoal/Facebook
O grupo Oceano formado por 35 pessoas entre 10 e 15 anos faz parte da Igreja Adventista do Sétimo dia. Entre as faixas etárias de 10 e 15 anos são Desbravadores, e de 16 a 30 anos fazem parte da diretoria do clube, e são responsáveis em cuidar dos demais. Em Luzilândia, existem dois clubes de Desbravadores, Oceano e o Esquadrão Oásis. Um localizado na Rua Coronel Egídio, e outro na Rua Sargento Genésio.


A diretoria do Clube é dividida em diretor, diretor associado, secretário, tesoureiro, conselheiro e capelão. 

"Ações de acompanhamento escolar, pra saber como anda o rendimento escolar do Desbravador também faz parte do nosso calendário, com intuito integrador, trabalhar a parte física, e espiritual e mental do individuo". Comentou Andreilson Vieira, diretor associado.



UM POUCO MAIS SOBRE O CLUBE

O clube de Desbravadores é um programa oficial da Igreja Adventista do Sétimo dia, criado em 1950, que envolve milhares de crianças e adolescentes em todo o mundo. Operando sem fins lucrativos, provê experiencias praticas através de projetos de serviço social, e da aquisição de especialidades em várias áreas. Está presente em mais de 160 países, com mais de 90,000 clubes, totalizando mais de dois milhões de participantes. 

São meninos e meninas, jovens adolescentes entre 10 e 15 anos de idade, de diferentes classes sociais, cor e religião. Onde se reúnem para aprender e desenvolver talentos, habilidades manuais e o gosto pela natureza, atividades profissionais, estudar a natureza, atividades recreativas, cultos e estudos bíblicos também fazem parte das ações do clube. 

Ainda participam e realizam atividades ao ar livre, como acampamentos, caminhadas, trilhas, ciclismo, exploração a matas entre outras. Durante essas praticas aprendem ainda a cozinhar ao ar livre, fazer fogo sem fósforo,  ampliando a criatividade pelas artes manuais, demonstrando assim atividades com disciplina através da união em grupo.

Combatem ações como o fumo, álcool, e outros tipos de drogas. Trabalhando sempre em equipe, procurando utilidade na comunidade, sejam prestando socorro á calamidades ou participando ativamente de campanhas comunitárias para ajudar os mais necessitados.

Buscam o crescimento mental e espiritual através de atividades saudáveis que integram o grupo, afastar as crianças, juvenis ou adolescentes do mundo das drogas e dos males que assolam o corpo e a mente, ao mesmo tempo em que é apresentada a pessoa do grande líder e salvador Jesus Cristo através de jogos da natureza, meditações e reflexões da Bíblia e da palavra de Deus. 

Em tudo o que fazem procuram desenvolver através do amor de Deus, ao semelhante e á pátria, aumentando sempre que possível os amigos. Meninos e meninas de qualquer fé religiosa podem participar dos movimentos diversificados que extraem da pessoa o colorido da energia juvenil. 

O crescimento social do grupo acontece através de companheirismo e harmonia. Na comunidade o clube também cumpre papeis em projetos socioambientais, como o plantio de arvores, preservação de rios, adoção de praças publicas entre outros.

Para fazer parte do grupo em definitivo, o aspirante participa da sua primeira cerimonia, "A Cerimonia de aceitação", onde o mesmo recebe o lenço passando de fato a ser Desbravador. Futuramente por consequência de seu currículo, formado pelas classes e especialidades ao final do ano é realizada uma cerimonia onde o Desbravador é condecorado com insignias correspondentes à classe estudada.


Fonte: Blog Na Mira da Mídia, Fotos Arquivo pessoal Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Homem condenado por estuprar e engravidar a enteada em Esperantina é preso

Um homem identificado como  Jose Leônidas da Silva , de 62 anos, foi preso pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (06) em Teresina, após cumprimento de mandado de prisão expedido pela Comarca de Esperantina. Ele havia sido condenado a 13 anos e 11 meses de reclusão em regime fechado, acusado de estupro contra a própria enteada. Consta que em 2005 o homem teria mantido relações sexuais com a enteada, menor de 14 anos, por três oportunidades, chegando inclusive a engravidá-la. Em todas as oportunidades, José Leônidas se valeu de chantagem emocional, no interior da residência da genitora da vítima e sempre quando a mesma se ausentava do local. O homem foi preso logo após participar de uma audiência telepresencial na Justiça Federal. Consta também que a sentença transitou em julgado em 27 de outubro de 2020 e logo em seguida foi expedido o mandado de prisão. José Leônidas será conduzido para a Penitenciária Regional de Esperantina, onde deverá cumprir a pena. Fonte: RevistaAZ