Pular para o conteúdo principal

Piauí é destaque no Jornal Nacional com ‘Madrugadão do Enem’ em THE



madrugadao
Mais de sete milhões de alunos farão o Enem neste fim de semana em todo o país. Faltam pouco mais de 16 horas para a primeira etapa da prova.
Aquela dúvida que tira o sono não foi problema para os alunos de Teresina. Das 18h às 6h, o aulão da madrugada lotou o ginásio na capital do Piauí.
Agora só falta uma noite. O que são algumas horas para quem já esperou tanto? Dona Osmarina quer cursar Geografia e vai prestar o Enem aos 74 anos. “Se eu não passar, continuo de novo”, afirmou.
As provas só vão chegar no sábado (26) aos 15.576 locais de exame. Foram impressas em gráficas de segurança máxima, onde nem os funcionários conseguem ler o material. Ficaram guardadas em quartéis do Exército e vão ser transportadas pelos Correios sob escolta policial.
Estão em malotes eletrônicos que registram o horário exato da abertura. O esquema rigoroso tenta evitar a repetição de algumas falhas. Provas furtadas na gráfica, erros de impressão e vazamento de informações marcaram as edições do Enem entre 2009 e 2011.
Nesta sexta-feira (25), escolas de todo o país deram as últimas dicas para os mais de 7 milhões de candidatos. Atenção com a redação, que neste ano tem novos critérios de correção.
“Deboche, é zero. Não vai ter nenhum tipo de tolerância. Colocou alguma inserção indevida, é zero. Antes a gente descontava a nota, nós vamos ser mais rigorosos em relação a isso”, destacou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Dois professores vão analisar cada texto. “Na primeira correção, se houver diferença de notas superior a 100 pontos, ela vai para um terceiro corretor. Se esee terceiro corretor mantiver a diferença de 100 pontos, ela vai para uma banca de três especialistas”, explica o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa.
Planejamento, disciplina, confiança, tranquilidade, concentração e determinação. Para uma boa prova do Enem, esses são os ingredientes perfeitos. Um colégio levou ao pé da letra e botou todos em uma mesma panela. Nesta sexta, o professor é o mestre cuca.
A aula foi em um cinema. Os professores foram os astros diante da plateia lotada.
“Está chegando a hora. Ansiedade assim: à flor da pele. Vai dar tudo certo”, revela a candidata Ana Terra Fonseca.
Ninguém desgrudou os olhos da tela, que exibia o melhor de todos os filmes: o futuro de cada um. Sucesso garantido com final feliz.
Os candidatos do Enem devem levar um documento de identidade com foto para fazer a prova. Só será permitido o uso de caneta preta, fabricada em material transparente. Relógios, telefones celulares e outros equipamentos eletrônicos estão proibidos. O cartão de inscrição tem todas as informações sobre o local da prova, mas o estudante não tem obrigação de levá-lo.
Fonte Portalesp, Com informações do Jornal Nacional

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes da Escola Luís Teixeira em Luzilândia lançam foguetes em feira científica

“Foguetes: Cinéticas da Físico-Química”. Com este tema, a escola estadual Luís Teixeira em Luzilândia concluiu a V edição da Feira de Ciências. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local o resultado de mais um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2018 na escola, dessa vez na área de Ciências da Natureza, assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares. A feira envolveu estudantes dos turnos manhã e tarde, e foi visitada por pais de alunos e a comunidade em geral. No total, foram apresentados 20 experimentos. Tradicionalmente os professores responsáveis pela feira são os professores de Física e Química. Este ano o grande diferencial do evento foi incentivado pela OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, junto a  Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG)   que se trata de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamen

Prefeitura de Joaquim Pires, realiza a entrega de peixes para famílias carentes

  A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, realizou na última terça-feira dia 06 de julho a entrega de peixes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A entrega foi realizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em diversas comunidades rurais, seguindo todas as medidas de segurança sanitárias em prevenção à Covid-19. A entrega beneficiou aproximadamente 700 famílias da zona urbana e rural assistidas pela política de Assistência Social do município.   O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. O programa tem como objetivo a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Com informações de ASCO

Homem condenado por estuprar e engravidar a enteada em Esperantina é preso

Um homem identificado como  Jose Leônidas da Silva , de 62 anos, foi preso pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (06) em Teresina, após cumprimento de mandado de prisão expedido pela Comarca de Esperantina. Ele havia sido condenado a 13 anos e 11 meses de reclusão em regime fechado, acusado de estupro contra a própria enteada. Consta que em 2005 o homem teria mantido relações sexuais com a enteada, menor de 14 anos, por três oportunidades, chegando inclusive a engravidá-la. Em todas as oportunidades, José Leônidas se valeu de chantagem emocional, no interior da residência da genitora da vítima e sempre quando a mesma se ausentava do local. O homem foi preso logo após participar de uma audiência telepresencial na Justiça Federal. Consta também que a sentença transitou em julgado em 27 de outubro de 2020 e logo em seguida foi expedido o mandado de prisão. José Leônidas será conduzido para a Penitenciária Regional de Esperantina, onde deverá cumprir a pena. Fonte: RevistaAZ